Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como não cair em furadas na Black Friday? Confira!

como não cair em furadas na Black Friday

O famoso dia de promoções em lojas dos Estados Unidos, a Black Friday, chegou ao Brasil há algum tempo e já se tornou um evento consolidado, que muitos consumidores esperam durante todo o ano. É a oportunidade de conseguir bons descontos e comprar itens que você queria a preços baixos, contudo, é preciso tomar alguns cuidados. Muitas pessoas acabam caindo em fraudes e ficam no prejuízo, então, para não ter dores de cabeça, confira como não cair em furadas na Black Friday.

9 dicas: como não cair em furadas na Black Friday

1 – Faça uma lista de compra e defina seu orçamento

O primeiro passo é se organizar para aproveitar o dia de maneira inteligente e, para isso, você precisa prestar atenção em duas questões importantes.

Orçamento

Para não gastar mais do que deveria e conseguir descontos, e não dívidas, é essencial definir com antecedência o seu orçamento para a Black Friday. Assim, você garante a saúde financeira e evita que esse momento tenha o efeito inverso. 

Ao deixar esse planejamento de lado, no lugar de economizar e fazer bons negócios, você acaba comprando muitos itens e serviços que não compensam a promoção.

Lista de desejos e monitoramento

Para maximizar o seu foco durante esse dia, tenha uma lista de itens que você precisa e quer comprar. Por exemplo, inclua a televisão que você precisa trocar, presentes de Natal, um novo jogo de panelas, viagens e outros itens que você já está se planejando para adquirir. Assim você direciona suas buscas e esforços, usa seu dinheiro de forma inteligente e programada e consegue monitorar os preços com antecedência.

2 – Monitore os itens desejados com antecedência

Esse é o grande “pulo do gato” para conseguir descontos reais na Black Friday. Muitas lojas agem de má fé e simulam promoções durante o evento, quando na verdade, estão vendendo produtos com valores mais altos do que os preços praticados antes do dia.

Como muitas pessoas não acompanham a evolução dos valores ao longo do tempo, elas confiam nas lojas e acreditam estar fazendo um bom negócio. Na realidade, elas são enganadas, e essa prática é tão comum que ganhou até um nome: Black Fraude.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Para não cair nesses “golpes” e gastar seu dinheiro de forma estratégica, use a lista de desejos para monitorar os preços com antecedência. Cerca de dois meses antes do dia, comece a pesquisar e registrar todos os valores. Assim você entende o comportamento das lojas, e no dia da Black Friday, vai saber se pode economizar ou se vale a pena esperar um pouco mais.

3 – Use as ferramentas de monitoramento de preços

Além do monitoramento manual, em que você entra nos sites das lojas e usa a ferramenta do Google Compras para manter um histórico de preços, existem algumas ferramentas que podem te ajudar.

Hoje em dia, o próprio Google Compras te avisa quando os valores aumentam ou diminuem, assim como o comparador de preços Zoom, que tem uma extensão para o seu navegador, e os sites JáCotei, Buscapé e outros.

4 – Não faça compras em sites desconhecidos e suspeitos

Fraudes com sites de compras existem há muito tempo, mas eles se aproveitam ainda mais dos consumidores durante a Black Friday.

Por isso, desconfie de sites com valores muito abaixo da média, que não aceitam pagamento com cartão de crédito e não são seguros. Você pode checar essa última informação buscando o ícone de um cadeado antes da URL da página.

Preste atenção em sites que se passam por lojas oficiais, no geral de grandes varejistas e nomes conhecidos, apenas para aplicar golpes em quem não fica atento aos detalhes. Estamos falando de sites que copiam todas as características das páginas oficiais, com domínio semelhante e aparência idêntica, tudo para confundir os consumidores.

Para sempre realizar as suas compras na página oficial da loja, a dica da presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Goiás, Renata Abalém, em entrevista para o iDinheiro, é checar a URL no Google. O buscador costuma deixar os sites oficiais no topo da pesquisa, dificultando o acesso às páginas fraudulentas.

5 – Leia tudo com atenção: prazo de entrega, política de parcelamento, trocas e devoluções

Para não ser surpreendido, leia muito bem os detalhes e regulamentos antes de efetuar suas compras. Confira se há descontos para pagamento à vista, se o parcelamento inclui juros, o prazo para entrega, política de trocas de devoluções e outras informações importantes. Elas incluem saber se o item é de mostruário e se há pequenos defeitos.

6 – Cuidado com comunicações suspeitas via e-mail, SMS e WhatsApp

Da mesma maneira, não clique em links enviados por e-mail, SMS e WhatsApp, em nome de grandes lojas e anunciando excelentes ofertas de Black Friday. Provavelmente, essas comunicações são tentativas de phishing, ou seja, de te fazer “morder a isca” de um link que pode roubar os seus dados e acessar informações bancárias.

Também fique de olho em links anunciados em redes sociais. O ideal é confiar apenas em canais oficiais, sem dar margem para o azar.

7 – Use sites e reclamações como seus aliados

O Brasil tem ótimas ferramentas para checar se sites e lojas são confiáveis, por isso, não deixe de usá-los antes de fazer suas compras. Dois exemplos são o Reclame Aqui e o próprio site do Procon, Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Eles reúnem informações valiosas, que vão te ajudar a não cair em furadas.

Caso você tenha experiências ruins, não deixe de compartilhá-las e registrá-las também. Isso pode ajudar outras pessoas e quebrar o ciclo de golpes e ações de má fé.

8 – Confira os produtos físicos na loja e também na hora da entrega

Para não ter surpresas desagradáveis, confira os detalhes do produto físico, caso faça a compra presencialmente, ou registre a hora da entrega e abertura do pacote. Assim, se o seu produto chegar com avarias, defeitos ou não corresponder ao pedido, você terá provas para reclamar e conseguir uma solução para o problema.

9 – Lembre-se que você pode desistir da compra em até 7 dias

Nem todo mundo sabe, mas no Brasil, os consumidores de compras online e por telefone têm o direito de desistir da operação no prazo de 7 dias, recebendo seu dinheiro integralmente de volta. Sendo assim, faça valer o seu direito caso se arrependa das compras.

Agora que você já sabe como não cair em furadas na Black Friday, aproveite o dia de promoções e faça boas compras. Aqui, você pode acompanhar a Estuda Friday.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades