Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como controlar os pensamentos em 6 passos: veja aqui

mulher com mão no rosto para ilustrar texto sobre como controlar os pensamentos

Aprender como controlar os pensamentos pode ajudar não apenas durante a sua carreira, mas também na vida pessoal. Acontece que uma pessoa com a mente clara e equilibrada é capaz de solucionar os problemas de maneira mais prática, sem desestabilizar com os obstáculos que surgem inevitavelmente no cotidiano. Confira, abaixo, algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

É inevitável que nossa mente trabalhe a todo o tempo com preocupações do presente e projeções das possibilidades que permeiam o futuro. No entanto, é preciso entender que é justamente a partir dessas projeções que surge a ansiedade — uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações, mas que alguns vivenciam de forma mais intensa.

Deixar que os pensamentos o dominem representa um passo rumo à desorganização mental, ou seja, você passa a não conseguir encarar a situação em pleno raciocínio, algo que acaba dificultando as decisões. Quanto mais cedo aprender a lidar com esses pensamentos, melhor.

Pensamentos ansiosos

Segundo o Ministério da Saúde, a ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. É possível ter pensamentos ansiosos na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente. Quando se torna um transtorno, a ansiedade acompanha sintomas mais intensos do que o normal do dia a dia.

Isso inclui preocupações, tensões ou medos exagerados, em que a pessoa não consegue relaxar. Ou, ainda, uma sensação contínua de que um desastre iminente, preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho, além de:

  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.
Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como controlar os pensamentos?

Mas em casos que não sejam tão extremos, algumas dicas podem ajudar a alcançar um certo controle sobre os pensamentos:

1 – Pratique meditação

Uma das atividades capazes de ajudar no controle de pensamentos é a meditação. Trata-se de uma prática de regulação do corpo e da mente que treina a focalização da atenção, para alcançar tranquilidade, concentração, redução de estresse e ansiedade. 

Algumas técnicas de meditação consistem em mindfulness, em que simplesmente se deixa qualquer pensamento vir, sem se aprofundar, analisar ou julgar nenhum, e a concentrativa, que se caracteriza pela atenção direcionada a um único objeto, interno ou externo, ignorando qualquer estímulo do ambiente.

2 – Desconecte-se das redes sociais

As redes sociais estão cheias de informações e são imediatistas e instantâneas. Por isso, para retomar a posse de seus pensamentos e recuperar a calma, é importante se desconectar por um tempo. Quanto mais você conseguir estabelecer esse intervalo na sua rotina, desprovido de qualquer rede social, melhor para a ansiedade.  

3 – Escreva seus pensamentos

A ansiedade pode se manifestar fisicamente de diversas maneiras, e um método para se acalmar e reorganizar os pensamentos é justamente colocá-los no papel. Escreva o que está sentindo e o que está pensando, assim consegue ver “de fora” as coisas que estão tomando conta da sua mente. Ler pode ajudar a perceber se a sua preocupação é pertinente, ou se é algo desnecessário.

4 – Pratique alguma atividade que distraia

Se puder estabelecer um intervalo no seu dia, é o momento ideal para se distrair de todos os problemas e buscar uma atividade relaxante ou estimulante. Atividades físicas ou artísticas, por exemplo, podem ajudar a se livrar dos pensamentos e se expressar de alguma forma.

5 – Faça uma coisa de cada vez

Parte da ansiedade surge quando você se depara com um turbilhão de problemas para resolver ao mesmo tempo. O aglomerado de questões assusta, e uma dica é encarar cada uma delas separadamente. Concentre-se em solucionar um problema por vez, começando do mais simples. Enquanto estiver resolvendo um, não pense no outro.

6 – Controle o tempo por meio de metas e anotações

O tempo também pode ser um verdadeiro inimigo quando o assunto é conter a ansiedade e controlar os pensamentos. Um método para aproveitá-lo bem e virar a situação a seu favor é anotar tudo o que deve ser feito e calcular o tempo que você tem para a realização dessas tarefas.

Além disso, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo ajuda a ter esse controle. Plataformas como o Trello, por exemplo, em que se pode distribuir as tarefas em colunas diferentes, são ideais para deixar tudo bem estabelecido e organizado (o que reflete nos seus pensamentos, deixando-os também em ordem).

Continuar os estudos também pode ser uma técnica de como controlar os pensamentos. Dito isso, vale buscar uma pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades