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Carreira em Pauta

Como crescer na empresa que trabalho? A gente explica!

mulher feliz para ilustrar texto sobre como crescer na empresa que trabalho

Se você está se perguntando “como crescer na empresa que trabalho”, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Se você está lendo este artigo agora, significa que já está dando o primeiro passo.

Embora destacar-se profissionalmente possa ser desafiador, também está longe de ser impossível. Existem boas estratégias e hábitos que você pode adotar para brilhar cada vez mais dentro da organização em que trabalha.

A seguir, compartilharemos com você algumas dicas para conquistar o seu espaço e evoluir cada vez mais no seu trabalho. Confira!

Como crescer na empresa que trabalho: 6 dicas infalíveis

1 – Pratique ativamente o networking interno

Na maioria das vezes, quando ouvimos falar sobre a importância do networking, o assunto gira em torno da conexão com pessoas da mesma profissão ou de redes sociais profissionais, como o LinkedIn, certo?

Embora isso seja realmente importante, quem deseja crescer dentro da empresa em que trabalha precisa aprender a construir e fortalecer relações com os próprios colegas e gestores.

E para que isso aconteça, você precisa se dispor a participar de eventos sociais da empresa e interagir com pessoas de outros departamentos.

Além disso, é necessário que você se mostre disponível para ajudar quando necessário e saiba escutar os outros de forma genuína.

Também é importante manter o relacionamento vivo com essas pessoas. Enviar e-mails e convidar os colegas para um café são exemplos de pequenos gestos que contribuem para o fortalecimento desses vínculos.

Tudo isso contribui para que você seja sempre lembrado, principalmente quando surgir uma oportunidade dentro da empresa.

2 – Mostre que você sabe como solucionar problemas

Essa é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas atualmente. Por isso, é essencial que você aprenda a identificar e resolver problemas.

Nesse ponto, é preciso ter bastante proatividade e procurar áreas da empresa que precisam de melhorias. Em seguida, você deve apresentar soluções criativas e inovadoras para aqueles problemas.

Quando fizer isso, também é interessante envolver outras pessoas no processo, afinal, saber trabalhar em equipe, e de forma colaborativa, também é algo bastante valorizado no ambiente corporativo.

3 – Saia da zona de conforto e trabalhe em projetos de alto impacto

Sair da zona de conforto pode causar um certo medo e até mesmo um pouco de ansiedade, mas se você quer crescer dentro da empresa, essa é uma das principais formas de se destacar.

Encontre projetos relevantes que estejam acontecendo ou que ainda iniciarão, principalmente aqueles que poderão ter um grande impacto nos resultados da empresa. Ofereça ajuda e demonstre interesse em participar deles.

Seja qual for o projeto, é importante que você assuma responsabilidades e desafios, e ocupe uma posição que demonstre a sua capacidade de liderança.

Além disso, é claro que é fundamental trabalhar duro para entregar o projeto com resultados positivos.

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4 – Torne-se um mentor de novos funcionários

Você já viu que ser proativo é vital para quem está querendo crescer na empresa em que trabalha, não é mesmo? Por isso, aqui, a dica é que você se ofereça para orientar e treinar novos funcionários.

É possível fazer isso de três maneiras:

  1. Ofereça suporte e procure estar disponível para tirar dúvidas e dar conselhos;
  2. Agende encontros para compartilhar seu conhecimento, conversar sobre a cultura da empresa e explicar processos;
  3. Ouça as ideias e perspectivas dos novos funcionários. Incentive o compartilhamento com o restante da equipe e tente aprender com a experiência deles.

A mentoria pode ser uma ótima oportunidade para demonstrar suas habilidades de liderança. Aproveite!

5 – Desenvolva novas soft skills e hard skills

Toda profissão tem seu checklist de habilidades, conhecimentos e competências, mas você não vai querer parar no básico se o objetivo é aumentar o seu valor na empresa.

Portanto, se você deseja crescer onde trabalha, além de solucionar problemas, é preciso ampliar seu leque com as seguintes habilidades:

  • Comunicação efetiva
  • Adaptabilidade
  • Inteligência emocional
  • Liderança
  • Gerenciamento de tempo
  • Análise de dados
  • Gestão de projetos

Também é fundamental que você pesquise as demandas atuais e futuras da sua área para desenvolver as habilidades que serão um diferencial.

6 – Torne-se um especialista na sua área

Além de ter múltiplas habilidades e competências, para você crescer na empresa em que trabalha é importante aprender tudo sobre a sua área de atuação. Afinal, quando você se torna um especialista, também passa a ser visto como uma referência.

Algumas opções para você se tornar um especialista são:

  • Investir em cursos e treinamentos;
  • Conquistar certificações;
  • Participar de eventos, conferências, webinars e workshops;
  • Seguir líderes e influenciadores do seu nicho;
  • Cursar uma pós-graduação.

Quando você aprofunda seu conhecimento, passa a ser visto como um profissional em quem a equipe e o gestor podem confiar, tornando-se ainda mais valioso para a empresa.

Se você estava se perguntando “como crescer na empresa que trabalho”, agora, já conhece dicas valiosas para colocar em prática e conseguir se destacar. Lembre-se sempre que para atingir esse objetivo é preciso dedicação contínua e investimento, além de sair da zona de conforto.

E para quem quer evoluir na carreira e não tem tempo a perder, a dica é fazer uma especialização EAD. Conheça a pós-graduação a distância em 10 meses e mude hoje o seu futuro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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