Como se definir em uma entrevista de emprego? Saiba o que falar!

como se definir em uma entrevista de emprego

Você sabe como se definir em uma entrevista de emprego?

Uma das primeiras perguntas que podem ser feitas a você durante um processo seletivo é: “como você se descreveria?”

Embora existam diversas maneiras de decidir como responder a essa pergunta, a chave é explicar por que suas experiências e atributos específicos o tornam o candidato mais adequado para a função.

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Quando um entrevistador pede para você falar sobre si mesmo, ele está procurando informações sobre como suas qualidades e características se alinham com as técnicas que eles acreditam serem necessárias para ter sucesso na função. 

Aprenda agora como se definir em uma entrevista de emprego e destaque-se entre os outros candidatos!

Por que os entrevistadores fazem essa pergunta?

Uma das principais dúvidas de como se definir em uma entrevista de emprego é por que os entrevistadores fazem essa pergunta.

De maneira geral, os recrutadores querem ter certeza que suas qualidades beneficiarão a empresa. 

Além disso, a pergunta apresenta uma ótima oportunidade para destacar as habilidades e características que fazem de você um ótimo candidato para a vaga!

4 maneiras de como se definir em uma entrevista de emprego

Agora que você sabe por que os entrevistadores perguntam para você se descrever durante o processo seletivo, chegou a hora de aprender maneiras diferentes de como se definir em uma entrevista de emprego.

Confira abaixo 4 maneiras de se descrever durante um processo seletivo!

1 – “Sou apaixonada pelo meu trabalho”

A primeira maneira de como você pode se definir em uma entrevista é demonstrando sua paixão por aquela atividade.

Todo empregador procura contratar pessoas que gostem de seu trabalho, mas a palavra “paixão” evoca sentimentos de dedicação e lealdade. 

Quando as pessoas são apaixonadas pelo seu trabalho, elas estão naturalmente comprometidas com a qualidade e resultados positivos.

Exemplo: “Sou apaixonado pelo meu trabalho! 

Porque amo o que faço, tenho uma fonte inesgotável de motivação que me impulsiona a dar sempre o meu melhor. 

No meu último emprego, essa paixão me levou a me desafiar diariamente e aprender novas habilidades que me ajudaram a fazer um trabalho melhor. 

Por exemplo, aprendi sozinho como usar o Photoshop para melhorar a qualidade de nossas fotos e gráficos. Logo me tornei a pessoa certa para qualquer necessidade de design.”

2 – “Sou ambicioso e dedicado”

Outra maneira de como se definir em uma entrevista de emprego é deixando claro que você é um colaborador ambicioso e dedicado.

Essas duas qualidades, na maior parte das vezes, são fundamentais para realizar um trabalho bem-sucedido e crescer na empresa.

Quando um empregador contrata um candidato ambicioso, ele pode ter certeza de que esse novo profissional buscará consistentemente maneiras de melhorar a si mesmo e manter os olhos firmemente fixados em seu próximo objetivo.

Exemplo: “Sou ambicioso e dedicado!

Eu prospero em desafios e constantemente estabeleço metas para mim mesmo, sempre tendo algo pelo que me esforçar.

Não me sinto confortável em me conformar com a mesmice e estou sempre procurando uma oportunidade para fazer o melhor e alcançar novos patamares.

Por conta disso, fui promovido três vezes em menos de dois anos no meu cargo anterior.”

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3 – “Sou muito organizado”

Mais uma maneira de como se definir em uma entrevista é deixar claro que é um colaborador altamente organizado.

Um candidato organizado é uma pessoa detalhista em quem o empregador pode confiar para cumprir os prazos. 

Essa qualidade é especialmente importante em cargos administrativos, de gerenciamento de projetos e em outras funções que exigem aderência ao processo e à qualidade.

Exemplo: “Sou altamente organizado. 

Sempre tomo notas de informações importantes e uso uma série de ferramentas para me ajudar a ficar em dia com os prazos. 

Gosto de manter um espaço de trabalho limpo e criar métodos de arquivamentos lógicos para sempre encontrar o que preciso. 

Descobri que isso aumenta minha eficiência e ajuda o resto da equipe a se manter no caminho certo também. 

Em minha última função, criei um novo processo de arquivamento que aumentou a produtividade do departamento em 25%.”

4 – “Sou um líder natural”

Embora você possa ensinar habilidades de gerenciamento de pessoas, alguns naturalmente assumem o papel de líder em ambientes de grupo. 

Os empregadores geralmente procuram gerentes naturais para posições de liderança, já que dão um bom exemplo para o time e aumentam o moral da equipe.

Exemplo: “Sou um líder natural. 

Acabei sendo promovido a um cargo de liderança em quase todos os trabalhos porque gosto de ajudar as pessoas. 

Acho que colegas de trabalho geralmente me procuram com perguntas ou preocupações, mesmo quando não estou em um papel de liderança porque, se eu não souber a resposta, pelo menos vou apontá-los na direção certa. 

Nos meus dois últimos cargos, fui promovido a cargos de liderança depois de menos de um ano na empresa.”

Pronto para enfrentar o mercado de trabalho?

Agora que você já sabe como se definir em uma entrevista de emprego, está na hora de enfrentar o mercado de trabalho e conseguir aquela tão sonhada vaga.

Prepare-se, seja confiante e saiba exatamente o que responder ao recrutador!

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