Desenvolver confiança profissional pode ser um desafio em um mercado competitivo. Os processos se alteram rapidamente e a tecnologia avança fazendo com que os profissionais precisem se atualizar constantemente.
Porém, para se destacar na carreira e seguir evoluindo, é necessário acreditar no próprio trabalho e desenvolver autoconfiança. Esse processo pode não ser simples, mas deve ser praticado para que cada um seja capaz de ver valor naquilo que faz e consiga melhorar sua performance.
Importância da confiança profissional
Criar confiança profissional traz benefícios que estão relacionados ao desenvolvimento na carreira. É uma característica comportamental que ajudará os profissionais a aprimorarem suas habilidades, melhorarem seu desempenho e alcançarem seus objetivos profissionais. Confira as principais vantagens de desenvolver essa competência:
Melhor desempenho
Quando um profissional não se sente confiante e não acredita que está contribuindo para a empresa, ele pode acabar se frustrando, aumentando a procrastinação e se autossabota, perdendo a oportunidade de se destacar, conseguir promoções ou ter suas sugestões aplicadas nos projetos.
A falta de confiança tem efeito direto no desempenho e e a organização não consegue enxergar seu potencial.
Bônus e promoções
Sem um bom desempenho, não é possível competir por bônus nem estar no radar dos gestores para possíveis promoções. Mesmo quem não busca cargos de liderança quer ter a oportunidade de evoluir profissionalmente, seja com novos clientes, seja com projetos que o estimulem, ou outros desafios que permitirão desenvolver e mostrar outras habilidades.
Mas sem a confiança necessária para se colocar à disposição para novos desafios, essa evolução fica comprometida.
Inteligência emocional
É comum que as pressões profissionais abalem as pessoas, e sem a confiança necessária para progredir no trabalho, é possível ficar mais suscetível a desgastes emocionais. Claro que um ambiente saudável de trabalho não deveria ser desgastante, mas mesmo inserido em um bom clima organizacional é possível ter dificuldade em controlar as emoções.
Isso impede que o profissional tenha uma resposta racional ágil via um imprevisto e não tenha habilidade para lidar com problemas e propor soluções.
Menos estresse
Quando uma pessoa não tem confiança no que faz, é comum que foque somente em seus pontos negativos e acredite que está sempre fazendo a coisa errada. Isso gera um desgaste emocional que leva ao estresse elevado. Ao manter uma mentalidade mais positiva, o profissional evita esses sentimentos e consegue se concentrar e trabalhar com foco.
Como desenvolver confiança profissional
Como falamos, ser confiante é um processo, e pode ser alcançado aos poucos, com pequenas mudanças na mentalidade e no dia a dia. Algumas pessoas ainda enfrentam a timidez, ou tem que lidar com ambientes hostis que dificultam esse progresso, mas com o nosso passo a passo será mais fácil.
1 – Conheça seus pontos fortes
Antes de mais nada, é preciso se conhecer. Por isso, avalie as coisas que faz no dia a dia, e descubra quais são seus pontos fortes. Pode ser que você seja rápido ao realizar tarefas, tenha facilidade para fazer relatórios ou entenda bem o público da sua empresa na hora de desenvolver estratégias de rede sociais. Independente do que for, você tem habilidades para se destacar.
Da mesma forma, seja honesto consigo mesmo e veja quais os pontos que sabe que precisam de melhoria. Talvez ainda não esteja familiarizado com alguma ferramenta e leve muito tempo para executar uma tarefa ou tenha dificuldade para se comunicar com os clientes. Seja o que for, esteja consciente do que tem de bom para oferecer e o que pode aperfeiçoar.
2 – Melhore a comunicação
Poucos cargos exigem pouca ou nenhuma comunicação, portanto essa é uma habilidade essencial. Permite atender melhor aos clientes, trocar informações de maneira clara com os gestores e estreitar a relação com os colegas. Isso tornará mais fácil compartilhar suas opiniões e sugestões e se fazer ouvido.
Também é importante entender que nem todas as ideias serão acatadas e nem todos precisam concordar com o que pensa, mas saber se comunicar de maneira eficiente trará mais confiança para expor seu trabalho.
3 – Trabalhe a linguagem corporal
Confiança, muitas vezes, tem a ver com a maneira como nos portamos. É comum ver em vendedores, por exemplo, um perfil expansivo e sociável. Saber falar bem e ser ouvido faz parte desse cargo, e está relacionado a confiança.
Portanto, trabalhar a linguagem corporal permite entrar em um ambiente com a cabeça erguida e se fazer notar. Isso também está presente na maneira como nos expressamos, como o tom de voz e o uso de palavras afirmativas.
4 – Saia da zona de conforto
Mudar algumas atitudes implica em sair da zona de conforto e isso pode ser difícil para muitas pessoas. Isso, porém, não significa mudar sua personalidade ou se colocar em situações que o deixe desconfortável. Mas sim buscar novos ambientes ou o contato com pessoas fora de seu convívio habitual, que poderão trazer inspiração e uma nova visão.
Isso pode acontecer, por exemplo, com os estudos. Ao fazer uma especialização, como uma pós-graduação EAD 6 meses, além de adquirir novas habilidades técnicas, é possível trabalhar as questões acima como comunicação e trabalhar para fortalecer os pontos fracos. Além de ver o valor que tem na carreira, ainda adquire confiança profissional ao ampliar o conhecimento.