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Carreira em Pauta

Como se adaptar ao novo emprego: 5 dicas infalíveis

equipe reunida em uma mesa no escritório para ilustrar conteúdo sobre como se adaptar ao novo emprego

Você participou de um processo seletivo e recebeu a tão sonhada notícia: foi escolhido para trabalhar na empresa que queria. É difícil saber exatamente como se adaptar ao novo emprego, já que as primeiras semanas tendem a ser confusas e repletas de novos nomes, processos e atribuições. Por outro lado, essa é a hora de ficar preparado para atender os novos desafios.

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Como se adaptar ao novo emprego?

Primeiramente, tenha em mente que você já conquistou a parte mais difícil de todo o processo, que foi passar na entrevista e conseguir o cargo. Em seguida, confira o passo a passo com dicas infalíveis para deixar esse período mais tranquilo e você entrar no ritmo mais rápido.

1 – Seja simpático e prestativo

É comum que as pessoas do novo trabalho não te passem muitas tarefas nos primeiros dias. Afinal, você ainda está na fase de adaptação e poucas pessoas irão te dar responsabilidade sem entender sua função ou capacidade. Portanto, para mostrar às pessoas que você está disponível para ajudar, tente se enturmar, seja prestativo, mostre que quer aprender e que poderá ajudar em tudo que estiver no seu alcance.

Além disso, como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, mostrar que você é simpático, demonstrar interesse pelos processos de outros setores, conversar com as pessoas como uma forma de pesquisar o histórico da empresa e até mesmo marcar uma hora com o seu supervisor ou CEO para poder saber mais sobre a sua vaga e o que esperam de você é sempre uma boa ideia.

2 – Saiba mais sobre a cultura da empresa

Empresas são como famílias e a cultura que se estabelece dentro delas também. Alguns gestores realmente não se incomodam e não ligam para os horários, desde que o trabalho seja entregue, enquanto outros colocam o hábito de bater o ponto como obrigatório e levam muito a sério as horas extras.

Lembre-se de entender quais são as políticas da empresa e se prepare para poder acompanhar o ritmo. Nem sempre as pessoas conseguem se adaptar à rotina da nova empresa, deixando o dia a dia cada vez mais pesado. Quando conseguir avaliar o fluxo diário que terá que enfrentar, entenda também se isso te fará bem a longo prazo.

3 – Se inspire em um líder

Segundo levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page, o principal motivo para as pessoas pedirem demissão de um trabalho são as atitudes do chefe. Isso mostra que se inspirar no superior nem sempre é uma missão fácil, mas caso não consiga encontrar qualidades o suficiente no seu chefe para buscar inspiração, observe os líderes de outras áreas e o transforme em seu mentor.

Leia também: Período de experiência no trabalho: como se destacar?

Lembre-se de que o cargo no trabalho não é o único objetivo que você deve ter. Para se tornar um bom líder, é preciso observar o comportamento daqueles que você deseja se espelhar e trabalhar para ter ética e responsabilidade com a sua equipe da mesma forma que você gostaria que tivessem com você.

 4 – Compartilhe interesses

Claro que você foi contratado porque é a melhor opção para entregar o que a empresa precisa em determinada área, mas conversar sobre os seus hobbies pode criar uma identificação entre você e os outros membros da equipe, fazendo com que o canal de comunicação seja facilitado. Séries, músicas e filmes são boas opções para iniciar uma conversa e quebrar o gelo.

É pela sua personalidade e seus gostos também que você poderá entender melhor a qual grupo pertence dentro da empresa e ser chamado para eventos que fazem toda a diferença dentro de uma organização, como happy hour. Encontrar membros da equipe fora do horário de trabalho é criar novas oportunidades de conversar com eles e se aproximar para poder compartilhar experiências e conhecê-los melhor. 

5 – Mostre organização

Mostre que você é um funcionário organizado com suas atividades. Isso refletirá na forma em que as pessoas acreditam que você atua no trabalho. Você também pode investir em comprar planners de mesa, calendário, post-it e tudo que pode te ajudar a não esquecer de compromissos ou e-mails importantes.

Agora que você já sabe como se adaptar ao novo emprego, confira outros conteúdos sobre mercado de trabalho e muito mais no YouTube do Carreira em Pauta.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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