Você sabe a diferença entre curso livre e pós-graduação? Confira!

curso livre e pós-graduação

Ótimas alternativas para os profissionais que desejam atualizar-se em suas áreas de atuação, escolher entre um curso livre e pós-graduação pode ser uma decisão complicada.

Entretanto, ao analisarmos a fundo os objetivos e finalidades de cada um, suas diferenças acabam se tornando cada vez mais evidentes.

Seja para se tornar um expert na indústria, seja para aprender alguma habilidade específica, conheça as principais distinções entre curso livre e pós-graduação e acerte na escolha acadêmica!

Confira.

O que é um curso livre?

Antes de fazermos a distinção entre curso livre e pós-graduação, é fundamental definirmos o que é exatamente um curso livre.

Recomendados para os profissionais que desejam atualizar-se profissionalmente ou aprender alguma competência pontual, os cursos livres são mais flexíveis e menos exigentes do que uma pós-graduação.

Sem a necessidade de formação ou experiência prévia, são um conjunto de aulas sem carga horária preestabelecida, com duração variável e abordando diversas temáticas.

Os cursos livres tendem a atrair alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho e buscam uma atualização acadêmica mais rápida e com maior aplicabilidade profissional.

Como funciona uma pós-graduação?

Uma pós-graduação, como o próprio nome sugere, é qualquer curso de ensino superior continuado que exige um diploma prévio.

Diferentemente da graduação, que acaba sendo uma modalidade de ensino superior mais ampla e generalista, a pós-graduação usualmente tem caráter especialista.

Ou seja, é através dela que o estudante vai se aprofundar no tema abordado durante um bacharelado ou uma licenciatura, por exemplo.

Além disso, uma pós-graduação também pode ser dividida em duas modalidades distintas: a Lato Sensu e a Stricto Sensu.

A pós-graduação Lato Sensu é considerada uma especialização, com carga horária mínima de 360 horas. Já a pós-graduação Stricto Sensu é mais longa, com duração média de quatro anos.

Através de uma pós-graduação Lato Sensu é possível cursar uma especialização ou MBA, enquanto através de uma pós-graduação Stricto Sensu é possível defender um mestrado ou doutorado.

Qual a diferença entre curso livre e pós-graduação?

A principal diferença entre um curso livre e pós-graduação é a exigência prévia ou não de um diploma de ensino superior.

Enquanto uma pós-graduação, seja ela Lato Sensu, seja ela Stricto Sensu, exige uma formação anterior, o curso livre não possui essa necessidade.

Outra diferença entre um curso livre e pós-graduação está, também, na carga horária necessária para receber a certificação final.

Uma pós-graduação possui uma grade curricular e uma carga horária preestabelecidas, enquanto um curso livre é exatamente o que seu nome diz: livre!

Os professores e tutores têm total liberdade para gerenciar os horários e a quantidade de aulas necessárias para que um aluno saia formado do curso.

Por fim, outro diferencial entre um curso livre e pós-graduação é que o curso livre pode ser utilizado de maneira complementar ou preparatória à pós-graduação.

Ou seja, caso o estudante tenha interesse em se especializar na área de Contabilidade, nada o impede de fazer um curso livre para preparar-se para a pós-graduação ou, então, para complementar seus estudos anteriores.

Como escolher entre um curso livre e uma pós-graduação?

Escolher entre um curso livre e pós-graduação pode ser algo complicado, principalmente se o estudante não estiver familiarizado com as diferenças de cada modalidade.

Por isso, antes de tudo, é necessário definir um plano de carreira e entender qual dos dois é mais adequado no momento.

Para os estudantes que desejam aprender uma habilidade específica, de maneira rápida, pontual e com alta aplicabilidade no mercado, o mais recomendado seria a realização de um curso livre.

Já para aqueles que buscam se tornar experts em uma indústria, uma especialização ou MBA talvez seria o melhor, com oportunidade de formação em apenas 6 meses.

Apesar de um curso livre e pós-graduação serem fundamentalmente diferentes entre si, eles podem ser complementares ou preparatórios, dependendo da situação.

Por isso, antes de fazer a escolha entre um curso livre ou pós-graduação, é essencial ter certeza dos planos educacionais e profissionais futuros!

Agora, que tal conhecer os nossos cursos livres? Confira os cursos Nano e invista na sua carreira!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!