Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pedir aumento de salário: 7 dicas para não cometer erros

homem com notas de dinheiro na mão para ilustrar texto sobre como pedir aumento de salário

Existe um momento na vida profissional de todos nós em que nos sentimos estagnados na mesma empresa e recebendo o mesmo salário, mesmo quando trabalhamos ativamente para a melhora do currículo e nos aprimoramos para entregar o serviço com excelência. Está na hora de você saber como pedir aumento de salário de forma efetiva e embasada.

Passo a passo de como pedir aumento de salário

Antes de tudo, entenda o porquê você precisa desse aumento no salário, seja sincero contigo e estipule suas metas. Em seguida, confira algumas dicas para aumentar as chances de você conseguir aquela renda a mais no fim do mês.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1. Qual o seu valor no mercado de trabalho?

A primeira coisa que deve ser feita é uma pesquisa ativa em vagas que possuem o seu perfil e sua experiência profissional para você entender qual é o seu valor no mercado. Você pode até mesmo participar de algumas entrevistas de seleção para conseguir entender se você realmente está acima do seu salário e quais são as competências que os recrutadores estão buscando na sua área.

2. Faça uma reavaliação de você como profissional

Depois de saber qual o seu valor no mercado, você deve entender o seu valor atual para a empresa que trabalha. Reúna todos os documentos que conseguir que possam refletir o que você trouxe de benefício para a sua área, quantos projetos positivos você entregou, quantas vezes você agregou valor etc. Depois, prepare mais uma lista com suas qualidades nos últimos tempos em que trabalhou lá e todos os prós e contras que enfrenta todos os dias.

Aqui, vale incluir tempo de deslocamento, dificuldade em participar de outras atividades de acordo com a localização, entre outras coisas. Com tudo isso em mãos, faça uma avaliação do quanto esse emprego é importante para você e todas as coisas boas que trabalhou para conquistá-lo e continuar nele. Lembre-se de manter os contras somente para a sua autoavaliação. Nada de apresentá-los ao chefe.

3. Mostre comprometimento e responsabilidade

O pedido de aumento de salário deve ser muito bem pensado e analisado. Por isso, apresentá-lo ao seu chefe em um momento informal, como almoço ou happy hour, pode soar como imaturidade ou seu superior pode simplesmente achar que se trata de uma brincadeira. O jeito certo de pedir um aumento ao chefe é reunir os números e indicadores da pesquisa que você fez previamente e conversar de forma a transmitir seriedade e certeza no que você está pedindo.

Leia também: Profissões com salários altos: você sabe quais são?

4. Tenha argumentos válidos

Uma pessoa que está há muito tempo em uma mesma empresa tem uma chance maior de pedir um aumento e consegui-lo. Afinal, você já mostrou interesse, lealdade e comprometimento com a sua equipe. Portanto, abordar esse tema durante o diálogo tem um peso grande.

A retenção de grandes talentos de uma empresa é um número muito importante para refletir como é o ambiente de trabalho em que os funcionários estão inseridos. Passar bastante tempo dentro de uma organização se propondo a aprender, mesmo recebendo o mesmo valor durante um bom tempo, é uma prova irrefutável de que você realmente está disposto a vestir a camisa.

5. Não peça aumento pelos motivos errados

O importante no mercado de trabalho é o quanto as suas habilidades profissionais podem trazer possíveis lucros e reconhecimento. Portanto, no momento de pedir o aumento, esses aspectos devem ser destacados. Começar o diálogo com o chefe dizendo que precisa do aumento por questões pessoais, como um membro da família estar doente ou precisar juntar dinheiro para comprar uma casa própria mostra que o funcionário não está preocupado com o que ele oferece para a empresa e sim que deseja entregar o mínimo para poder receber o salário no fim do mês.

6. Apresente a sua moeda de troca

Durante a conversa com o chefe, aprenda a fazer negociações. Provavelmente, o seu superior não estará disposto a te oferecer um salário maior para que você continue fazendo o mesmo que já entrega. Coloque-se à disposição para assumir novos projetos, ajudar com um novo trabalho, ensinar pessoas que estão abaixo de você e, quem sabe, fazer uma especialização para trazer novidades para a sua posição.

7. Esteja aberto a negociar

Talvez a sua proposta não seja aceita na primeira e o seu chefe queira entender se você realmente está comprometido com a empresa. Neste cenário, ele pode tentar negociar contigo um salário menor do que você está pedindo. Porém, com um valor que te agrade ou ele pode começar a te delegar funções para saber se você realmente irá aguentar essa nova carga antes de te dar o aumento, como um período de testes.

Esteja aberto a ouvir as contrapropostas e, se for necessário, peça um tempo para que possa analisá-las. Neste momento, não aja por impulsividade, nem para aceitar e nem para recusar. Dê tempo para pensar bem. Conseguiu ter argumentos o suficiente sobre como pedir aumento de salário? Que tal conhecer as opções de pós-graduação em Direito? Venha fazer parte da próxima turma.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades