O LinkedIn é muito mais do que um simples site de busca por vagas.
Ele é um espaço de relacionamentos profissionais que pode realmente transformar sua trajetória no mundo corporativo.
Ao invés de apenas vasculhar oportunidades, é fundamental saber como usar o LinkedIn.
É importante entendê-lo como uma plataforma para construir conexões valiosas e destacar suas habilidades e experiências.
Então, como usar o LinkedIn?
Imagine seu perfil no LinkedIn como sua vitrine profissional.
É a primeira impressão que os recrutadores terão de você.
Agora, confira as dicas abaixo.
Primeira ação: Campo Sobre
O primeiro passo para construir um LinkedIn que gera entrevistas será construir um bom resumo no campo “sobre”, que conte sua história de forma autêntica, com palavras-chave relevantes para sua área.
Esse resumo, além de trazer suas experiências, permite que o recrutador compreenda imediatamente sua trajetória e objetivos profissionais.
Segunda ação: Campo Experiências
Depois do Sobre, sua atenção tem que ir para o campo de experiências.
Cada experiência listada em seu perfil merece atenção especial.
Além de citar o nome da empresa e seu cargo, aproveite para detalhar suas responsabilidades e conquistas.
Use palavras-chave pertinentes à sua área para tornar seu perfil mais atrativo para os recrutadores e facilitar sua localização em buscas específicas.
E, claro, não esqueça dos seus resultados profissionais. É isso que vai te destacar dos demais candidatos.
Você pode citar resultados relacionados a redução de custos, aumento de lucro e aumento de produtividade.
Exemplo:
Por meio do projeto ABC, construi uma planilha que facilitou a vida da equipe na transmissão de dados, o que reduziu em 50% o tempo que a equipe levava para realizar a atividade.
Terceira ação: Experiências Acadêmicas
Aqui, você vai adicionar suas formações, como graduação, pós-graduação e especializações.
Cursos recentes chamam muito a atenção do recrutador. Procure sempre se atualizar para entregar o que o mercado está buscando.
No final desse artigo, deixaremos várias sugestões de cursos que vão gerar um impacto positivo no seu perfil.
Quarta ação: Conexões
Depois de conquistar um perfil campeão, que é como o LinkedIn chama os perfis que estão completos, chegou a hora de construir uma rede que vai te trazer boas oportunidades.
Uma das maiores vantagens do LinkedIn é sua capacidade de expandir sua rede de contatos.
Conecte-se com profissionais da sua área, colegas de trabalho, ex-colegas de faculdade e outros contatos relevantes.
Participar de grupos e discussões é uma excelente maneira de se manter atualizado sobre as últimas tendências e oportunidades na sua área.
Após se conectar, envie mensagem se apresentando e, se possível, levante o ponto de interesse em comum entre vocês.
Não esqueça de interagir com os conteúdos da sua rede.
Todas essas ações geram conversas que podem te levar até sua próxima oportunidade.
Quinta ação: Palavras-chave
Falei algumas vezes nesse texto sobre palavras-chave, mas o que são e onde as encontrar?
As palavras-chave são as palavras que o recrutador irá utilizar para chegar até você.
Existem 3 categorias principais: Ferramentas, Conhecimentos e Nomenclaturas utilizadas em sua área. Exemplo: Ferramentas como Excel, SAP e PowerPoint.
Você pode ler descritivos das vagas para encontrar novos pré-requisitos que estão sendo solicitados nas vagas e, caso caiba para o seu perfil, pode adicionar.
O importante é que consiga acrescentar o máximo de palavras possíveis.
O LinkedIn é mais do que uma simples ferramenta de networking online.
É um ambiente dinâmico onde você pode construir relacionamentos genuínos, expandir sua rede profissional e descobrir novas oportunidades de carreira.
Dedique algum tempo para aprimorar seu perfil, mantenha-se ativo na plataforma e esteja aberto para novas conexões e colaborações.
Seu próximo grande passo profissional pode estar lá se você usar a rede estrategicamente.
Agora que você já sabe como usar o LinkedIn, confira alguns cursos de pós-graduação que vão chamar atenção dos recrutadores:
- Ciência de Dados e Inteligência Artificial
- MBA em Inteligência Artificial e Big Data
- MBA em BI e Estratégia Data Driven
- Gestão Industrial, Qualidade e Seis Sigma
- MBA em Gestão Empresarial e Inovação
A pós-graduação Anhanguera oferece mais de 500 opções, em diversas áreas do conhecimento. Conheça o portfólio completo!