Como ter cordialidade no trabalho? Qual a importância? Saiba!

equipe para ilustrar texto sobre cordialidade no trabalho

Ter uma boa convivência com seus colegas de escritório é algo fundamental para conseguir produzir com qualidade e manter um bom ritmo de produtividade. Por este motivo, prezar pela cordialidade no trabalho é de extrema importância.

E ser cordial vai além de dar “bom dia” sempre ao chegar no escritório e oferecer ajuda quando um colega necessita de ajuda. A cordialidade é uma boa prática que preza por ter um relacionamento respeitoso e acolhedor com os profissionais que trabalham ao seu redor, tornando o ambiente saudável para todos. 

Neste artigo, você vai entender melhor qual é a importância da cordialidade no ambiente de trabalho e algumas formas de agir mais cordialmente com seus colegas!

A importância da cordialidade no trabalho

Imagina o quão desconfortável é passar boa parte do seu dia em um lugar onde você não se sente confortável, não tem vontade de produzir e possui inimizade com pessoas que vão passar várias horas, todos os dias, no mesmo ambiente que você.

É para evitar situações como essa que a cordialidade é uma ferramenta essencial. Agindo cordialmente, você consegue conquistar o carisma das pessoas ao seu redor e construir uma relação de respeito e confiança mútua, o que irá gerar mais harmonia no ambiente profissional e facilitar o trabalho coletivo. 

Quando você é cordial com seus colegas, eles se sentirão mais confortáveis de trabalhar com você, oferecer e pedir auxílio diante de um desafio, dar feedbacks sobre como estão sendo desenvolvidos os processos no projeto. Isso além de outras situações que envolvem relacionamento interpessoal e apresentarão resultados melhores se você agir cordialmente. 

Ser cordial ajuda até mesmo no momento de pedir um aumento ou discutir uma promoção no trabalho com seus gestores. Isso porque você terá mais facilidade de negociar com pessoas que possuem apreço por você, aumentando suas chances de sucesso. 

Além de que todo grande líder é, além de carismático, muito cordial com sua equipe. Gerenciar pessoas exige paciência e respeito acima de tudo, para que você consiga ser ouvido e respeitado pelo seu time. Você dificilmente conseguirá gerir com qualidade se não conquistar essa confiança dos seus gerenciados e empregadores. 

5 dicas para ser mais cordial no trabalho

1 – Nunca passe por alguém sem cumprimentá-la

Sabemos que, com a correria do dia a dia, algumas vezes podemos cometer pequenos deslizes com nossos colegas. Procure se atentar para sempre fazer uma saudação amistosa, mesmo que rápida, não só aos seus colegas de trabalho como também outros profissionais que não estão necessariamente ligados a você, como porteiros, secretárias e seguranças. 

Ter essa relação de proximidade e educação com as pessoas que trabalham com você, além de te tornar uma pessoa querida pelos colegas, ajuda a construir um clima harmonioso no ambiente de trabalho, proporcionando mais produtividade. 

2 – Corrija seus colegas com respeito e delicadeza

No trabalho em conjunto com outros profissionais, é comum a gente se deparar com erros cometidos por outros profissionais, que podem até não interferir negativamente no resultado final, mas atrapalham o bom desenvolvimento do projeto. 

Nesses casos, é importante que você converse com o colega de forma privada, porém de forma educada e respeitosa para não dar a impressão que você se sente superior a ele, ou esteja duvidando da sua capacidade profissional.

Procure fazer essas correções por meio de conselhos, apontando formas do profissional alcançar um desempenho melhor ao invés de ficar listando os erros um a um. Assim, você apresenta uma solução ao invés de ficar apenas comentando sobre os pontos negativos de um colega.

Outra saída é comentar sobre a situação que você reparou que a pessoa cometeu um deslize e explicar como aquilo pode atrapalhá-la profissionalmente. Por exemplo: se você notar que o profissional atrasa as entregas, diga que o gestor pode se incomodar com essa atitude.

3 – Saiba dar bons feedbacks

Entregar feedbacks constantes para seus colegas é uma forma de ajudá-los a se desenvolver profissionalmente e ajustar deslizes que eles possam vir a cometer na realização das suas atividades. 

Mas, para entregar um bom feedback, você precisa ter muito cuidado para não tecer uma crítica ao invés de uma devolutiva focando no crescimento do profissional. Uma expressão mal colocada ou entonação errada pode criar um atrito desnecessário com o colega e te colocar em uma saia justa. 

Para evitar esta situação, tente começar suas colocações com um elogio ao profissional ou apontando uma vitória recente dele no projeto, para evidenciar que seu objetivo é ajudar.

Apresente as correções, se elas forem necessárias, com calma e descrevendo detalhadamente o que você aconselha ser modificado, tomando muito cuidado para não dar a entender que é falta de capacidade do seu colega, mas sim ajustes necessários. 

4 – Não tome decisões sem ouvir os profissionais envolvidos no projeto

Todo projeto engloba um time de profissionais para executá-los, e é bem comum que algumas decisões individuais interfiram no trabalho do grupo ou de alguns outros colegas.

Tendo isso em mente, nunca tome uma decisão sozinho se você sabe que o trabalho de outras pessoas será afetado por ela. Além de ser desrespeitoso com a dedicação dos colegas ao projeto, tal atitude demonstra individualismo e gera atrito na relação de confiança que os profissionais irão construir com você. 

O ideal é que toda decisão que afeta o projeto como um todo precisa ser tomada durante a reunião do time, de preferência com o consentimento de todos, para que ninguém se sinta deslocado ou desprivilegiado na execução do trabalho. 

5 – Seja acolhedor

Por mais que o trabalho exija uma postura profissional de todos, é necessário agir com respeito com seus colegas, principalmente se eles estiverem encontrando dificuldades ou passando por uma fase desafiadora. 

Por este motivo, seja acolhedor sempre que um colega estiver precisando de ajuda. Ofereça auxílio se perceber que ele está com dificuldade em alguma tarefa, explique a execução das atividades mais de uma vez se for necessário e se ofereça para ouvi-lo se sentir que ele precisa de aconselhamento. 

Muitas vezes, o profissional pode estar enfrentando um problema pessoal, algo que nem está relacionado ao trabalho, mas só de ser ouvido ele já se sentirá melhor. A depender do caso, aconselhe o colega a procurar a liderança para conseguir uma ajuda melhor e mais eficiente na solução do problema. 

Agora que você já sabe como ter cordialidade no trabalho e a sua importância, que tal aprender os caminhos para o desenvolvimento profissional? Fazendo uma pós-graduação EAD você deixa seu currículo mais forte e se destaca no mercado de trabalho!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!