Como conduzir uma entrevista de emprego? 7 dicas

entrevista online para ilustrar texto sobre conduzir uma entrevista de emprego

Você sabe conduzir uma entrevista de emprego? Um processo seletivo bem feito permite avaliar de maneira eficaz as habilidades, experiências e qualificações dos candidatos. É dessa forma que a empresa consegue selecionar os profissionais mais adequados para o cargo e se depara com uma chance menor de fazer contratações inadequadas.

Essas contratações inadequadas representam um risco para a organização. Afinal, podem resultar em custos significativos com treinamento, integração e eventuais despesas legais caso a contratação não dê certo.  

É nesse momento, inclusive, que podemos ver o quanto é crucial contratar pessoas que se alinham com os valores e a visão da empresa para manter e fortalecer a cultura. Vale ressaltar que entrevistas bem conduzidas ajudam a evitar decisões precipitadas, fazendo com que o processo de contratação seja mais eficiente e direcionado.

Importância de uma boa entrevista de emprego  

Mesmo que não haja exatamente uma contratação, o processo seletivo bem conduzido pode desencadear efeitos positivos para a empresa em questão. Isso porque, se tudo correr bem, os candidatos podem recomendar a empresa a outros possíveis profissionais, ou até mesmo se candidatar futuramente.

Vale apontar que a contratação correta tem potencial para levar a um aumento na produtividade e no desempenho da equipe. A proposta de um bom processo seletivo é justamente identificar pessoas com as habilidades necessárias para fazer a diferença na empresa, e que compartilhem dos mesmos valores, ou seja: que se encaixem.

Quando bem estruturada, a entrevista de emprego também é capaz de gerar insights valiosos sobre as tendências do mercado de trabalho, competências em demanda e as expectativas dos candidatos. 

A forma como a organização lida com as entrevistas de emprego reflete diretamente sua cultura e valores. Na prática, isso significa que a abordagem profissional e respeitosa melhora a imagem da empresa tanto para candidatos quanto para o público em geral.

É importante entender, também, que a maneira como os candidatos são tratados durante o processo de entrevista pode afetar as relações futuras com eles. Assim, é extremamente recomendado manter uma abordagem respeitosa e transparente, caso a ideia seja construir relações profissionais duradouras.

Como conduzir uma entrevista de emprego?

Se participar de um processo seletivo já não é uma tarefa fácil, conduzir também não fica muito atrás. O profissional responsável por encontrar um integrante novo para a empresa tem uma grande responsabilidade nas mãos, por isso todo o conhecimento é válido. Com isso em mente, separamos algumas dicas que podem ajudar:

1 – Faça uma boa pesquisa antes

Assim como o candidato deve pesquisar sobre a empresa para saber seus valores e todas as informações pertinentes, cabe ao recrutador fazer uma pesquisa apurada sobre o candidato. Isso permite a elaboração de perguntas mais personalizadas e direcionadas, e contribui muito para o decorrer do processo. Uma boa dica é revisar o currículo e a carta de apresentação do candidato antes da entrevista.

2 – Demonstre interesse

É importante que o candidato demonstre um verdadeiro interesse na entrevista. Seguindo essa linha de raciocínio, também é essencial para um bom processo seletivo que o responsável pelo recrutamento preste muita atenção no que está sendo dito e faça perguntas com base em suas respostas.   

3 – Deixe o candidato confortável

Não há necessidade de deixar o candidato ainda mais nervoso ou colocar pressão na entrevista. Fazer com que a pessoa se sinta à vontade para compartilhar informações pode ajudar a obter respostas mais espontâneas, que não sejam ofuscadas pelo nervosismo.

4 – Não subestime a importância das habilidades técnicas

Avaliar as habilidades técnicas pode ser tão importante quanto compreender o comportamento de um candidato. Dito isso, o processo seletivo pode contar com a condução de avaliações práticas ou testes técnicos para verificar as habilidades específicas necessárias para a função. Assim, o recrutador garante que a pessoa contratada está apta a exercer aquela determinada função.

5 – Apresente os pontos positivos da empresa

A entrevista não é apenas sobre avaliar o candidato, mas também sobre causar uma boa impressão da empresa, descrever a cultura, as oportunidades de crescimento e benefícios. Esses pontos podem fazer a diferença na forma como o possível contratado enxerga o lugar — e caso não aconteça a contratação, essa boa impressão pode resultar na volta do candidato eventualmente.

6 – Permita que o candidato faça perguntas

Separe um momento para que o candidato faça perguntas sobre a empresa, afinal, tudo deve estar bem claro no momento da contratação. Nesse momento, a habilidade de comunicação se mostra fundamental ao recrutador.

7 – Quanto mais conhecimento, melhor

Adquirir conhecimento pode ajudar na hora de conduzir uma entrevista de emprego. Nesse sentido, fazer uma pós-graduação na área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é um grande diferencial, já que garante todo o aprendizado necessário.

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