Como receber feedback: saiba como reagir

imagem para ilustrar o texto de como receber feedback

Ouvir críticas faz parte da carreira de todo profissional e pode ajudar muito a crescer no trabalho. Mas será que você sabe como receber feedback e como reagir diante dessa situação?

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Embora ele seja fundamental em qualquer empresa, normalmente também é visto como uma tarefa desafiadora. Tanto os líderes e gestores que dão o feedback quanto as pessoas que o recebem podem ter medo de serem criticados, de ofender e acabar levando para o lado pessoal.

Isso geralmente acontece porque os profissionais não estão acostumados com essa situação e como ela deve ser encarada ou ainda não conhecem a importância dessa oportunidade.

Neste artigo, você verá como receber um feedback pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional e como agir nesse momento. Confira!

Por que receber feedback é importante?

Receber feedback construtivo é importante porque é a oportunidade ideal para ouvir, absorver as informações e começar a corrigir os pontos fracos. É através dele que podemos melhorar a performance em projetos, liderança e nas tarefas do dia a dia.

Talvez você já tenha notado alguma atitude ou habilidade de um colega de trabalho que acredita que poderia melhorar. Já parou para pensar que o mesmo pode estar acontecendo com você?

Nosso comportamento e a forma como somos vistos no ambiente profissional podem ser diferentes do que pensamos – e somente o feedback pode nos ajudar a perceber isso.

Portanto, encare-o como uma oportunidade única de corrigir algumas atitudes e melhorar as habilidades que te impedem de atingir o seu potencial e trilhar uma carreira de sucesso.  A seguir você descobrirá como.

Saiba como receber feedback

Dar e receber feedback pode não ser uma tarefa fácil, mas com as dicas que mostraremos a seguir, você poderá enfrentar essa situação de forma mais positiva e sair dela como um profissional ainda melhor.

Reconheça que o feedback é bom para você

O primeiro passo para reagir bem a um feedback começa antes da conversa. Quando for avisado sobre o feedback, tire um tempo para refletir sobre a situação. Tenha em mente que você não é perfeito e que pode errar como qualquer outra pessoa.

Por exemplo, o seu chefe, gestor ou colega de trabalho com quem você terá a conversa também ouve críticas e, dependendo do cargo, elas são ainda mais cobradas.

Muitas vezes, nós até sabemos que existe algo a melhorar, mas ouvir de outra pessoa pode ser o incentivo que estava faltando para agirmos.

Portanto, antes de ir para o seu feedback, pense no quanto isso significa para o seu desenvolvimento, vá com uma atitude receptiva e evite ficar na defensiva. Sem dúvida, isso contribuirá muito para o progresso da sua carreira.

Tenha consciência da sua reação

Sabemos que uma situação em que seremos criticados pode causar tensão, e isso reflete no nosso corpo.

Garanta que a sua linguagem corporal e o seu tom de voz estejam controlados e adequados à situação.

Cruzar os braços, por exemplo, pode demonstrar resistência ou transmitir a ideia de que você está na defensiva. Distrair-se durante a conversa também pode comunicar uma mensagem negativa.

O mais importante neste momento é fazer contato visual e prestar atenção. Dessa forma, você demonstrará que valoriza o que está sendo dito.

Escute e faça perguntas

Essa é a parte mais importante para quem quer saber como receber feedback: ouça as críticas com atenção e não interrompa a pessoa que está falando.

Muitas vezes, quando estamos sendo criticados, ficamos alerta, já presumindo o que outro irá dizer. Com isso, a tendência é começar a pensar na resposta que daremos ao invés de prestar atenção.

Ao invés de fazer isso, absorva com calma o que está sendo falado e concentre-se na informação que está recebendo.

Uma boa dica é levar um bloco de papel e anotar os pontos principais. Dessa forma, você pode repassar com a pessoa os problemas que foram levantados durante a conversa e esclarecer todas as dúvidas.

Logo em seguida, vocês podem definir possíveis soluções para o problema e determinar como isso será feito.

Sempre agradeça

Já deu para perceber que o feedback construtivo é uma das ferramentas mais poderosas para que você seja um profissional melhor – seja na forma como você faz o seu trabalho ou como se relaciona com os outros.

Embora a gente saiba que ser criticado não é uma experiência tão agradável, principalmente quando isso é feito de maneira honesta e direta. Mas é preciso lembrar que o resultado desse momento trará muitas melhorias para a nossa carreira.

Nesses momentos, também é preciso se colocar no lugar da pessoa que está dando o feedback e reconhecer que essa também não é uma situação fácil para ela. Mais importante ainda é perceber que, se ela está disposta a te mostrar o que é preciso melhorar, é porque ela tem boas intenções e quer que você cresça.

Por isso, ao final da conversa, procure agradecer a quem te deu o feedback pela disponibilidade e pela preocupação em te ajudar a evoluir.

Agora que você já sabe como receber feedback e como reagir nessa situação, use-a a seu favor. Sempre que notar que algo precisa melhorar, marque uma conversa com o seu gestor e veja como essas oportunidades farão você crescer profissionalmente. Sabe qual é outra excelente forma de acelerar a sua carreira? Fazer uma pós-graduação Unopar.

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