Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como manter o foco no trabalho em um mundo digital

Com smartphones conectados à internet quase que 24 horas por dia, as pessoas acessam uma infinidade de aplicativos. São serviços que vão desde os que orientam no trânsito, passando pelo Facebook até os de mensagens instantânea. O desafio é: manter o foco com tantas atrações no mundo digital.

Se você possui muitas atividades que requerem concentração  como estudar, trabalhar, realizar todas as tarefas comuns do dia a dia, já deve ter percebido a importância de se desconectar, às vezes, das tecnologias.

blog banner desconto em pós-graduação

Em seu livro Foco, o psicólogo e Ph.D. da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, argumenta que é necessário aprendermos a aprimorar nossa capacidade de nos manter focados para prosperarmos nesse mundo tão complexo.

Os indivíduos que alcançam os maiores rendimentos (no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra área) são os que dedicam sua atenção no que é mais importante para atingir suas metas.

Em suas pesquisas, o psicólogo descobriu três tipos de foco:

1) Foco interno: habilidade de se concentrar, apesar dos acontecimentos em sua volta.

2) Foco externo: competência de estudar o ambiente.

3) Foco empático: capacidade de prestar atenção no que o outro diz.

Ficar concentrado pode ser mais fácil do que parece

Para as pessoas que se dispersam facilmente, Goleman faz seis recomendações. Veja:  

  1. Isole-se periodicamente

Crie um período para transferir o foco do trabalho ou estudo e isolar-se. Proíba interrupções como reuniões, ligações telefônicas, leitura de e-mails, acesso a redes sociais ou ter contato com outras fontes de distração.

Quando se desligar de tudo? Você terá que criar seu próprio momento de isolamento. Pode ser antes ou durante uma pausa no trabalho. Se a dinâmica da empresa permitir, escolha uma sala silenciosa – a de reuniões, por exemplo – por pelo menos 10 minutos.

Goleman ressalta a importância de as empresas e líderes entenderem que as equipes precisam, às vezes, recarregar as energias com alguns minutos de concentração. Os resultados dessa iniciativa podem ser: profissionais mais produtivos, mais criativos e menos estressados. São ganhos que refletem positivamente nos negócios.  

Em empresas como o Google (primeira colocada no ranking global e brasileiro pelo Great Place to Work – GPTW – como umas das melhores empresas para se trabalhar), os colaboradores são incentivados a parar por alguns minutos ao longo do dia. Durante as pequenas pausas, eles voltam atenções apenas para respiração, permitindo ao circuito cerebral ativar a concentração.

  1. Busque tarefas mais difíceis

Muitas pessoas precisam de desafios para renderem mais, evitando, automaticamente, a procrastinação. Elas já descobriram que buscar tarefas mais difíceis aumenta o poder de foco.

Um exemplo é o profissional que gosta do que faz: ele persegue mais desafios em seu trabalho intuitivamente.

  1. Exercite o foco

Esse exercício não costuma ser fácil, mas recompensa. Como exercitar o foco? Ao chegar ao trabalho, realize uma tarefa antes mesmo de responder e-mails ou ler notícias. Para facilitar, crie recompensas para si mesmo. Exemplo: “só poderei visitar um site que desejo após terminar algo previamente planejado”.

  1. Pratique meditação

É fato que a meditação é um ótimo exercício de concentração. Goleman, que também é autor do livro A Arte da Meditação, menciona o caso de Steve Jobs, fundador da Apple. O dono da fabricante do iPhone e iPad era adepto da meditação e tinha alto poder de foco e criatividade em seus negócios. Tanto que ficou conhecido como o “guru da inovação”.

Segundo o psicólogo, quando meditava, Jobs entrava em um estado de consciência aberta. Estudos sugerem que, quando o indivíduo entra nesse estágio, consegue dar atenção ao que passa na mente naquele momento – é, portanto, a fonte dos pensamentos criativos.

O ser humano é capaz de ir além de reunir informações para ter atenção seletiva e sanar um problema. Com a prática da meditação, o cérebro é liberado para fazer associações chamadas acidentais, resultando em novas compreensões.

  1. Durma bem

    Há um consenso entre as pessoas de que um cérebro descansado consegue pensar melhor, assim, terá maior capacidade para resolver problemas e tomar mais decisões. Ao dormir, o ser humano faz conexões cerebrais mais intensas do que quando está em estado de vigília. Isso em razão de o intelecto ficar mais ativo à noite.

É por isso que é comum as pessoas acordarem com a solução de uma questão vivenciada no dia anterior. Foi o cérebro que fez ligações entre os neurônios e mostrou a resposta que, muitas vezes, levaria um dia inteiro para aparecer – ou não.

  1. Mantenha seu objetivo

Se você estabelecer uma meta, um objetivo a ser cumprido, não desfoque dele. Uma grande falha de vários profissionais, empresários ou empreendedores é o desvio da atenção de seus projetos.

Se isso acontecer, trate de voltar ao foco:

  1. Assuma internamente o seu objetivo;
  2. Almeije-o profundamente;
  3. Mergulhe completamente nele;
  4. Sinta-o intensamente dentro de si;.
  5. Viva-o plenamente.

Você acredita que conseguirá ter mais foco em um mundo conectado? Comece buscando uma boa fonte inspiração.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades