Como reconhecer os colaboradores? Saiba como valorizá-los!

aperto de mãos para ilustrar texto sobre como reconhecer os colaboradores

Muitos aspectos da cultura corporativa têm mudado nos últimos anos, especialmente com a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho, e às questões ligadas à saúde mental e bem-estar. Hoje, as organizações estão mais atentas a esses pontos, enquanto buscam soluções para desenvolver um ambiente saudável. Nesse sentido, uma forma de apoiar as equipes e contribuir para seu crescimento é entender como reconhecer os colaboradores

Existem muitos estudos que indicam que pessoas mais felizes no trabalho são mais produtivas e têm mais chances de se superar nas tarefas. Um levantamento realizado pela Universidade da Califórnia apontou que trabalhadores felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais que os outros. 

Além disso, criar um ambiente agradável e propício para que os colaboradores se desenvolvam evita problemas mais graves, como crises de burnout e aumento no turnover.

Por que é importante reconhecer os colaboradores?

Reconhecer a equipe pelo bom trabalho realizado é uma forma de manter a motivação do time, e também individual. As pessoas que entendem que seu trabalho foi bem executado, e consequentemente tem importância para a organização, se sentem mais dispostas a seguir melhorando, e entregarão resultados melhores. 

Os líderes precisam estar atentos às realizações da equipe, e manter uma relação de proximidade que ofereça confiança. Assim, quando algo der errado, uma comunicação efetiva pode gerar soluções rápidas. E com bons resultados reconhecidos, todos se sentirão mais motivados para inovar, buscar soluções criativas e novas formas de gerar resultados. 

Portanto, é um papel dos líderes e gestores acompanhar o desenvolvimento das pessoas e encontrar formas de reconhecê-los e mantê-los motivados. Já ao setor de Recursos Humanos, cabe acompanhar esse trabalho dos líderes e, juntos, encontrar formas concretas de medir esse desempenho e desenvolver um programa de reconhecimento. 

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Quais são as formas de reconhecimento?

Antes de mais nada, é preciso entender que existem muitas formas de reconhecer a equipe, algumas com custo zero, outras através de bonificação. Todas são válidas, e os responsáveis devem entender como aplicar isso. Pequenos atos de reconhecimento, por exemplo, podem fazer parte do dia a dia. 

Elogiar uma tarefa bem feita, ou uma atitude de alguém que se destacou, já é uma forma de reconhecer o esforço das pessoas. Porém, em alguns casos, resultados mais concretos, como superação de metas, entrega de projetos complexos, vendas acima do esperado, podem levar a bonificação e compensação financeira. Abaixo, indicamos quatro formas de valorizar e reconhecer a equipe: 

1 – Ofereça feedbacks construtivos

O ideal é que os gestores façam feedbacks regularmente. Isso oferece aos colaboradores uma ideia real da execução de suas tarefas, e como elas estão sendo recebidas. Com isso, eles também podem aperfeiçoar seus pontos positivos e trabalhar nos negativos. 

Isso deve ser feito de forma construtiva, pois apenas comentar erros e diminuir a moral da equipe terá o efeito reverso, diminuindo a motivação e produtividade. Isso não significa só elogiar, mas sim entender a forma adequada de comentar os equívocos, oferecendo ferramentas e sugestões para que a pessoa consiga corrigi-los. 

2 – Desenvolva um plano de carreira

Essa ação exige sinergia entre os setores e o RH, pois juntos eles devem pensar em como os colaboradores podem evoluir internamente. Ao fazer avaliações constantes de desempenho, eles poderão analisar os pontos de destaque, e ajudar que cada um as desenvolva. 

É importante que a gestão mostre interesse no que cada um pode oferecer, e indique caminhos para que eles evoluam. Isso significa encontrar os pontos fortes e apoiar o colaborador para que atuem nesses pontos. Nesse caso, a empresa também pode oferecer apoio dos estudos, permitindo que os profissionais se tornem especialistas, incentivando-os a fazer uma pós-graduação. 

A organização pode dar apoio financeiro, ou ainda flexibilizar horários ou disponibilizar materiais que auxiliem no desenvolvimento profissional, mostrando como uma especialização pode promover o colaborador. A pós-graduação EAD Anhanguera é ideal para apoiar este crescimento, pois além da facilidade em se adequar a rotina das pessoas, ainda conta com inúmeras especialidades que poderão direcionar esse desenvolvimento. 

3 – Ouça as pessoas

Tanto no aspecto pessoal como profissional, as lideranças precisam se disponibilizar a ouvir as equipes. Conhecer melhor cada um permitirá maior compreensão de suas ações, e ajudará a direcioná-los na carreira de forma mais efetiva. 

Ouvir suas sugestões também levará a soluções que melhoram o dia a dia, agilizam processos, e outras questões operacionais que só quem atua no cotidiano das tarefas consegue perceber. 

Além do ganho de produtividade, cria um ambiente harmonioso, pois as equipes se sentirão acolhidas e respeitadas, e poderão perceber que sua opinião tem valor para a organização. 

4 – Crie um programa de reconhecimento

Enquanto algumas dessas dicas podem ser aplicadas regularmente e fazem parte da rotina dos setores, o programa de reconhecimento é mais estruturado, e oferece bonificações concretas para resultados concretos. 

Por isso, ele deve ser desenvolvido por uma equipe, incluindo gestores das áreas de Recursos Humanos, que vão estruturar um projeto que recompense e valorize a todos. Vejas as etapas para desenvolver o programa:

  • Faça pesquisa e entenda o que os colaboradores querem;
  • Desenvolva um sistema concreto para avaliar medir os resultados;
  • Estabeleça recompensas de acordo com essa avaliação;
  • Revise os processos após a implementação, e confira se esse projeto está ajudando a motivar as equipes. 

Com isso, fica mais fácil ver como reconhecer os colaboradores, e perceber resultados reais na organização, incluindo aumento da produtividade. 

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