Como ter postura de líder em apenas 6 passos

como ter postura de líder

Você sabe como ter postura de líder? Saber como adotar a atitude e o comportamento de membros da liderança é fundamental para quem deseja assumir papéis gerenciais ou já é um líder, mas sente que pode melhorar alguns pontos.

Afinal, o significado e o papel de um líder, nos dias de hoje, mudou bastante em relação ao antigo conceito de “chefe”. Por isso, cabe aos novos gestores, e aos profissionais que desejam chegar a esta posição futuramente, pensar nas melhores maneiras de estar à frente de equipes e conseguir executar esse papel tão importante da melhor forma possível.

Contudo, você não precisa ficar nervoso ou assustado. A sua jornada profissional com certeza já te ensinou bastante sobre a liderança, não é mesmo? Essa bagagem é muito valiosa e vai te ajudar muito na hora de assumir a posição de líder. E, para te ajudar a ter um comportamento ainda mais adequado, que demonstre segurança aos seus liderados, organizamos uma lista com 6 dicas.

Confira todas elas abaixo e comece a aplicá-las ainda hoje no seu dia a dia.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como ter postura de líder? 6 maneiras de conseguir

1 – Tenha empatia e saiba ouvir

Pode parecer clichê, mas é preciso reforçar que um líder deve conhecer a sua equipe para saber como conduzi-la. Sendo assim, existem duas soft skills fundamentais para qualquer gestor: a empatia e a capacidade de ouvir de forma ativa.

Essas duas habilidades vão te ajudar a conhecer e entender, cada vez mais, as pessoas do seu time. Com elas, você será capaz de se colocar no lugar dos colaboradores, compreender suas histórias, descobrir os pontos fortes e os pontos de desenvolvimentos, entender a melhor maneira de se comunicar com cada um deles e estabelecer conexões verdadeiras com as pessoas.

O resultado desse processo é o desenvolvimento de uma liderança que se importa com os colaboradores, conhece suas histórias e consegue conduzir o dia a dia profissional de forma inteligente, estratégica e humana. Afinal, liderar é sobre tirar o melhor de cada um e ser uma figura de confiança. E isso só pode ser criado quando você é empático e sabe ouvir as pessoas ao seu redor.

2 – Tome decisões com segurança e firmeza, passando credibilidade

Inclusive, conseguir passar confiança aos liderados não é uma tarefa simples, mas que precisa ser construída ao longo do tempo. Existem várias formas de conquistar essa credibilidade, e uma delas é a partir das suas decisões.

Partindo do princípio de que o líder é o responsável pela equipe, ele precisa saber que deve ser ele a tomar as decisões importantes do trabalho. Por mais que um sistema horizontal, que dê voz a todos os envolvidos, seja de extrema importância e precise ser incorporado nas organizações, o gestor ainda é a figura que assume a responsabilidade.

Então, demonstrar firmeza e segurança na hora de fazer escolhas é o tipo de postura que faz a diferença na hora de conquistar a sua equipe e, assim, melhorar ainda mais o seu relacionamento e a confiança com todos os colaboradores.

3 – Se responsabilize pela equipe e deixe isso claro com ações

A responsabilidade, aliás, não pode estar presente apenas na hora de tomar decisões. Ser uma figura de confiança também significa ser aquele com quem as pessoas podem contar, buscar e acreditar em momentos difíceis, ou seja, alguém que vai estar ali para apoiar a equipe.

Isso não quer dizer “passar a mão na cabeça” e não ter firmeza, mas sim entender que o time é sua responsabilidade, e sendo assim, você deve estar disponível para receber os profissionais e ajudá-los sempre que necessário.

Outro ponto é a importância de estar disponível e presente, seja em reuniões de feedback, na hora de montar planos de carreira, dar conselhos e pensar em diferentes formas de trabalhar.

4 – Ao mesmo tempo, dê autonomia para seus liderados

Lembram que mencionamos que a imagem do “chefe” já não existe mais? Hoje em dia, uma postura mais horizontal e de autonomia aos membros da equipe é muito mais valorizada e efetiva. Sendo assim, você precisa equilibrar os papéis de responsabilidade e credibilidade com certa flexibilidade, que permita o desenvolvimento e a confiança do seu time.

Assim, você vai construir um grupo que consegue se aprimorar, se sente pertencente à empresa, tem senso de responsabilidade e, ao mesmo tempo, entenda o seu papel de “autoridade”, sem precisar de todos os adjetivos negativos que as lideranças costumavam carregar.

5 – Desenvolva suas habilidades comunicativas e de carisma

Dois pontos extremamente importantes para qualquer gestor são as habilidades de comunicação e carisma. Boa parte dos seus dias serão dedicados ao contato, interações e diálogos com pessoas do seu time e outras lideranças, então, você precisa garantir que está fazendo isso de forma acolhedora, direta, objetiva e educada.

Afinal, as mensagens precisam ser passadas de forma clara e respeitosa, você deve ser capaz de ter conversas desafiadoras de forma inteligente, e as pessoas ao seu redor precisam saber que essas duas características estão presentes em você.

Isso ajuda a construir a confiança que tanto mencionamos anteriormente, além de ser um fator de produtividade. Evitar ruídos e problemas de comunicação ajuda na fluidez do dia a dia do trabalho, deixando de fora os tradicionais erros e falhas que podem comprometer toda uma operação e frustrar liderados.

6 – Aprenda a manter o equilíbrio e a compostura em momentos desafiadores

Por fim, é fundamental entender que ser líder também significa ter que passar por momentos difíceis e desafiadores. Você vai ter que lidar por uma série de situações complicadas, que exigem jogo de cintura, equilíbrio e compostura, afinal, você é a pessoa responsável por encontrar soluções e garantir que tudo vai sair da melhor forma possível.

Desenvolver essas soft skills garantem que você terá uma “cola” para unir todos os pontos anteriores, compreendendo como ter postura de líder para que a sua equipe possa brilhar e entregar o trabalho sem empecilhos e problemas de relacionamento. Agora, quer desenvolver ainda mais as habilidades de liderança? Invista nos cursos da pós Anhanguera. Outra dica é fazer fazer download do e-book “7 passos para se tornar um líder de sucesso.” Aproveite!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!