Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ser produtivo de manhã: 5 hábitos para colocar em prática

como ser produtivo de manhã

Muitos começam a rotina bem cedo e fica complicado colocar em prática todas as atividades necessárias sem se perder. Mas como ser produtivo de manhã? Existem algumas dicas que podem ajudar a tornar tudo mais harmonioso nessa etapa do dia.

É compreensível que nem todo mundo tenha afinidade com o período matutino, mas, com o tempo, a tarefa de se acostumar com os hábitos matinais fica cada vez mais fácil, principalmente se isso é feito de maneira leve e positiva.

O que fazer para acordar cedo e bem disposto?

Primeiro, é bom entendermos que as rotinas são diferentes, de pessoa para pessoa. Enquanto alguns entram no trabalho só no período da tarde e podem aproveitar a primeira parte do dia para realizar diversas atividades, existe também o público (a maioria, na verdade) que entra no trabalho de manhã.

É utópico dizer que a pessoa que entra às 8h no trabalho pode fazer várias coisas antes de dar seu horário, mas cabe a priorização de algumas tarefas (como tomar um café da manhã reforçado, algo que não pode ser deixado de lado, por exemplo).

De qualquer forma, quanto mais você puder aproveitar o período da manhã para adiantar a sua vida, melhor: se já estiver no pique antes mesmo de entrar no trabalho, seu expediente inclusive será bem mais proveitoso.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Planeje na noite anterior

O primeiro passo para uma manhã produtiva é planejar, já na noite anterior, o que deverá ser feito. Existe algo que precisa ser adiantado? Qual é a sua prioridade do dia? Qual vai ser a primeira coisa que você vai fazer assim que se levantar?

Traçar uma pequena lista de tarefas (mesmo as mais simples) pode te ajudar a já acordar com um foco. Isso porque, se você se levantar sem ter a mínima ideia do que lhe espera, fica mais difícil ganhar ritmo, e toda a sua manhã se arrasta. 

Além disso, saber o que é preciso ser feito te ajuda a definir o horário: se tem muita coisa para você ajeitar antes do seu expediente, vale acordar algumas horas antes para que você não fique na mão, por exemplo.

Não caia na cilada do botão “soneca”

Um dos piores inimigos de uma manhã produtiva é o botão “soneca”, pois ele vai te fazer levantar em cima do horário, ou até atrasado, impedindo que faça o que deve ser feito.

Como você vai se arrumar, tomar um bom café da manhã e organizar as suas coisas se não tiver tempo para isso, por ter levantado no último minuto? Por isso, estabeleça o horário do alarme já sabendo que vai levantar no primeiro toque.

Leia também: Qualidade de vida no trabalho e produtividade: como manter o equilíbrio?

Como ser produtivo de manhã

1 – Deixe as redes sociais de lado 

No primeiro momento do dia, sabemos que a vontade é verificar todas as notificações, mas vale deixar as redes sociais de lado para que você possa relaxar e se concentrar em tarefas que realmente importam.

O celular atrapalha a produtividade, uma vez que o tempo passa sem que se perceba. Estabeleça um horário específico para olhar as suas redes (em um dos intervalos do seu trabalho, por exemplo), e deixe o resto do tempo para focar em conquistar ritmo para lidar com o expediente.

2 – Tome um bom café da manhã

Essa parte é importante: antes do trabalho ou, se a sua rotina permitir, durante o intervalo do expediente, é importante que você tome um bom café da manhã. Passar o período inteiro sem comer absolutamente nada vai te manter sonolento e avoado.

Se você não tiver tempo, pode já deixar algo preparado na noite anterior, assim vai economizar minutos preciosos que perderia nos preparativos. Mas a regra vale mesmo nas rotinas mais corridas, então não fique sem comer, nem que seja necessário fazer isso no caminho do trabalho.

3 – Pratique uma atividade física

É um privilégio poder fazer uma atividade física antes do expediente, já que muitos entram bem cedinho. Mas se você dispõe desse tempo, vai ver que acordar um pouco mais cedo e investir em um exercício é o melhor jeito de te preparar para o dia que virá, tornando-o bem mais produtivo.

4 – Aproveite a tranquilidade

Mas, se você preferir, em vez da atividade física, também pode aproveitar a parte da manhã para meditar, fazer yoga ou até mesmo ler o capítulo de um livro. Só alguns minutos de atividade são o suficiente para que você consiga a concentração necessária para lidar com o dia que está para começar.

5 – Separe o trabalho do tempo livre

Outra dica é não deixar que o trabalho e o seu tempo livre se misturem: não deixe para olhar o seu e-mail fora do expediente. Se as horas vagas do seu dia forem utilizadas com sabedoria, você será produtivo tanto no trabalho quanto fora dele. Você também pode aproveitar essas horas para assistir às videoaulas da sua pós-graduação, por exemplo. E, se você quiser conferir outras dicas de gestão do tempo e produtividade, confira o e-book que preparamos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades