Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como o estresse pode atrapalhar o rendimento profissional

Como o estresse pode atrapalhar o rendimento profissional

Quem vive, principalmente em grandes centros urbanos e tem um ritmo de vida acelerado provavelmente alguma vez na vida já se viu estressado. Os sintomas podem ser os mais variados: insônia, inquietação, cansaço excessivo, tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre tantos outros. Já as causas também são muitas. Dificuldades financeiras, pressão no trabalho, apreensão nos estudos e mais. Acontece que, este estado, pode ser prejudicial na sua vida pessoal e atrapalhar, e muito, o seu rendimento profissional. Entenda como.

Identificando o estresse

Durante o seu dia de trabalho você se sente desmotivado, frustrado e constantemente apreensivo em relação a suas entregas e resultados? Pode ser sintoma de estresse. Além disso, você também pode sentir indícios físicos como dor muscular, de cabeça, queda de cabelo e até prisão de ventre. As reações podem variar de pessoa para pessoa, mas não devem ser ignoradas. 

Baixo rendimento

O estresse pode prejudicar a reputação de toda uma vida profissional em pouco tempo. Isso porque, quando estressado o profissional fica menos produtivo, suscetível a entrar em discussões equivocadas e até cometer erros graves no trabalho. Com isso, alguém que era excelente, pode acabar prejudicando a si e a toda a sua equipe. 

Entre os indícios de baixo rendimento estão:

  • Queda na produtividade
  • Perda de memória
  • Desânimo ao realizar tarefas
  • Queda na qualidade das entregas
  • Pouca interação com colegas 
Como reverter este quadro

Para reverter este quadro de estresse, além de procurar um profissional, é preciso, antes de tudo, identificar suas causas. Se você tem uma relação complicada com uma pessoa, converse com ela, tente entender como vocês podem melhorar esta relação. Se você discorda de algum processo da empresa, tente  entender o porquê disso. E busque formas de solucionar este problema e por aí vai. Isso feito, comece a mudar seus hábitos e eliminar tudo aquilo que te faz mal. 

Além disso, mudar alguns costumes da sua rotina pode ser fundamental para acabar com o estresse. Para isso, você pode começar a se exercitar mais, se alimentar melhor, largar vícios, passar a prestar mais atenção ao mundo ao redor e buscar mais positividade em relação às coisas que fazem parte do seu dia a dia. 

Sentir-se inferior em relação aos seus colegas também pode ser uma causa de estresse e para mudar este quadro você pode iniciar uma pós-graduação. Com mais conhecimento, você se sente mais confiante e apto a exercer funções que antes eram mais complexas e te deixava inseguro. Conheça nossos cursos e escolha aquele que vai transformar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades