Ir para o conteúdo
Cursos Nano

8 cursos livres para jornalistas: confira a lista e escolha o seu

bloco e caneta para ilustrar texto sobre cursos livres para jornalistas

O jornalismo é uma profissão que se transformou muito ao longo dos anos, especialmente por conta dos avanços digitais. Hoje, existem novos mercados de atuação e oportunidades a serem exploradas, que exigem conhecimentos específicos. Com isso, os cursos livres para jornalistas podem contribuir para o desenvolvimento da carreira e permitir que esses profissionais desenvolvam novas habilidades. 

Seja para atuar com marketing digital, seja com tendências, ou até mesmo para se aprofundar em programação neurolinguística, há muitos caminhos para os jornalistas que querem adquirir novos conhecimentos. 

8 cursos livres para jornalistas

Os cursos Nano permitem que esses profissionais ampliem seu repertório e até mesmo encontrem novas oportunidades de carreira. Com uma duração de 40 horas, se adequam facilmente a sua rotina e ainda possuem certificado, o que atesta sua qualidade e relevância. Confira 8 cursos que podem contribuir para o desenvolvimento dos jornalistas:

1 – Marketing digital

O marketing digital é uma das principais ferramentas de comunicação atualmente, e engloba tanto características que vem da publicidade quanto do jornalismo, especialmente quando se trata de conteúdo. 

Com o curso, os alunos poderão desenvolver a habilidade para se destacarem na área digital, alinhar visão estratégica e conhecimento técnico para que os profissionais saibam fazer o planejamento de ações criativas e inovadoras de marketing, esclarecer os elementos do Marketing Digital, como marketing em plataformas de busca e em plataformas de social media, Content Marketing, Social CRM, compra de mídia digital, entre outros.

2 – Comunicação e motivação nas organizações

Esse curso permite que os profissionais tenham as ferramentas adequadas para lidar com equipes e ser bons líderes. Nas aulas, os profissionais aprenderão sobre barreiras à comunicação, tipos de comunicação organizacional, media training, comunicação interpessoal, verbal e não verbal e assertiva. 

Também irão se aprofundar nos tipos de comportamentos: agressivo, passivo, passivo-agressivo, e comunicação não violenta (CNV). Vão trabalhar ainda aspectos como inteligência emocional, liderança consciente, mediação de conflitos, feedback e conceito de motivação, características essenciais para bons líderes

3 – Análise de cenários econômicos

O curso apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos para a análise da conjuntura econômica nacional e internacional, dedicando especial atenção aos agregados macroeconômicos e a seu comportamento, ao impacto de decisões governamentais sobre os mercados e à dinâmica da concorrência entre as empresas em um determinado setor. 

Num segundo momento, estuda-se também a evolução recente da economia brasileira e internacional, aplicando o que foi aprendido nas primeiras unidades para construir uma análise do cenário econômico atual. Confira o conteúdo do curso: 

  • Visão geral de análise das demonstrações financeiras;
  • Indicadores de Liquidez;
  • Indicadores de Endividamento/Estrutura de Capital;
  • Indicadores de Lucratividade/Rentabilidade;
  • Modelos de Avaliação de Empresas;
  • Modelos de Insolvência;
  • Análise Dinâmica do Capital de Giro: análise do fluxo das variáveis empresariais;
  • Análise Dinâmica do Capital de Giro: análise das variações da Necessidade Líquida de Capital de Giro (NLOG).

4 – Programação neurolinguística (PNL)

O curso aborda a origem da programação neurolinguística e seus conceitos, além de se debruçar sobre modelos mentais, rapport e comunicação. Os conteúdos abordados são: 

  • Origens e princípios da Programação Neurolinguística;
  • Os modelos mentais e algumas teorias sobre o funcionamento da mente humana; 
  • A importância da comunicação assertiva para o líder (o diálogo e a comunicação verbal e não verbal);
  • Rapport e técnicas da linguagem corporal para os processos de mediação de conflitos, orientação a liderados e feedbacks.

5 – Marca pessoal: você como ativo da sua própria carreira

Outro aspecto que deve ser observado em todas as carreiras, mas é particularmente necessário aos jornalistas é a marca pessoal. Um bom profissional deve transmitir confiança e, embora seu trabalho deva demonstrar isso, desenvolver um personal branding também é importante para ser visto e garantir uma boa reputação. 

O curso trabalha temas como planejamento estratégico da marca pessoal, incluindo imagem, habilidades, diferenciais, missão, visão, valores, identificação da persona de compra, posicionamento e objetivos. 

Também trata de marketing pessoal como ferramenta para o sucesso da marca pessoal, além de explicar como desenvolver essa marca nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

6 – E-commerce

Para quem busca desenvolver novas habilidades, o curso de e-commerce oferece conhecimento sobre projeto e gestão de loja virtual, processamento de pedidos e logística no e-commerce de moda e plataformas para e-commerce de moda. O conteúdo inclui:

  • Projeto de e-commerce e gestão de loja virtual: tipos de e-commerce, estratégias aplicáveis no contexto de comércio eletrônico, planejamento da cadeia de processos, B2B e B2C;
  • Processamento de pedidos e logística no e-commerce de moda: processos e embalagens, cálculo de frete e despesas de envio;
  • Plataformas para e-commerce de moda: cadastro de produtos, fornecedores, cadastro de clientes;
  • Meios de pagamentos: dispositivos legais sobre comércio eletrônico, código de defesa do consumidor, proteção de dados no contexto de comércio eletrônico.

7 – Tendências e inovações

Este curso apresenta os conceitos básicos de ciência, tecnologia e inovação, ferramentas de prospecção tecnológica; tendências demográficas, sociais e de gênero; tendências globais, políticas e econômicas; tendências tecnológicas; tendências ambientais e tendências em mobilidade. Também aborda inovação e o papel do Estado, instrumentos de regulação e políticas públicas.

8 – Branding e pesquisa de mercado

Com esse curso, os profissionais aprenderão sobre branding e identidade corporativa, gestão estratégica de marcas e Brand Equity, planejamento de pesquisa de mercado e análise de dados.

Os cursos livres para jornalistas acima apresentam conceitos e conhecimentos alinhados com o que o mercado busca atualmente. Expandir as habilidades e buscar novas informações permite ser um profissional mais criativo e qualificado, e ainda o destaca no cenário atual. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades