Como criar um canal no WhatsApp, vantagens e mais

como criar um canal no WhatsApp

Os canais de difusão têm se popularizado nos últimos tempos em diversas redes sociais por criar comunidades acerca de determinado assunto e permitir que um especialista ou empresa compartilhe seu conhecimento para um número maior de pessoas e com mais engajamento. Aprender como criar um canal no WhatsApp ajuda as empresas a desenvolverem uma nova forma de se aproximar dos clientes e conquistar sua fidelidade. 

Essa é uma nova funcionalidade da ferramenta de mensagens e foi lançada em setembro de 2023. A tendência já era utilizada no concorrente do WhatsApp, o Telegram, e se popularizou justamente por oferecer esse formato e permitir uma interação mais focada. 

Como funciona o canal no WhatsApp?

Diferente de uma conversa particular ou um grupo, o canal oferece uma comunicação unilateral, ou seja, só o administrador pode enviar mensagens. A ideia é que, assim como já é comum no Telegram, o canal sirva como um painel de comunicação sobre determinado tema ou empresa. 

A solução foi se atualizando aos poucos, já que inicialmente era possível fazer apenas uma lista de transmissão e enviar a mesma mensagem para diversos números ao mesmo tempo. Depois, a comunicação se tornou visualmente similar a um grupo, porém, onde só uma pessoa, ou um grupo de administradores podia mandar mensagens. 

Nos últimos tempos, novos recursos foram disponibilizados, como a criação de enquetes, e o envio de vídeos e áudios. A novidade mais recente inclui um passo a mais nessa interação: além de reagir às mensagens com emojis, as pessoas podem comentar as mensagens individualmente. 

Para os usuários acessarem os canais, eles tem duas opções: ou clicam no link compartilhado pela marca, que os leva direto ao canal, ou podem fazer uma busca pelo próprio aplicativo. Nesse caso, é só acessar “canais” se estiver utilizando a ferramenta pelo navegador do computador, ou “atualizações” se estiver no aplicativo. 

A plataforma já costuma indicar alguns canais mais conhecidos, mas ao clicar na busca, o usuário pode pesquisar diretamente o que está buscando. 

Eles ainda podem visualizar o conteúdo e conferir se querem mesmo fazer parte antes de clicar em “seguir” e começar a acompanhar o canal. 

Qual a vantagem de ter um canal no WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta com maior potencial para atingir os consumidores, visto que mais de 90% da população brasileira utiliza o aplicativo de mensagens. Em janeiro, apenas quatro meses após o lançamento dos canais, cerca de 32% dos usuários já participavam de algum, segundo levantamento da Opinion Box. 

Isso significa que uma em cada três pessoas já segue um canal no app. Esse número é significativo pois aponta para a relevância que o WhatsApp tem, considerando que a plataforma é acessada com frequência pelas pessoas ao longo do dia. 

Esse é um novo formato que pode ter impacto na forma como as empresas desenvolvem suas ações de marketing, e como o WhatsApp já é cimentado como um aplicativo de comunicação, ainda há muito a se explorar no formato. 

Assim, se comunicar por lá aumenta a visibilidade de uma marca, e deixa os consumidores sempre informados sobre novidades. Entenda as vantagens de ter um canal no WhatsApp:

Comunicação rápida e eficiente

Além de evitar comentários inconsistentes, permite uma comunicação bem mais rápida e eficaz. Ao lançar uma campanha, por exemplo, com apenas algumas mensagens é possível aumentar a expectativa do público. 

O fato de receber uma mensagem direta oferece aos usuários uma sensação de proximidade, como se fossem amigos da marca, e tivessem acesso a informações exclusivas. Isso gera curiosidade e aumenta a fidelização dos clientes. 

Mais informações sobre o público-alvo

Saber quem é o público da marca é essencial não só para estratégias de marketing, como até mesmo para criação de produtos e adaptação dos serviços. Esse contato permite fazer enquetes e enviar conteúdos que ajudam a identificar quais os principais interesses das pessoas, oferecendo uma atuação mais focada e que confere mais valor aos consumidores. 

Privacidade para os usuários

Um dos problemas que a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, tenta solucionar é o compartilhamento desenfreado dos dados dos consumidores. Por outro lado, se torna cada vez mais comum para os usuários receber mensagens sem ter se inscrito ou autorizado o uso de comunicação via WhatsApp, o que os faz se afastar imediatamente de uma marca. 

Com os canais, é a própria pessoa que decide ou não se quer receber esses conteúdos, pois não há como ser adicionado através de um número telefônico. Portanto, o interesse em participar do canal parte do usuário e é ele que decide se quer seguir acompanhando os conteúdos. 

Além disso, outro fator que garante mais segurança é o fato de que o número das pessoas não aparece, nem mesmo dos administradores. Portanto, um desconhecido não tem acesso ao número de outras pessoas e as informações pessoais do usuário são mantidas em sigilo. 

