Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Comunicação verbal e não verbal: quais são as diferenças?

conversa entre duas mulheres para ilustrar texto sobre comunicação verbal e não verbal

Uma das soft skills mais valorizadas pelo mercado é a comunicação, afinal, conseguir transmitir mensagens e interagir de forma harmônica fazem toda a diferença no ambiente de trabalho. Mas você sabia que existem várias formas de se comunicar? Por isso, hoje vamos falar especificamente sobre comunicação verbal e não verbal, duas habilidades que podem impactar sua trajetória profissional.

Mas afinal, o que são soft skills?

Contudo, se você ainda está se perguntando o que são as famosas soft skills, vamos te explicar. Elas são as habilidades emocionais de uma pessoa, ou seja, as competências humanas, que guiam nosso comportamento e forma de agir.

Por mais que o “soft”, que pode ser traduzido para “leve”, dê a impressão que estamos falando de atributos menores, na realidade, essas características têm sido extremamente valorizadas no mercado de trabalho. Afinal de contas, estamos falando de capacidades emocionais, que fazem toda a diferença na construção de uma atmosfera saudável, estratégica e alinhada com os objetivos de negócio da empresa.

Para te ajudar a entender melhor as soft skills, separamos algumas competências comportamentais. As mais procuradas vão variar de acordo com as necessidades de cada mercado e setor, todavia, muitas delas se destacam em qualquer cenário. Por exemplo, sempre será positivo ter resiliência, pensamento crítico, saber liderar, ter aprendizagem ativa, inteligência emocional e saber se comunicar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A importância de saber se comunicar

Em suma, a comunicação é definida como a troca efetiva de informações entre ao menos duas pessoas, e talvez você se pergunte se essa não é uma habilidade inerente de todos os seres humanos. Até porque somos seres sociais que precisam interagir com outras pessoas, todos os dias, para realizar tarefas básicas como fazer compras no mercado, ir ao banco e comparecer a uma entrevista de emprego.

Aprender a se comunicar é, sim, uma habilidade que desenvolvemos no processo de socialização, contudo, nem toda comunicação é boa e eficaz. Enquanto algumas pessoas têm mais facilidade em ser assertiva, construir mensagens, repassá-las de forma adequada e estabelecer pontes, esse processo não é natural para todo mundo, o que pode atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.

Leia também: Como conversar com você mesmo no WhatsApp e usar espaço para anotar ideias

Isso porque, de acordo com o Guia Salarial 2022, da empresa de recrutamento Robert Half, a comunicação é uma das cinco soft skills que serão mais buscadas por recrutadores em 2022. O motivo é justamente a importância de conseguir transmitir mensagens de forma clara e precisa, sabendo se comunicar com as palavras e também sem elas, independente da sua área de atuação, minimizando a ocorrência de ruídos.

Dessa forma, se você quer melhorar suas habilidades comunicativas, um ótimo jeito de iniciar esse aperfeiçoamento é entendendo as diferentes formas como nos comunicamos.

Comunicação verbal e não verbal: quais são as diferenças?

Por mais que muita gente associe a ideia de se comunicar com conversas e outras interações envolvendo palavras, dominar essa habilidade vai muito além disso. A ideia é conseguir passar uma mensagem e estabelecer um canal de comunicação entre pessoas, e para isso, você concorda que as palavras podem não ser o suficiente?

Tudo é capaz de comunicar e passar uma mensagem e, por isso, podemos dividir a comunicação em dois grandes grupos: a verbal e a não verbal. Usamos esses artifícios o tempo todo durante o expediente, e combinados ou não, cada um possui sua importância e papel na construção de um ambiente de trabalho eficiente e harmonioso.

Com isso em vista, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema e delinear as principais diferenças entre essas duas formas de comunicação.

Comunicação verbal

A comunicação verbal é a que acontece por meio de palavras, sejam elas faladas ou escritas. Este texto, por exemplo, é um tipo de comunicação verbal, assim como conversas com seus colegas de trabalho e o conteúdo de um e-mail de feedback, dentre inúmeros outros casos.

