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Mercado de Trabalho

Como conquistar a confiança do cliente? Veja estas 6 dicas

Uma das coisas mais importantes no mundo corporativo é conquistar a confiança do cliente. No entanto, isso pode não ser uma tarefa fácil, já que exige uma série de atitudes na empresa. E para que alguém confie no seu produto ou nos seus serviços, é importante ser transparente.

A primeira coisa em que se precisa investir para obter a confiança de alguém é na transparência. Ninguém vai confiar em algo que parece manipulado. Nesse ponto, é preciso confiar nos próprios clientes a ponto de entregar essa transparência sem medo.

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Os passos rumo à confiança não são simples, mas compensam: quando se tem o cliente ao seu lado, é mais fácil gerenciar crises e ter um público mais fiel. 

Como conquistar a confiança do cliente?

Levando em consideração a relevância de ser uma empresa confiável, na qual o cliente acredita com veemência, separamos algumas atitudes que podem desencadear esse efeito tão positivo para a organização: 

1 – Invista na qualidade

É preciso entender que o cliente é inteligente: ele sabe exatamente quando um serviço ou produto tem a sua qualidade. Por isso, para que o público confie no que você pretende vender, é imprescindível investir em bons materiais, para que assim possa entregar algo de alto nível.

De repente, a ideia do seu produto e do seu serviço pode ser o preço baixo, e não a qualidade superior em relação à concorrência. No entanto, ainda assim você deve entregar o máximo que conseguir, e ser honesto com o cliente em relação ao potencial de seu produto. 

2 – Não tente enganar seu cliente

Aqui entra também a importância da transparência. Uma vez que você tentar enganar o cliente de alguma maneira, mentir acerca de resultados, de informações sobre os produtos ou serviços, etc, a confiança acaba. E mais difícil do que conquistar a confiança do público é reconquistar tudo de novo.

Uma ideia para que não se engane o cliente é prometer apenas o que está a seu alcance, ou seja, o que você sabe que pode cumprir. Se você não tem certeza de que vai chegar a um determinado resultado, não faça promessas vazias, porque uma hora esse resultado vai chegar, querendo ou não.

3 – Tenha ética

A ética é importante na hora de se estabelecer uma boa relação com o cliente. Ninguém vai se entregar a uma empresa de ética e valores questionáveis. Portanto, vale a pena deixar claro quais são os ideais por trás da organização. Uma ideia é colocar no site da sua empresa, por exemplo, onde o público possa ver.

4 – Respeite a concorrência

Sabemos que o mercado é acirrado, e você quer, acima de tudo, conquistar o cliente para a sua empresa. No entanto, é preciso ter respeito em relação à sua concorrência. Com isso, atacar o concorrente pode gerar resultados negativos. 

Você consegue destacar os pontos positivos de seus produtos ou serviços e apresentar diferenciais em relação a outros semelhantes no mercado sem precisar atacar diretamente um concorrente. 

5 – Permita feedbacks

Uma dica é estabelecer um canal entre você e o cliente, de forma que ele possa dar feedbacks e manifestar suas opiniões acerca do que está sendo oferecido. Em outras palavras, é importante investir em uma comunicação bidirecional.

A comunicação bidirecional consiste em uma via de mão dupla, ou seja, baseada na interação entre duas partes, em que locutor e ouvinte participam simultaneamente. Inúmeras empresas vêm apostando em uma relação mais direta com o seu público, o que pode ser um recurso inteligente, uma vez que quanto mais você conhecer o seu cliente, melhor conseguirá montar as estratégias para engajar e torná-lo fiel.

O consumidor gosta de ser ouvido e de sentir que é notado pela empresa. Portanto, quando existe essa interação (e principalmente quando ele é respondido pela marca), são maiores as chances de gerar um feedback positivo.

Embora isso também possa se refletir de maneira negativa, uma vez que não se tem a garantia de que as mensagens feitas pelos clientes serão positivas para a sua marca, os resultados tendem a ser positivos. 

No entanto, é preciso entender que mesmo não optando por seguir com esse tipo de comunicação, a sua empresa já está sujeita a receber os feedbacks nas redes sociais. Os usuários já não precisam mais de um intermediário, e podem expor suas opiniões em grupos ou em seus próprios perfis.  

6 – Selecione bem os seus parceiros

Uma empresa sempre precisa pensar muito bem nas parcerias, que embora sejam importantes para alavancar o negócio, também podem resultar em impactos negativos, uma vez que os parceiros lidam com seus próprios valores, suas próprias crises, etc. 

O seu parceiro também pode não ser honesto com você/com os clientes, e entregar algo de qualidade inferior. Por isso, saber como selecioná-lo é essencial. Procure as melhores referências, assim você preserva a confiança do cliente.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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