Mais engajamento

Outro desafio do marketing é garantir que o público siga acompanhando e engajando com o conteúdo da marca, e isso pode ser facilitado pelo WhatsApp. Justamente por ser um aplicativo acessado com frequência, fica mais fácil para os usuários se atualizarem e acompanharem os conteúdos da empresa. 

Além disso, essa ferramenta não está sujeita a regras de redes sociais como o Instagram, que pode não entregar o conteúdo até mesmo para os seguidores da marca. 

Como criar um canal no WhatsApp?

O processo para começar um canal no WhatsApp é bem simples, e leva cerca de dois minutos pelo aplicativo, mas antes é preciso levar algumas questões em consideração, como o número que será utilizado. 

Quando se trata de um canal pessoal, pode-se usar a própria conta, mas em uma empresa o ideal é que haja um número próprio da organização, além de um celular específico, já que essa é uma ferramenta de trabalho. Com isso em mente, veja como criar canal no WhatsApp pelo celular ou na versão web do aplicativo:

1- Clique na aba “Atualizações”;

2- Encontre o botão com um sinal “+” e acesse “criar canal”;

3- Crie um perfil, adicionando foto, nome do canal e uma descrição clara da empresa ou do objetivo do canal; 

4- Finalize o processo no botão “criar canal”. Uma página de chat será aberta com um ícone de compartilhamento. 

Com o canal pronto, um link é gerado para ser compartilhado. Ao desenvolver esse tipo de estratégias, as empresas devem pensar também em como divulgar esse canal. As mídias sociais costumam ser uma boa opção, pois permitem atingir um público que já acompanha a marca, e ainda há a possibilidade de deixar o endereço de acesso visível para ser clicado com facilidade. 

Outra dica importante é ter uma foto de destaque, seja o logo da empresa ou uma imagem que deixe claro a proposta do canal, além de uma descrição objetiva. O usuário precisa saber do que se trata o canal caso queira participar, então é importante destacar o que ele pode esperar em termos de temas e até frequência de publicações. 

O que postar no canal do WhatsApp?

Existem muitas formas de utilizar o WhatsApp na comunicação com os clientes, mas a principal diferença entre um formato de atendimento ao cliente ou vendas e um canal é que o último serve como uma plataforma de marketing para a marca. 

Para o uso individual, a pessoa pode divulgar informações de interesse para um público, como por exemplo, um canal sobre filmes, ou sobre futebol. 

Mas quando se trata de marcas, a ferramenta deve buscar os interesses dos clientes. A empresa de cosméticos O Boticário, por exemplo, utiliza seu canal para divulgar lançamentos, comentar sobre benefícios de produtos, fazer enquetes e até compartilhar promoções.. 

Já o streaming Netflix costuma compartilhar memes e figurinhas relacionados aos seus conteúdos originais, além de compartilhar datas de lançamento, trailers e novidades, permitindo que seus produtos sigam em alta e sejam compartilhados com mais frequência. 

Ao fazer o canal, o propósito deve ser engajar e gerar expectativa nas pessoas, fazendo com que se interessem a seguir acompanhando as atualizações. Por isso, é importante lembrar de estabelecer boas práticas, como horários adequados de publicação e atenção com o linguajar e a boa gramática.

Com as recentes atualizações, os canais atualmente podem utilizar os seguintes recursos:

  • Mensagens de texto;
  • Mensagens de voz;
  • Mensagens de vídeo;
  • Envio de vídeos e fotos; 
  • Links;
  • Enquetes.

Com isso, existem muitas opções de publicações que podem interessar às pessoas. veja o que postar no canal: 

Conteúdos exclusivos

O canal terá pouco efeito se o conteúdo for o mesmo encontrado no Instagram ou Facebook. Com isso, a plataforma deve utilizar informações exclusivas, ou então ao menos apostar em outro tipo de comunicação, mais direta. Afinal, ali uma empresa está representada pela sua voz, e tem um jeito de escrever distinto. 

Como comentamos sobre a Netflix, a plataforma tem uma linguagem bastante informal nas redes, então faz sentido que isso aconteça também no canal, compartilhando memes e outras coisas engraçadas. 

Ao oferecer algo que não é encontrado nos outros canais, a empresa oferece ao cliente uma oportunidade única, e torna o canal mais atrativo. 

Promoção

Ao participarem do canal, as pessoas se sentem próximas da marca. Mas é necessário atender suas expectativas e entregar algum valor no conteúdo. Portanto, uma forma de manter os clientes atentos e adiantar promoções com exclusividade para quem segue o canal, e até mesmo utilizar cupons de desconto. 

Opinião

Saber que sua opinião é valiosa importa para o cliente, portanto contar com suas sugestões pode aumentar o engajamento. Claro que, para isso, é preciso ter um bom planejamento pois não adianta perguntar algo se não pretende concretizar. 

A ideia é criar oportunidades para que eles demonstrem o que preferem, seja uma prévia de algum lançamento ou até mesmo preferências de uso. 

