Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Criatividade é vantagem competitiva: como desenvolvê-la?

criatividade

Bons profissionais têm habilidades destacáveis, mas existem algumas que são vantagens competitivas, como criatividade. Essa habilidade é considerada estratégica porque potencializa o desempenho do profissional no mercado de trabalho – e muitas empresas buscam tais características nos seus contratados. 

Logo, ter tais skills fortalecidas pode te levar muito longe na sua carreira, abrindo portas para oportunidades melhores. Neste artigo, você vai conferir 5 dicas de como desenvolver melhor sua criatividade, retornando ao mercado como um profissional inovador, mais preparado para superar os obstáculos do dia a dia.

5 boas dicas para você desenvolver sua criatividade

1 – Leia bastante

O hábito de leitura gera benefícios para a mente, como aumento de foco, enriquecimento do repertório linguístico e desenvolvimento da criatividade. Todo profissional que lê tende a ser mais criativo, pois é levado à prática da imaginação muitas vezes em seguida.

Portanto, se você ler com frequência, vai incentivar sua habilidade de criatividade. Independente do tipo de conteúdo que você consumir, novas palavras, expressões e maneiras de ver o mundo serão incorporadas ao seu repertório, estimulando o pensamento inovador e sua confiança em criar novos caminhos.

Inclusive, incentivamos a leitura do maior número possível de materiais distintos para aumentar de forma significativa seu repertório. Histórias de ficção ajudam a criar um bom storytelling, enquanto biografias te dão figuras de inspiração para você adotar valores semelhantes, e estudos sobre sua área de atuação reforçam seu conhecimento profissional.

Quanto maior for sua gama de leituras, mais “apurada” será sua criatividade, servindo como uma habilidade para não só encontrar saídas estratégicas para velhos problemas como ser mais inovador, se comunicar melhor e entender novos usos para suas habilidades mais fortes, além de entender como superar suas próprias deficiências.

2 – Escreva suas ideias e as consulte com frequência

A melhor forma de guardar uma ideia de forma segura, a fim de não esquecê-la, é escrevendo em algum lugar, que pode ser um caderno, uma nota no seu notebook ou arquivo digital.

Além disso, escrever suas ideias ajuda no processo criativo. Quando você registra um pensamento e o consulta futuramente, todo o processo de criação é rememorado junto, ajudando seu cérebro a identificar quais são os processos que você usa para criar.

Desta forma, na próxima vez que precisar criar novamente, seu cérebro já sabe como proceder. Todo o movimento de criação aplicado anteriormente será revisitado, identificando semelhanças nas etapas que podem ser replicadas na sua nova necessidade. E será assim que você e seu cérebro vão descobrir qual é seu processo criativo. 

Cada pessoa possui uma metodologia diferente de criação. Uns são mais diurnos, enquanto outros são criativos durante a noite. Assim como há profissionais que só conseguem pensar em silêncio extremo e outros que precisam da agitação para despertarem seu lado criativo.

Cabe a você descobrir qual é a sua metodologia de criação, e a partir daí desenvolver suas estratégias para produzir da melhor maneira possível. Para ajudar, sugerimos que você estabeleça uma rotina de trabalho e inclua nela um momento dedicado exclusivamente para pensar em maneiras de inovar no seu trabalho.

3 – Escute seus colegas em busca de insights

Se você tem o hábito de falar mais do que escutar, comece a mudar este comportamento imediatamente. Ouvir o que seus colegas têm a dizer é importante. Nessas discussões surgem diversos insights que podem evoluir para grandes ideias, permitindo que você estimule sua imaginação e descubra novos projetos.

Portanto, aproveite as reuniões de equipe e conversas durante os intervalos para ouvir seus colegas atentamente e busque identificar possíveis brechas para novas ideias. Dê espaço para seus colegas falarem e, quando for dar o seu parecer sobre o assunto, busque contribuir alimentando a linha de raciocínio de seu colega.

Assim, vocês dois conseguem construir juntos um possível bom projeto, algo que será benéfico para ambos. Portanto, não se trata de “roubar” ideias de outras pessoas, mas, sim, desenvolver juntos, a partir da junção de duas visões distintas de um mesmo assunto.

4 – Busque se atualizar com frequência

Quando falamos do campo profissional, a criatividade é estimulada por assuntos relativos ao seu campo de atuação, principalmente notícias e novas informações sobre descobertas recentes. Portanto, busque atualizações com frequência, para estimular continuamente seu cérebro.

Essa atualização pode ser feita por meio da leitura de livros, estudos recentes sobre a área e acompanhando influenciadores do segmento, Muitas vezes, durante esta busca, você encontrará exercícios práticos, para você mesmo executar a teoria que aprendeu, ou estudos de caso que baseiam tais atualizações de conhecimento, reforçando ainda seu processo de aprendizagem.

A atualização de conhecimento é uma das formas mais eficientes no desenvolvimento da sua criatividade, pois aumentará sua bagagem cultural e dará mais embasamento para seu processo de criação.

Não deixe passar uma oportunidade de aprimoramento de conhecimento, pois além de desenvolver sua criatividade a ocasião te torna um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

5 – Procure cursos de escrita criativa para se desenvolver

Muitos profissionais que trabalham diretamente com escrita, como roteiristas, jornalistas, produtores digitais e escritores, fazem cursos de escrita criativa para aprimorar ainda mais sua capacidade de desenvolver novas ideias.

Mesmo que você não atue nesta área, realizar uma formação do gênero pode ser extremamente benéfico. O curso não desenvolve apenas sua criatividade para a escrita, mas sim para a criação de qualquer linha de pensamento, além de aprimorar sua capacidade de contar histórias.

Hoje em dia, ser um bom storyteller é essencial para estar nas grandes empresas. Como quase toda interação com o mercado se dá via redes sociais e no mundo digital, as marcas que conseguem contar boas histórias são notadas com mais frequência e, consequentemente, se destacam entre a concorrência.


Na pós-graduação EAD Unopar, você encontra muitas opções de curso que desenvolvem não só sua capacidade de escrita como todo seu processo criativo. Se você deseja aprimorar sua criatividade, precisa fazer este investimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades