Se você já sabe da importância das soft skills no ambiente profissional, então você já ouviu falar que ter uma comunicação assertiva no trabalho é fundamental, certo? Afinal de contas, quando as listas de habilidades comportamentais mencionam a “comunicação”, é exatamente disso que elas estão falando.
A comunicação assertiva nada mais é do que a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva, com concisão, confiança, coesão, sem rodeios e sem ser prolixo. Para algumas pessoas, essa é uma competência natural, que elas desenvolveram desde a infância. Contudo, para muitos profissionais, não é nada fácil calibrar a maneira de se comunicar.
Então, para te ajudar a superar essa barreira e adicionar mais uma soft skill ao currículo, trabalhamos na lista abaixo. Ela concentra 7 dicas fundamentais para qualquer profissional que queira melhorar suas habilidades comunicativas. Dessa maneira, você vai saber o que fazer para que suas mensagens sejam repassadas da melhor forma possível.
7 dicas para ter uma comunicação assertiva no trabalho
1 – Aprenda a ouvir antes de falar
Antes de falar, você precisa aprender a ouvir. Por inúmeros motivos, prestar atenção no que estão dizendo, bem como no ambiente, conversas anteriores e o contexto da situação, vai fazer com que você tenha mais clareza na hora de falar.
Afinal de contas, quando você é capaz de absorver a mensagem do outro, fica muito mais fácil de estruturar a sua própria mensagem. Assim, você consegue endereçar as questões anteriores, não repete informações, faz com que a conversa evolua e ajuda a todos a não se perderem ou serem prolixos em todas as situações. De uma reunião a uma troca de e-mails.
2 – Tenha clareza sobre o que precisa comunicar
Ser assertivo passa pela necessidade de ter clareza sobre o que você quer falar. Muitas vezes, ideias surgem em nossas mentes e sentimos uma urgência em comunicá-las, por exemplo, em uma reunião. Porém, não é raro que essa comunicação fique confusa, sem uma linha de raciocínio e um foco.
Por isso, antes de começar a falar, entenda exatamente o que você quer dizer. Com essa transparência, vai ser muito mais simples ser compreendido e mostrar que você domina a habilidade da comunicação.
3 – Monte um roteiro antes de começar a falar
Inclusive, uma ótima maneira de colocar isso em prática é elaborando roteiros antes de falar. Pense na mensagem central, avalie se a sua fala precisará de uma introdução, veja qual a ordem ideal para encadear suas ideias e, no começo, faça testes e treinos.
Dessa maneira, você vai começar a entender melhor a sua forma de comunicação, sempre com o objetivo de ser assertivo, claro e objetivo no trabalho.
4 – Tente antecipar questionamentos e argumentos que podem surgir
Na hora de montar o seu roteiro, leve em consideração tanto as falas anteriores quanto questões relacionadas ao tópico para montar a sua comunicação. Da mesma maneira, já pense nos questionamentos que poderão surgir, tentando ao máximo antecipar as respostas para incluí-las na sua fala inicial.
Assim, você deixa as interações mais objetivas e “direto ao ponto”, reduzindo as chances de ruídos, mal entendidos e conversas intermináveis, que não são produtivas e passam longe do conceito de assertividade.
5 – Escolha os canais adequados para cada tipo de comunicação
Ser assertivo não é apenas uma questão de conseguir ser claro. Essa questão também passa pelos canais que você escolhe para passar as suas mensagens.
Por exemplo, nem tudo precisa ser definido em reuniões, e entender essas nuances para organizar as ideias por e-mail vai passar exatamente a ideia de organização e objetividade que você quer mostrar. Da mesma maneira, existem questões que precisam ser endereçadas em reuniões, e saber identificar essas particularidades é fundamental para uma boa comunicação.
6 – Aprenda a identificar os momentos ideais
Da mesma maneira, cada comunicação precisa acontecer nos momentos certos. E é sua responsabilidade, como profissional, saber identificar quando elas devem ocorrer. Assim, você evita problemas, ganha a atenção de todos, tem menos chances de se frustrar e de ter reações inapropriadas.
Por exemplo, por mais convincentes e reais que sejam os seus argumentos para buscar um aumento, eles não serão levados em consideração em um momento de corte de gastos na companhia. Da mesma maneira, momentos de crise precisam de total foco na situação em questão, e não em pontos “frios” que podem ser tratados quando a poeira baixar.
7 – Seja conciso na sua comunicação
Para finalizar, nada de ser prolixo. Para ser assertivo no trabalho, você precisa de concisão. Ou seja, nada de ficar se prolongando ou repetindo informações que já foram ditas. Organize sua fala para que ela seja focada, deixando clara a sua objetividade e domínio do tema em questão.
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