Como se tornar coordenador de Marketing: salário e mais

coordenador de marketing

Um coordenador de marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de um negócio, liderando equipes e criando estratégias publicitárias que atendam aos objetivos da organização.

Entretanto, o caminho a ser percorrido até chegar a uma posição de coordenador nem sempre é conhecido pelos profissionais de marketing, tornando-se um desafio de carreira.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar de inúmeras vagas exigirem uma graduação, certificações e, até mesmo, uma pós-graduação na área, há diversas outras habilidades que são levadas em consideração na hora da contratação.

Confira agora como se tornar um coordenador de marketing, suas responsabilidades, atribuições, e salário médio no Brasil.

O que um coordenador de marketing faz?

Antes de analisarmos as etapas a serem seguidas para se tornar um coordenador de marketing, é fundamental definirmos exatamente o que esse profissional faz.

Embora as funções variem de acordo com a organização e o setor, um coordenador de marketing é responsável pela administração e gerenciamento de táticas publicitárias, visando o crescimento da empresa.

Além disso, esses profissionais também estão envolvidos em pesquisas de mercado e análises de tendências voltadas para suas indústrias de atuação.

Algumas atividades de um coordenador de marketing incluem:

  • A pesquisa e execução de táticas de publicidade online, como e-mail marketing, marketing de mídias sociais e Search Engine Optimization (SEO);
  • A pesquisa e execução de táticas de publicidade offline, como peças impressas, rádio e TV;
  • Coordenação de reuniões entre os colaboradores, diretores e clientes;
  • A criação e manutenção de campanhas criativas;
  • Análises de relatórios de performance.

Qual o salário médio de um coordenador de marketing?

Atualmente, o salário médio de um coordenador de marketing, no Brasil, é de R$ 7.750.

Entretanto, esse valor pode variar de acordo com a senioridade da vaga, iniciando em R$ 901,00 no nível de estágio e chegando a até R$ 48.000,00 em níveis seniores.

De qualquer forma, os salários estão sujeitos a oscilações diversas devido a fatores externos, como localização, modalidade de atuação, origem da empresa, entre outros.

Como se tornar um coordenador de marketing

Tornar-se um coordenador de marketing exige não somente uma educação de qualidade, com certificações e especializações na área, como, também, um amplo conjunto de habilidades específicas.

Confira abaixo 6 etapas necessárias para atuar como coordenador de marketing.

1 – Obtenha um diploma de graduação

O primeiro passo para se tornar um coordenador de marketing é obter um diploma de graduação. 

Embora o curso de Marketing seja o mais recomendado para quem deseja atuar como coordenador, ele não é a única opção. 

Graduações em Gestão de Negócios ou Comunicação também são boas escolhas, pois concentram-se em habilidades importantes à carreira de marketing e pertinentes ao mercado de trabalho.

2 – Adquira habilidades técnicas

Fazer cursos ou obter certificações em habilidades específicas de marketing pode auxiliar a alavancar a carreira como coordenador na área.

Algumas hard skills que podem ser aprendidas através de certificações ou cursos livres, por exemplo, incluem:

  • SEO;
  • Marketing Digital;
  • Social Media;
  • Growth Marketing;
  • E-commerce;
  • Copywriting;
  • UX – Experiência do Usuário.

Após aprofundar-se em alguma área específica dentro do marketing, é possível alcançar melhores oportunidades profissionais no mercado de trabalho, além de destacar-se entre outros candidatos durante processos seletivos.

3 – Ganhe experiência no mercado de marketing

Antes de assumir a coordenação de marketing, é provável que o cargo exija experiências prévias na área, em níveis mais iniciantes. 

Alguns cargos plenos incluem Especialista em Marketing, Analista de Marketing ou Executivo de Vendas. 

Após ganhar experiência nessas funções, o profissional terá um melhor entendimento das funções de um coordenador de marketing, podendo exercer suas atividades com mais agilidade e eficácia.

4 – Invista em uma pós-graduação

Um certificado de especialização superior é ideal para ajudar os profissionais a se destacarem. 

Cursar uma pós-graduação oferece uma compreensão mais ampla de finanças, liderança, recursos humanos, habilidades técnicas e habilidades interpessoais

Se você ainda não sabe onde iniciar sua especialização em Marketing, dê uma conferida nos cursos da Anhanguera EAD!

5 – Aperfeiçoe seu currículo

Depois de adquirir experiências, habilidades e certificados em Marketing, é hora de aprimorar o currículo.

Pesquise e analise os cargos disponíveis na área de coordenação para descobrir quais as principais competências buscadas pelas empresas.

Após isso, defina quais qualificações correspondem aos requisitos das vagas e deixe-as em destaque no CV.

Um currículo bem formulado, organizado e intuitivo é fundamental na hora de chamar a atenção dos recrutadores e empregadores.

6 – Candidate-se para cargos de Coordenador de Marketing

Com as qualificações em dia e um currículo atualizado em mãos, o próximo passo é começar a candidatar-se às vagas de coordenador de marketing.

Durante esse processo, é fundamental definir exatamente que tipo de vaga está buscando e para qual indústria gostaria de trabalhar.

Agora que você sabe os passos necessários para seguir carreira na coordenação de marketing, que tal investir em cursos e especializações para melhorar suas chances de garantir uma boa vaga?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!