A busca de todos os profissionais é pelo sucesso, certo? Independente do significado que sucesso tenha para sua trajetória, todos querem chegar em algum lugar específico e sentir a satisfação de ter conseguido. Por outro lado, ninguém deseja perceber que chegou ao fracasso profissional.
Por mais que erros, fracassos e momentos não tão favoráveis sejam normais e esperados ao longo da carreira, eles não podem ser o padrão. Afinal de contas, é possível identificar uma série de comportamentos que podem estar atrapalhando o seu desenvolvimento e, consequentemente, te colocando em uma posição de fracassado.
Todavia, como saber quais são esses comportamentos? Como identificar se você está replicando padrões nada legais, e conseguir reverter essa situação o mais rápido possível?
Para te ajudar nessa jornada e garantir que você não vai seguir pelo caminho do insucesso, elaboramos a lista abaixo. Ela contempla alguns comportamentos principais, que costumam ser encontrados em profissionais que não conseguem chegar onde tanto desejam. Sendo assim, confira o material e comece agora mesmo a implementar mudanças nos seus comportamentos de trabalho.
Fracasso profissional: 6 comportamentos que podem estar atrapalhando sua carreira
1 – Subestimar o poder das soft skills
Um grande clássico sobre fracasso envolve as famosas soft skills, que são as habilidades comportamentais. Elas são bastante subestimadas e deixadas de lado, tratadas como um capricho desnecessário para o desenvolvimento profissional. Contudo, a realidade é bem diferente.
O mercado de trabalho já entendeu que a maneira como você lida com o trabalho é tão importante quanto as suas habilidades técnicas, que são as hard skills. Sendo assim, você pode ser um profissional altamente qualificado, mas se você não souber se comunicar, não for resiliente e não for organizado, dentre muitas outras competências, você vai ficar para trás.
2 – Ignorar a importância de ter uma rede de contatos
Outro item que é muito subestimado pelos profissionais é o famoso networking. Por ser uma recomendação antiga, que superou todas as mudanças do mercado de trabalho, muitas vezes os profissionais não acreditam em seu poder. E eles não poderiam estar mais enganados.
Ter uma rede de contatos robusta, e cultivá-la o tempo todo, é algo extremamente valioso para atingir o sucesso. Essas são as pessoas que vão te ajudar no seu crescimento, seja com discussões importantes, seja com oportunidades de trabalho, eventos, chances de aperfeiçoamento ou de aprendizados técnicos.
Então, pare de achar que networking é besteira ou falsidade, e comece agora mesmo a tirar a poeira do seu LinkedIn. Retome contatos, mande solicitações de conexão para profissionais que você admira, comece a participar de eventos, congressos e cursos e veja a mudança acontecer.
3 – Não aceitar seus erros e feedbacks negativos
Ninguém gosta de errar e de receber feedbacks negativos, não é mesmo? Contudo, ambas as situações são inevitáveis. Profissionais que estão no mercado de trabalho vão errar, isso é indiscutível. Por mais que a gravidade e frequência das “pisadas de bola” não possa, de jeito nenhum, ser a norma, os problemas vão acontecer.
Então, se você conseguir aproveitar ao máximo os aprendizados dessas situações, você vai transformar um limão em uma limonada. Usar os momentos desafiadores para aprender vai te afastar do fracasso, porque ele geralmente atinge profissionais rígidos, que não aceitam os próprios erros e não conseguem aprender com eles.
4 – Ser competitivo demais
Em ambientes corporativos, muitos profissionais ainda lidam com os colegas de equipe de maneira competitiva. Tentam fazer tudo sozinhos, se esforçam para ressaltar apenas os seus resultados, não são colaborativos e podem até ser desonestos, “puxando o tapete” de outros colaboradores.
De forma fria, essa pode parecer uma boa ideia para conseguir se destacar e subir na carreira. Contudo, não podemos ignorar as questões éticas, para começo de conversa, nem esquecer que as relações são muito importantes.
Fechar portas e gerar inimizades só vai te atrapalhar, afinal de contas, as empresas querem colaboradores colaborativos, e o networking é muito mais positivo do que qualquer competição que você possa travar.
Até porque, no fim das contas, ser honesto, ético, colaborativo e conseguir entregar resultados ótimos, mesmo em equipe, é o que realmente vai chamar a atenção dos gestores e te ajudar no crescimento.
5 – Deixar a procrastinação tomar conta do seu dia a dia
Quem nunca procrastinou um pouco, não é mesmo? Deixar as tarefas e demandas para depois, muitas vezes comprometendo os prazos de entrega, são um verdadeiro clássico profissional. Por mais que vez ou outra ela seja inofensiva, a procrastinação não pode se tornar uma característica sua.
Ela é bastante negativa e prejudicial para a sua carreira, tanto por manchar a sua imagem quanto por atrapalhar toda a cadeia de atividades e responsabilidades no trabalho.
6 – Parar de se atualizar e de aprender novos conhecimentos
Para finalizar, se começamos o texto falando sobre as soft skills, vamos terminá-lo ressaltando as hard skills. Ter uma postura ativa para se atualizar, aprender mais, se especializar e ser um profissional tecnicamente melhor é fundamental para afastar o fracasso.
Afinal de contas, o mundo muda o tempo todo, e quando você deixa de estudar, você fica para trás, usando conhecimentos e técnicas ultrapassadas para realizar o seu trabalho.Sendo assim, o que você está esperando para começar sua especialização e espantar, de uma vez por todas, o fracasso profissional?
Para isso, confira as opções de pós-graduação intensiva em meio ano Anhanguera. Assim, você vai se atualizar, receber o título de especialista e fortalecer o seu currículo em tempo recorde, ficando ainda mais próximo dos seus sonhos de carreira.