Conteúdo evergreen: o que é, como fazer e vantagens

conteúdo evergreen

O mundo do marketing digital e do marketing de conteúdo conta com diversas palavras e expressões específicas, não é mesmo? Uma delas é o conteúdo evergreen, que denomina um tipo muito peculiar de material desenvolvido pelas marcas para o mundo digital.

Todavia, o que exatamente o termo significa? Por combinar uma palavra em português e outra em inglês, pode ser um pouco mais complicado entender a sua definição, bem como compreender sua importância e como desenvolver esse tipo de conteúdo.

Então, para te ajudar a tirar todas as dúvidas e entender por que os conteúdos evergreen podem ser valiosos, elaboramos o artigo de hoje. Abaixo, você vai encontrar tudo o que precisa para decifrar de uma vez por todas essa estratégia, e começar a colocá-la em prática agora mesmo.

O que é conteúdo evergreen?

Vamos começar dissecando a expressão. O inglês “evergreen” pode ser traduzido literalmente para “sempre verde”. Contudo, o seu significado não é tão literal assim. Quando falamos que algo é “evergreen”, queremos deixar claro que ele é duradouro e não envelhece. Ou seja, que ele é perene.

Sendo assim, os conteúdos evergreen são aqueles que duram bastante, e não fazem parte de uma tendência passageira. O resultado? Eles permanecem relevantes por anos e anos, sendo verdadeiramente atemporais e úteis de forma permanente.

Por exemplo, se você buscar tutoriais de como fazer arroz em plataformas de busca, poderá encontrar resultados publicados ontem ou há 10 anos. Porém, como a maneira ideal para cozinhar arroz não foi substancialmente modificada na última década, o conteúdo não terá diferenças bruscas, sendo indiferente a data da publicação para a relevância do material.

Essa característica faz com que eles sejam bastante usados em estratégias de produção de conteúdo web, com foco em SEO. A constante relevância do material traz uma série de benefícios para a marca que opta por utilizá-la, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Quais são as suas vantagens?

1 – Relevância constante ao longo do tempo

Como já mencionamos, a relevância dos conteúdos perenes é constante. Ela não vai mudar da noite para o dia, ou ao longo de poucos anos, o que faz com que o seu material seja importante e atraia buscas por bastante tempo.

2 – Baixo investimento para a sua manutenção

Desenvolver bons conteúdos evergreen pode ser trabalhoso em um primeiro momento. Contudo, como as informações pouco mudarão ao longo dos anos, esse investimento será certeiro.

Com ele, você não terá que fazer grandes manutenções com o decorrer do tempo, facilitando o dia a dia dos profissionais do departamento e adicionando otimização ao trabalho.

3 – Atração de tráfego orgânico para o site

Publicar blogposts evergreen em seu site ou blog é uma maneira valiosa de atrair tráfego orgânico para a plataforma. Com um bom texto e otimização para plataformas de buscas, o famoso SEO, você tem a chance de chamar a atenção de seu público-alvo, aumentando as visualizações no site e as possibilidades de conversão.

4 – Construção de autoridade online

Todavia, as conversões não são o único benefício dessa estratégia. Ao escolher temas fundamentais ao negócio, e que fazem sentido para seus stakeholders, você pode aproveitar a construção de materiais evergreen para construir a sua autoridade online.

Ao se posicionar como referência na área, você aumenta a confiança na marca e deixa claro que entende do que está falando. Isso é uma estratégia de longo prazo para proteger a reputação e fazer com que os clientes e consumidores te vejam como uma verdadeira autoridade, o que conta muitos pontos na hora da decisão de compra.

5 – Segmentação de leads

Sabia que também é possível segmentar leads com conteúdos perenes? Como eles atraem públicos específicos, você pode usar essas informações para, no futuro, nutrir leads em campanhas de maneira estratégica e direcionada.

Como produzir conteúdos evergreen?

Agora que você já sabe por que vale a pena investir no evergreen, que tal descobrir como fazer isso? Abaixo, você encontrará três passos simples e rápidos para definir o desenvolvimento dos materiais, sem segredos e enrolações.

1 – Selecione temas estratégicos para o negócio

O primeiro passo é entender quais são os temas estratégicos para o negócio. Apesar de existirem milhares de possibilidades de assuntos para tratar em materiais perenes, nem todos eles farão sentido para a sua marca.

Então, faça o mapeamento desses tópicos, usando a ajuda de ferramentas como o Google Trends, e já aproveite para escolher algumas palavras-chave.

Com plataformas diversas, como o Google Keyword Planner, Übersuggest, SEMRush e Moz, dentre outras, você pode consultar as melhores opções para seus temas, compreendendo como as pessoas costumam buscar pelo assunto nos sites de procura.

2 – Escolha o formato ideal

Já sabe o assunto e a palavra-chave? Então chegou o momento de definir o formato para o material. Você pode produzir vídeos, infográficos e textos em modelos diversos. Eles incluem listas, FAQs, tutoriais, guias e muitas outras opções. O mundo do marketing de conteúdo é diverso, então aproveite para explorar todas as suas oportunidades aqui.

3 – Desenvolva o texto com um bom SEO

Finalmente, trabalhe o texto do seu material. Caso o objetivo seja o ranqueamento em sites de buscas, como o Google, não se esqueça de usar técnicas de SEO para garantir um bom ranqueamento.

Assim, você vai atingir o seu público com mais facilidade e estratégia, chegando exatamente às pessoas que precisam do seu conteúdo e vão guardar o seu nome para oportunidades futuras.

Entendeu por que o conteúdo evergreen é essencial na estratégia de marketing digital das marcas? Então você já pode começar a pensar no seu próximo passo para se tornar um profissional ainda mais completo. Para se destacar na Comunicação e no Marketing, invista em uma pós-graduação Unopar e veja a sua carreira decolar em tempo recorde.

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