6 dicas para criar conexão com a liderança direta no trabalho

criar conexão com a liderança direta

Muitas “verdades absolutas” sobre o mercado de trabalho foram transformadas nos últimos anos. Inclusive, inúmeras delas estão relacionadas com a figura dos gestores no ambiente organizacional. Se anos atrás eles eram vistos como figuras quase intocáveis, em uma hierarquia rígida, hoje em dia o cenário é bem diferente. Por isso, vale a pena criar conexão com a liderança direta.

Inclusive, essa possibilidade já está presente em muitos relacionamentos profissionais, sabia? Atualmente, temos uma situação bastante interessante, que foi traduzida em números por uma pesquisa brasileira publicada recentemente.

De acordo com um estudo da The School of Life, realizado junto da Robert Half, cerca de 65% dos profissionais entrevistados revelaram se sentirem próximos de seus líderes diretos. Por outro lado, mais de 17% dos participantes disseram que não têm uma relação forte com a liderança, mas que isso não faz nenhuma diferença no cotidiano profissional.

Contudo, quase 19% explicou não sentir uma conexão com a gestão, e que isso afeta o desempenho, o engajamento e a motivação no trabalho.

Assim, fica claro que alguns profissionais ainda têm dificuldade para estreitar o relacionamento com suas lideranças, e gostariam de conseguir fazer isso para ter uma melhor vida organizacional..

Nesse sentido, nós sabemos que essa não é uma tarefa simples, especialmente para quem está acostumado com outra dinâmica de trabalho, é mais introvertido e tímido. Porém, é possível mudar esse cenário com atitudes certeiras. Para descobrir algumas delas, continue lendo o texto e veja como você conseguirá se aproximar de seus líderes diretos.

Conexão com a liderança direta: 6 maneiras de conseguir

1 – Preste atenção na personalidade do seu gestor

Como em qualquer outro relacionamento, estabelecer uma conexão entre duas pessoas envolve identificação, empatia, alinhamentos e combinações. E isso tudo só acontece quando você se dispõe a conhecer o outro lado dessa equação.

No trabalho, a dinâmica é a mesma. Para se aproximar do seu gestor, comece prestando atenção nele. Capte como ele expressa sua personalidade, perceba seus gostos, entenda seu estilo de trabalho e tenha interesse em montar cada peça desse ‘quebra-cabeça’.

2 – Escute-o de forma genuína e interessada

Inclusive, uma excelente maneira de conhecer cada vez mais seu gestor, com o objetivo de se aproximar dele, é exercitar a escuta ativa. De forma genuína e interessada, estar atento ao que ele diz, seja no âmbito profissional ou em momentos mais informais, vai te ajudar a estreitar os laços.

Afinal, você vai criar cada vez mais empatia e conhecê-lo, tendo insumos para puxar assuntos, expressar afinidades e ter conversas agradáveis ao longo dos dias de trabalho.

3 – Não tenha medo de demonstrar vulnerabilidades

Contudo, relacionamentos não podem ser unilaterais, certo? Para que a conexão aconteça, a liderança também precisa te conhecer. E uma boa forma de fazer isso é “baixando a guarda”, algo nem sempre muito incentivado nos ambientes corporativos.

Ao demonstrar suas vulnerabilidades de forma estratégica, você deixa claro ao líder que não é um profissional soberba, que tem sentimentos de superioridade em relação aos outros colegas e até mesmo em relação à liderança. Essa humildade também vai ajudar na aproximação, afinal de contas, a liderança saberá melhor como te orientar profissionalmente, gerando conexões entre vocês dois.

4 – Acione seu líder para tirar dúvidas e pedir aconselhamentos, mas o ajude também

Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, não tenha medo de tirar dúvidas e pedir conselhos e direcionamentos para o gestor. De forma comedida e apropriada, esses momentos vão além das interações superficiais do trabalho.

Assim, seu líder pode se aproximar de você em um nível mais aprofundado, compreendendo sua trajetória profissional, anseios, medos, inseguranças e planos para o futuro.

5 – Mostre todo o seu comprometimento com o trabalho

Todavia, lembre-se que tomar cuidado com a frequência desses pedidos. No fim das contas, as lideranças gostam de colaboradores que são comprometidos com o trabalho. Ou seja, profissionais que cumprem com os combinados, entregam suas demandas, seguem as regras e normas sociais do mundo organizacional e querem crescer na carreira e na empresa em questão.

Então, em poucas palavras, entregue o seu trabalho. Faça o que você foi contratado para realizar e veja a simpatia da liderança surgir de forma quase espontânea.

6 – Exceda as expectativas profissionais

Para finalizar, mostre que o seu comprometimento é genuíno e focado em resultados. Quanto mais você exceder as expectativas profissionais, mais o seu gestor vai confiar em você e se aproximar. Já que, agora, ele sabe que você é um colaborador altamente valioso e que vai proporcionar bons momentos e mudanças no ambiente de trabalho.

Agora que você já sabe o que fazer para criar conexão com a liderança direta, que tal entender ainda mais das relações humanas? Para isso, você pode fazer uma pós-graduação intensiva em Psicologia Positiva e se tornar especialista no tema. Nós garantimos que o seu líder também vai gostar da sua movimentação e comprometimento com a carreira.

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