Tutoriais

Outro formato popular no digital são os tutoriais, que ajudam o consumidor a se ver utilizando um produto, através da experiência de outra pessoa. Em geral, nas redes sociais, os influenciadores se ocupam dessa função, mas muitas empresas contam até mesmo com os próprios colaboradores mostrando as soluções na prática. 

Guias sobre determinado tema e dicas, incluindo “Top 5” também costumam ter boa aceitação e interesse por parte dos usuários. 

Eventos

Atrair o público para eventos, presenciais ou on-line, é um desafio. Com o apoio desses canais é mais fácil e rápido chegar em um público que tem potencial para se interessar por uma palestra, webinar ou encontro. 

Quem pode fazer canais no WhatsApp?

Qualquer pessoa pode fazer um canal no WhatsApp. Para começar a usar a ferramenta basta apenas criar uma conta no aplicativo. Veja quem pode criar canal no WhatsApp:

Pessoa física: quem já tem um número cadastrado pode começar usando o passo a passo indicado acima. 

WhatsApp Business: quando se trata de empresas, a melhor forma de organizar o uso da rede de conversas é utilizando o WhatsApp Business. Esse modelo foi criado com exclusividade para as empresas e tem funcionalidades específicas para ajudar nos negócios como segmentação de leads. Portanto, essa é a formatação ideal para as organizações utilizarem a plataforma, e o processo para começar um canal com esse tipo de conta é o mesmo.  

Quantos canais posso criar no WhatsApp?

Quando se trata de redes sociais, os números de seguidores importam. Por isso, ao fazer um grupo no WhatsApp ou canal de transmissão, a empresa pode se ver limitada quanto a quantidade de pessoas que poderá acessar o conteúdo. 

Isso porque dentro dos grupos o máximo de usuários é 1.024. Já nas listas de transmissão a quantidade é ainda menor: 256 contatos. No caso dos canais, como a interação é limitada, não há restrição de quantidades de seguidores. Assim, alguns canais brasileiros possuem milhões de seguidores. 

Além disso, a quantidade de canais que podem ser feitos também é ilimitada, o que abre espaço para que a empresa crie diferentes canais, segmentando o público de acordo com seus interesses. 

Os meios de comunicação, por exemplo, costumam separar seus canais de acordo com a editoria, como “cotidiano”, “esportes” e “cultura”. 

Qual a diferença de canal e comunidade no WhatsApp?

Esse recurso, embora interessante, pode parecer à primeira vista redundante para as empresas que já utilizam o WhatsApp de forma comercial. Mas existem muitas diferenças entre esse formato e outras opções disponibilizadas pela plataforma. 

É comum, por exemplo, que algumas empresas criem grupos no Whatsapp. Porém, como comentamos, os grupos têm limites de participantes, que não são suficientes para atender a quantidade de pessoas envolvidas ou interessadas em determinado tema. Além disso, uma empresa pode ter vários grupos destinados a públicos diferentes.

Com isso, criam-se comunidades, que reúnem esse grupo em um mesmo espaço, que permite que a empresa envie mensagens para todos eles de uma só vez. Nesse formato, são permitidos até 50 grupos e 5.000 usuários. 

Porém, ainda se trata de conversas abertas, onde todos podem mandar mensagens e conversar normalmente, diferentemente do canal, onde só o administrador ou grupo de administradores conseguem postar. 

Os grupos também esbarram na questão da privacidade, já que é possível acessar o número, fotos e outras informações de perfil de qualquer um que esteja na conversa, ou ainda incluir o número de alguém em um grupo sem a devida autorização. Isso abre espaço para desconhecidos acessarem o contato e mandar mensagens individuais. 

O canal do WhatsApp tem uma proposta diferente dos grupos, e pode unir as pessoas em torno de um mesmo tema ou interesse utilizando uma comunicação direta e eficaz. A empresa pode não receber mensagens do público, mas se eles seguirem interessados vão continuar acompanhando e até mesmo divulgando esse recurso para outras pessoas. 

Como estratégia de marketing, oferece uma oportunidade para se aproximar dos clientes e ampliar seu público, de forma rápida e com investimento menor, já que não necessita de vídeos elaborados, ou imagens, embora essas mídias ajudem. 

Por ser uma criação recente, ainda há muito por explorar neste formato, e os profissionais que atuam nesse segmento devem ficar atentos a essa tendência, para conhecer oportunidades que a ferramenta traz em termos de reconhecimento de marca e fidelização de clientes. 

Com uma especialização, como a pós-graduação de Marketing em Mídias Digitais, os profissionais estudam com especialistas do mercado e ampliam seu conhecimento para visualizar novas oportunidades no digital e se posicionar na carreira de forma estratégica. 

Entender como criar um canal no WhatsApp é o primeiro passo para se aprofundar nessa ferramenta e buscar uma nova maneira de atrair o público.

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