Com esforço, dedicação, estudo e foco, além de pensamento estratégico para saber como agir, você pode beneficiar a sua carreira de diversas maneiras. Assim, é possível crescer, ser promovido, ter acesso a novas oportunidades e chegar cada vez mais perto do sucesso. Contudo, também é bastante possível sabotar a sua trajetória profissional. É por isso que você precisa evitar os comportamentos que podem prejudicar sua carreira.
Uma série de ações e padrões, que podem até parecer inofensivos, são capazes de atrapalhar o seu desenvolvimento profissional, sabia? Aos poucos, eles minam as suas oportunidades de crescimento, fazendo com que a sua carreira fique estagnada e correndo sérios riscos.
Então, para evitar todos esses comportamentos e passar longe desse problema, confira abaixo os principais padrões capazes de prejudicar a carreira.
7 comportamentos que podem prejudicar sua carreira
1 – Resistir às novidades tecnológicas e ficar para trás
Em primeiro lugar, não é possível falar desse assunto sem mencionar as novidades tecnológicas. Independente da sua idade, geração e tempo de experiência no mercado de trabalho, saber lidar com a tecnologia é primordial para não colocar a carreira em risco.
Afinal de contas, o mundo está sempre mudando, as tecnologias estão aí para facilitar e melhorar as condições de trabalho e os seus resultados, e você só será beneficiado se aceitar a realidade e se adaptar a ela. Então, deixe essa resistência para trás e embarque no mundo tecnológico, fazendo com que sua vida profissional fique ainda melhor.
2 – Não desenvolver novas soft skills e melhorar as que você já tem
Você já ouviu falar nas soft skills? Elas são as habilidades comportamentais dos profissionais, que descrevem a maneira como eles lidam com diversas situações no mercado de trabalho.
Atualmente, as empresas estão valorizando bastante profissionais que têm boas competências emocionais. Isso acontece porque elas já perceberam que tais habilidades são tão importantes quanto as hard skills, chamadas de competências técnicas, para a entrega de um bom trabalho.
Sendo assim, dedique um tempo para entender quais são suas soft skills, identificar como você pode melhorá-las, mapear novas habilidades para desenvolver e entender como você vai fazer isso.
3 – Ser muito competitivo e comprometer o relacionamento com os colegas
O tempo da competição assídua no mercado de trabalho já passou. Por mais que você precise pensar na sua carreira e em como se destacar, existem inúmeras maneiras de fazer isso sem prejudicar os seus colegas e seu relacionamento com eles.
Hoje em dia, vale muito mais a pena ser empático, colaborativo e ter espírito de equipe do que tentar fazer todo o trabalho sozinho para ter os créditos para si. Até porque, no fim das contas, as companhias querem um resultado de excelência, que costuma ser muito mais fácil de alcançar em equipe do que sozinho.
4 – Não fazer networking nem cultivar sua rede de contatos
Falando em colegas e relacionamentos, o networking não ficou no passado. Ele está ainda mais importante e relevante, e ignorá-lo só vai prejudicar a sua caminhada profissional.
Quanto mais profissionais você conhecer, conversar, trocar e interagir, mais chances você terá de se desenvolver de diversas maneiras. Ademais, em momentos críticos e complicados, como a necessidade de uma recolocação profissional, é bastante comum que a sua rede de contatos seja a responsável por te ajudar e conseguir novas oportunidades para você.
5 – Ignorar o seu plano de carreira ou não trabalhar em um
Ter um plano de carreira sempre será importante. Afinal de contas, você precisa saber onde quer chegar para conseguir estabelecer o caminho até essa linha de chegada. Sem isso, você vai ficar perdido e estagnado na sua carreira.
Dessa maneira, não deixe de montar o documento, segui-lo e mantê-lo atualizado. Isso porque você pode mudar de ideia e ter novos planos ao longo dos anos, o que não é um problema, desde que você reflita tudo no planejamento da sua carreira.
6 – Procrastinar o tempo todo no dia a dia do trabalho
Quem nunca procrastinou um pouquinho, não é mesmo? Ficar com preguiça de realizar uma tarefa e postergá-la ao máximo é comum e todos os profissionais já fizeram isso pelo menos uma vez na vida. Contudo, a procrastinação não pode ser a regra. Ela deve ser a exceção, algo que só acontece de vez em quando.
Isso porque ser um procrastinador constante só vai te atrapalhar. Você não conseguirá ser produtivo, sempre terá que correr com os prazos, frequentemente ultrapassando as datas limites, ganhará a fama de desorganizado, poderá atrapalhar o trabalho dos colegas e ter sua imagem prejudicada na empresa.
7 – Deixar de se atualizar e ignorar a educação continuada
Para finalizar, nada pode atrapalhar mais seus planos profissionais do que terminar a graduação e nunca mais pensar em estudar.
Como já mencionamos, o mundo está em constante mudança, e isso não é refletido apenas nas tecnologias. Todas as áreas são impactadas por novidades, mudanças de metodologias, tendências e atualizações. Então, se você não correr atrás da educação continuada, você vai ficar para trás, e isso vai acontecer rapidamente.
Sendo assim, para evitar os comportamentos que podem prejudicar sua carreira e se destacar, confira os cursos de pós-graduação presenciais em diversas áreas de conhecimento. Assim, você terá a oportunidade de se atualizar, aprender novos conhecimentos, mergulhar em um tema em particular da sua área e ainda receber o título oficial de profissional especialista.