Lidar com críticas construtivas no trabalho. Eis uma tarefa profissional bastante complicada para boa parte dos colaboradores. Afinal de contas, mesmo que o objetivo seja ajudar no seu desenvolvimento, ninguém gosta de receber críticas, não é mesmo? Porém, não há como fugir. Todos nós já erramos ou ainda vamos errar no emprego, o que pressupõe que todos teremos que saber como receber as avaliações.
Então, como fazer isso da melhor forma possível? Existe algum manual para lidar com as análises com mais leveza e tranquilidade? É possível não se sentir diminuído e um péssimo profissional depois de um feedback assim? E como controlar a reação na hora da conversa?
A verdade é que as críticas construtivas não são tão ruins quanto imaginamos. Elas são apenas algumas “correções de rota” na sua trajetória profissional, e não há nada de errado nisso. Sendo assim, vale a pena contar com algumas dicas para levar esses momentos de forma mais sossegada.
E a boa notícia é que você não precisa mais procurar. Abaixo, você vai encontrar sugestões práticas e realistas para melhorar a sua forma de enfrentar as críticas. Assim, você vai se tornar um profissional, e uma pessoa, muito mais preparada para os imprevistos e empecilhos da vida. Dentro e fora do trabalho.
Pronto para aprender tudo? Então pegue papel e caneta e já comece a fazer as suas anotações!
Lidar com críticas construtivas no trabalho: 5 maneiras para conseguir
1 – Preste muita atenção na sua reação ao receber a crítica
Entrar no modo defensivo ao ser chamado para um feedback mais negativo é extremamente comum e normal. Porém, vale a pena rever essa reação que é tão instantânea das nossas mentes.
Isso pode fazer com que você fique mais reativo e impulsivo durante a conversa, dificultando o aproveitamento de uma situação que não é cômoda e agradável, mas pode ser muito valiosa.
Então, por mais difícil que seja, tente controlar seus impulsos defensivos quando esse momento chegar. No lugar deles, inclua os pontos abaixo, que vão fazer com que você veja esse momento como uma verdadeira oportunidade.
2 – Escute de forma ativa e presente às observações quem está te avaliando
Uma ótima maneira de reverter esse quadro é escutando ativamente o que o outro tem a dizer. Seja ele seu mentor, líder, gestor ou colega, estamos falando de pessoas que lidam constantemente com o seu “eu” profissional. Sendo assim, suas palavras podem revelar a você alguns pontos cegos, ou seja, questões e pontos que você não conseguiria perceber sozinho.
Ninguém gosta de descobrir “imperfeições” sobre si mesmo, mas na maioria das vezes, essa é a única maneira de descobrirmos que elas existem para podermos fazer algo a respeito.
Sendo assim, você promete que vai abrir a sua mente e os seus ouvidos para a próxima crítica construtiva, sem ressentimentos com a outra pessoa da conversa?
3 – Agradeça pela análise e reflita honestamente sobre ela
Depois de ouvir atentamente e absorver tudo o que foi dito, agradeça. Críticas construtivas não são fáceis, porque o outro lado também não gosta de instigar uma situação desconfortável e que pode gerar atritos. Porém, mesmo assim, a pessoa decidiu falar, em um ato que vai beneficiar muito mais a você do que a ela.
Por isso só, esse ponto já faz com que ela mereça um “muito obrigado”, não é mesmo? Portanto, agradeça a aproveite o momento para refletir sobre tudo o que você ouviu. Conforme o tempo passar, a sua raiva e defesa do primeiro momento vão diminuir, fazendo com que você enxergue tudo com mais clareza e possa compreender exatamente o que foi dito.
4 – Monte um plano para não repetir os pontos citados e se tornar um profissional melhor
Agora, com “a cabeça no lugar”, chegou o momento de agir. Assim como podemos fazer de um limão uma limonada, você pode aproveitar esse momento chato e transformá-lo em um grande aprendizado.
Pegue as suas anotações e reflexões, relembre de feedbacks anteriores, repense a sua atuação no dia a dia e use tudo isso para montar um plano. A ideia, aqui, é pensar em ações concretas para mudar o que foi apontado e criticado. Afinal de contas, todos nós podemos e devemos melhorar, não é mesmo?
5 – Reforce as suas habilidades comportamentais, as famosas soft skills
Inclusive, pode ser que nessa reflexão você perceba que precisa desenvolver e reforçar as suas habilidades emocionais, sabia? As soft skills são fundamentais para desempenhar um bom trabalho e conseguir se comportar de forma estratégica e adequada no ambiente organizacional.
Sendo assim, saber lidar com críticas construtivas no trabalho sempre vai passar por um momento de melhorar as suas competências comportamentais. Aliás, você sabia que pode fazer um MBA completo em Soft Skills para tirar seus planos do papel? Confira esse curso em tempo recorde para ir muito além na sua carreira, com feedbacks cada vez mais positivos.