Aqui, é importante se atentar para a coerência e coesão das frases e o uso correto de pontuações, na fala e na escrita, para garantir que a mensagem seja passada da melhor forma possível. Isso porque, muitas vezes, uma vírgula pode mudar completamente o sentido de uma expressão. Por exemplo, “Não, quero almoçar” e “não quero almoçar” têm significados opostos, e uma simples vírgula é capaz de alterar toda a interpretação.

Nossa capacidade de articular as palavras também é determinante para expressar ideias de forma clara, garantindo que você vai alcançar seu objetivo na comunicação e demonstrar seu conhecimento técnico. Para isso, o treino é essencial, assim como adquirir repertório e aumentar nosso vocabulário. Desenvolver o hábito de ler, por exemplo, pode te ajudar, assim como praticar apresentações e discursos.

Se comunicar também é sobre saber ouvir

Além disso, o sucesso da comunicação verbal depende da nossa capacidade de ouvir. Lembra que se comunicar é criar pontes entre ao menos duas pessoas? Por isso, é essencial praticar uma escuta ativa e genuinamente prestar atenção no outro para estabelecer uma conversa baseada na troca.

É ouvindo o outro que conseguimos calibrar nosso tom e pensar nas melhores palavras e estruturas para que a mensagem seja compreendida e, por isso, é tão essencial reconhecer, também, os sinais da comunicação não verbal.

Comunicação não verbal

Não podemos cometer o erro de achar que só é comunicação quando há palavras envolvidas – muito pelo contrário. Em diversas situações, o tipo de comunicação que predomina é justamente a não verbal.

Ela é caracterizada pela ausência de palavras e acontece em todo lugar. Nosso jeito de andar, se vestir, cumprimentar colegas de trabalho, o tom de voz, olhares, reações corporais, gestos, expressões faciais, dentre centenas de outras possibilidades, entram na categoria de comunicação não verbal. Já deu para entender como ela é complexa e por que é tão importante, certo?

A expressão “o corpo fala” resume bem o conceito de comunicação não verbal, e ela faz toda a diferença no ambiente de trabalho. As reações do nosso corpo são percebidas pelos outros, da mesma forma que aprendemos a ler nossos colegas de trabalho por meio delas, e esse sistema consegue moldar nossas interações.

Por exemplo, ao perceber que seu chefe franziu a sobrancelha durante uma apresentação, você pode entender que talvez ele tenha dúvidas ou não concorde com a demonstração. Por outro lado, quando você gagueja em um discurso, pode indicar ao público que está nervoso ou inseguro com a situação.

Transmitindo mensagens sem usar palavras

Esses sinais regulam a comunicação, evitam conflitos, nos ajudam a ler o ambiente e também contribuem para a interação entre a equipe. Sabe aquele colega de trabalho que entende tudo o que você quer dizer apenas interpretando um olhar? Esse é um caso clássico de comunicação não verbal, que não precisa de nenhuma palavra para passar a mensagem desejada.

Ser um bom tradutor da linguagem corporal, dentre outras formas de linguagem não verbal, reforça suas habilidades comportamentais e vivências sociais, mas também é preciso ter cuidado ao estar do outro lado. Faça uma autoanálise e reflita: será que seus gestos, aparência e reações estão alinhados com a mensagem que você quer passar? Quanto mais você prestar atenção na forma como se comporta, mais facilmente vai perceber seus pontos fortes e identificar o que precisa ser aprimorado.

Por fim, é importante lembrar que as línguas de sinais também são uma forma não verbal de se comunicar, assim como sinalizações de trânsito e até mesmo invenções mais modernas, como os famosos emojis na internet.

Principais diferenças

E se você gosta de uma tabela para fixar ainda mais o que acabou de aprender, elaboramos uma para relembrar tudo o que foi dito até agora.Tabela comparativa com as frases: Essenciais para um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente. Comunicação verbal: Uso de palavras, Atenção à pontuação, Aprimorada com repertório e treino, Destaca suas habilidades técnicas e Importante ouvir o outro. Comunicação não verbal: Ausência de palavras, Atenção aos sinais do corpo, Aprimorada com vivências sociais, Destaca suas habilidades comportamentais e Importante analisar o comportamento do outro.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre comunicação verbal e não verbal, que tal aproveitar o evento Carreira em Pauta 2022 para aprender mais sobre vida profissional? São palestras 100% online, com foco em realização de metas, tecnologia e educação no futuro, para impulsionar ainda mais a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades