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Carreira em Pauta

Cultura de feedback nas organizações: como implementá-la?

conceito de avaliação para ilustrar texto sobre cultura de feedback nas organizações

As empresas que buscam formas de motivar a equipe e aumentar a produtividade já sabem da importância de implementar uma cultura de feedback nas organizações. É por meio do diálogo e aprimoramento constante que os colaboradores podem aperfeiçoar seu trabalho e até crescer profissionalmente.

Em meio a pressão para resultados e a alta competitividade, é comum que as pessoas percam o estímulo ou, então, fiquem tão ocupadas com a rotina que não tenham tempo para desenvolver ideias e inovar. Sem um retorno dos líderes sobre seu desempenho, e com essas dificuldades do dia a dia, os colaboradores podem perder o engajamento até mesmo com os projetos que estão desenvolvendo. 

Ter uma cultura de feedback contínuo pode evitar esse cenário, e manter os colaboradores estimulados. 

Mas o que é feedback?

O termo em inglês representa o “retorno” dos líderes em relação ao trabalho das equipes. É uma avaliação feita periodicamente, em que cada pessoa recebe considerações de seus gestores sobre seu desempenho. 

Pode até ser que isso já aconteça na sua organização, mas existem formas de estruturar essa troca, para que seja de fato efetiva, já que seu intuito é a melhoria contínua e a motivação dos colaboradores. 

Muitos chefes ainda têm o hábito de só criticar erros, apontar falhas e nunca elogiar o que foi bem feito. Além disso, líderes ultrapassados fazem essas críticas sem medir palavras e até mesmo na frente de outras pessoas. 

Isso não é feedback e seu efeito é oposto: fará com que as pessoas se sintam humilhadas e tenham ainda menos encorajamento para progredir. A ideia do feedback é ter um impacto positivo do colaborador, fazendo com que ele se sinta motivado a ajustar erros e falhas, e seguir melhorando o que está trazendo bons resultados. O impacto disso será uma equipe mais produtiva e com determinação para atingir as metas.

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Vantagens da cultura de feedback

Além do aumento da produtividade, estabelecer uma cultura de feedback traz muitas vantagens para as organizações. Confira as principais:

Melhora a comunicação

Estabelecer uma comunicação aberta e positiva é o melhor caminho para ter uma equipe alinhada. Quando há espaço nos setores para que todos conversem, ajustem as questões pendentes e atualizem tarefas, o trabalho flui melhor. Cada um sabe o que precisa fazer e o grupo trabalha de forma unida e complementar. Além de criar um clima organizacional melhor, trará maiores resultados.  

Estimula o crescimento profissional

As pessoas que têm plano de carreira e que planejam seu crescimento profissional estão sempre em busca de novas formas de evoluir profissionalmente. Com uma cultura de feedback, eles podem alinhar suas atividades com mais precisão, para se manterem visíveis caso haja novas oportunidades dentro da organização. 

Além disso, com um retorno adequado dos líderes, eles podem planejar suas especializações, como uma pós-graduação EAD. Com o apoio dos gestores, eles direcionam seus esforços de acordo com seus pontos positivos e podem buscar novas formações que permitirão que eles se destaquem e sejam promovidos.

Diminui o turnover

É fato que colaboradores satisfeitos se manterão por mais tempo nas empresas. Um bom feedback permite que eles ajustem seu trabalho de forma a prosperar, visualizando um futuro dentro da organização. Com isso, a rotatividade das equipes diminui, o que faz com que o desenvolvimento seja mais eficiente.  

Como implementar uma cultura de feedback nas organizações?

Apesar de se tratar de um diálogo, existem formas adequadas de estabelecer um feedback, alinhando as opiniões dos gestores com a área de Recursos Humanos e estabelecendo ferramentas que facilitem esse trabalho. Vejam com implementar uma cultura de feedback eficiente: 

Conheça a equipe

Só será possível dar feedbacks adequados conhecendo bem os colaboradores e as atividades que realizam. Por isso esse trabalho está tão conectado aos gestores diretos, que têm uma visão micro de como essa pessoa se comporta no dia a dia, e conseguem fornecer informações mais precisas sobre pontos fracos e fortes. 

Saiba ouvir

O feedback é uma troca, portanto, além de falar, é preciso ouvir também o colaborador. Suas dificuldades podem estar relacionadas à limitações da organização, ou da chefia, e mantendo uma relação aberta e sincera, as equipes poderão chegar a soluções juntas. Os chefes devem estar abertos a receber comentários, pois a melhoria contínua é um processo que engloba todos. 

Invista em capacitação

Mais do que só apontar os erros, forneça oportunidades para que os profissionais evoluam. Em alguns casos, pode ser que eles tenham uma melhora no desempenho ao participar de um workshop que ajude a trabalhar com um software, ou apresente tendências relacionadas às suas atividades. A empresa pode ainda colaborar com cursos de idiomas, e até mesmo com a pós-graduação, mostrando que está disposta a investir no desenvolvimento das pessoas.  

Mostre o caminho

O mais fácil é sempre apontar o que foi feito de errado. O desafio em um feedback construtivo é, além de apontar erros, mostrar como melhorar. Só receber críticas não fará com que o colaborador se sinta estimulado, mas saber como mudar isso e melhorar permitirá que ele se desenvolva. 

Estabelecer uma cultura de feedback nas organizações está, acima de tudo, relacionada a um diálogo aberto e uma comunicação positiva. Os gestores precisam compreender que o capital humano é o principal caminho para o sucesso, e desenvolver as pessoas permitirá o crescimento da empresa como um todo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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