Como um líder deve agir em situações difíceis? Entenda!

mulher com expressão de preocupada para ilustrar texto sobre como um líder deve agir em situações difíceis

Estar em uma posição de liderança sempre representa um desafio. Afinal, você é o responsável por uma equipe, precisa ser um exemplo, passar segurança, ser um mentor para os colaboradores e ser o ponto de referência nos momentos bons e também nos ruins. Porém, como um líder deve agir em situações difíceis? O que ele precisa fazer para resolver os problemas da melhor forma possível?

Em situações complexas e desfavoráveis, o líder é o profissional que ganha os holofotes. Ele precisa tomar decisões importantes, lidar com sua equipe, dar satisfações para uma série de públicos, dentro e fora da empresa, e garantir que tudo está funcionando da forma esperada.

Por conta disso, nem sempre as pessoas em papéis de liderança sabem exatamente o que fazer quando um momento crítico surge em suas frentes. Qual o momento certo para agir? Com quem falar? Que postura adotar? O que não fazer?

Todas essas dúvidas são comuns e esperadas, então, para te ajudar, organizamos um passo-a-passo. Ele conta com 6 etapas que vão guiar a sua atuação em situações difíceis, garantindo que você vai cumprir o seu papel e deixar um legado positivo.

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Como um líder deve agir em situações difíceis: 6 dicas

1 – Foque na agilidade

Momentos difíceis, críticos e problemáticos exigem respostas rápidas. E você, como líder, é o responsável por garantir a agilidade e uma eficiente tomada de decisões, que não vai demorar para acontecer nem “paralisar” o fluxo.

Por mais que você se sinta inseguro, lembre-se da experiência que fez com que você assumisse essa posição. Momentos anteriores vão te ajudar a tomar as decisões corretas, passando a segurança que a sua equipe precisa para passar por essa situação.

Contudo, isso não significa que as suas decisões serão perfeitas, e tampouco que você precisa tomá-las de forma solitária. Conte com a ajuda e o aconselhamento de outros profissionais, delegue as tarefas que não precisam ficar sob o seu guarda-chuva e tenha a consciência de que a perfeição não existe.

2 – Esteja sempre atento para ser mais racional do que emocional – mas não se esqueça de ser acolhedor

Uma frase muito conhecida diz que “não é possível controlar muitas situações, contudo, é possível controlar a forma como reagimos a elas”. Por mais que ela se aplique a diversas ocasiões, ela fica ainda mais latente em momentos difíceis e de crise.

Quando você é um líder, não há tempo ou espaço para deixar o emocional tomar conta. Ou seja, você precisa lidar com as suas emoções e reações, focando no lado racional do trabalho e da tomada de decisões.

Atos exagerados, emocionais, pouco estratégicos e baseados na ansiedade, adrenalina, preocupação e medo precisam ser reprimidos, porque atrapalham a sua atuação. Você precisa estar 100% presente naquela situação, sendo racional e controlado para que tudo ocorra bem.

Todavia, não confunda racionalidade com falta de humanidade. Mesmo em situações limítrofes, demonstrar o seu lado humano, empático e acolhedor é fundamental para que o momento não se torne traumático para a equipe.

3 – Coloque o respeito com seus liderados em primeiro lugar

Falando nisso, nunca se esqueça que o respeito com os liderados não pode faltar, em momento algum. Por mais estressante, exaustiva e exigente que seja a situação, ela não te oferece uma “carta branca” para ser arrogante, desrespeitoso e ríspido com a sua equipe.

Provavelmente, eles vão cometer erros durante o processo, assim como você vai ter que lidar com suas fraquezas e pontos fracos. Mas isso não é motivo para se esquecer dos combinados de civilidade e da harmonia que garante o trabalho coletivo como um time.

O tratamento humanizado precisa estar no centro de qualquer trabalho de liderança, então, garanta que você tenha o controle psicológico necessário para não cometer deslize. E caso eles ocorram, não demore para se desculpar e resolver a situação.

4 – Seja o exemplo: assuma uma postura positiva, corajosa, experiente e proativa

Além de garantir que o problema seja resolvido, o líder carrega a função de ser um exemplo e ponto de referência para os seus liderados. Eles precisam enxergar uma postura com características que definem um líder e serão “copiadas” por cada um deles tanto no presente, quanto no futuro.

Por isso, mesmo com inseguranças e medos, mostre positividade, seja corajoso, deixe sua experiência falar mais alto e não se esqueça da proatividade.

5 – Use uma comunicação eficaz e estratégica

Seja para se comunicar com a sua equipe, seja para falar com outros públicos, a comunicação é a chave para o sucesso em crises. Todas as suas decisões, pedidos, informações e dados relevantes precisam ser comunicados da forma mais clara, objetiva e estratégica possível.

Então, garanta que você se preparou para conseguir se comunicar sem tropeços pelo caminho. Dessa maneira, tudo será repassado da maneira que você imaginou, demonstrando segurança, objetividade, assertividade e profissionalismo.

6 – Veja as situações difíceis como oportunidades

Quando estamos no “olho do furacão” é difícil enxergar as partes positivas daquele cenário. Contudo, toda crise traz consigo oportunidades e chances de aproveitamento. Por isso, não deixe o pessimismo te consumir e tenha o olhar afiado para captar essas oportunidades.

Assim, você vai conseguir ensinar lições para sua equipe, pensar em formas para aprimorar processos, desenvolver maneiras de evitar que o problema se repita e ainda reforçar a importância da inovação, flexibilidade, adaptabilidade e resiliência.

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