Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Direito Saraiva Jur: conheça as 8 opções

Na área jurídica, é possível atuar em diferentes frentes. Independente da sua área escolhida, investir em uma especialização é ideal para ampliar os seus conhecimentos. Com isso, chegou a hora de você conhecer a pós-graduação em Direito com o selo Saraiva Jur, a maior editora jurídica do Brasil

São 8 cursos que garantem aprendizado de qualidade com professores mestres e doutores, como Cassio Scarpinella, Rennan Faria Kruger Thamay e Pablo Stolze, que são renomados e autores de obras consagradas e publicadas pela Saraiva. Confira!

8 cursos de pós-graduação em Direito Saraiva Jur

1 – Direito Penal e Processo Penal Contemporâneo

O dinamismo das ciências criminais exige um curso de pós-graduação que o acompanhe, com corpo docente qualificado e preparado para a necessária abordagem das questões polêmicas, que exigem  novas propostas da comunidade acadêmica. 

Desta forma, vem à tona a pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal Contemporâneo. O principal objetivo da especialização é aprofundar os conhecimentos específicos no campo das ciências penais, propiciando ampla visão sistêmica da área e aperfeiçoamento dogmático.

2 – Direito Processual Civil Contemporâneo

Durante o curso, você entenderá a teoria do direito e do direito constitucional (em pensamento jurídico pautado em positivismo jurídico reconstruído), que se destaca enquanto método de exercício da jurisdição e realização do direito material, em vínculo de instrumentalidade e complementaridade.

A pós-graduação em Direito Processual Civil Contemporâneo te dá a capacidade de estimular o debate crítico sobre as questões interdisciplinares, envolvendo a área de Direito Processual Civil. No curso, você também vai conciliar a teoria e a prática, o conteúdo e a didática de forma única na resolução dos conflitos seja na seara judicial ou extrajudicial como efetivação da Justiça.

3 – Direito Público Contemporâneo

A pós-graduação em Direito Público Contemporâneo tem como objetivo preparar os alunos para enfrentar os temas mais relevantes das três pilastras mestras do Direito Público:Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Tributário. 

Há tempos, o Direito Público e os seus pilares de sustentação transcenderam os limites metodológicos da parte material e o processo passou a solicitar uma entrada cada vez mais necessária nos projetos acadêmicos de pós-graduação. 

O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público Contemporâneo garante esse espaço, que é fundamental e necessário ao Direito Processual, em especial pelo advento do Código de Processo Civil de 2015, em vigor desde março de 2016.

4 – Direito Constitucional Contemporâneo

A promulgação da Constituição Federal em 1988 inaugurou uma promissora fase democrática da nossa história. Nas três décadas, o Direito Constitucional passou por importantes transformações, assumindo, mais recentemente, o papel de protagonismo entre as ciências jurídicas através da irradiação dos valores constitucionais por todo o sistema jurídico. 

Nesse contexto, vem ganhando cada vez mais importância a jurisdição constitucional, fenômeno que demanda do operador do Direito uma compreensão mais apurada dos mecanismos de interpretação e aplicação da Constituição. 

O cenário político do Brasil provocou um amplo e importante debate público a respeito da estabilidade institucional e a relação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Ordem Constitucional brasileira, impondo aos profissionais do Direito uma constante reflexão crítica a respeito do impacto que as principais mudanças de paradigma da sociedade contemporânea têm causado na esfera jurídica. 

Durante a pós em Direito Constitucional Contemporâneo, você aprenderá aspectos teóricos e práticos, através de estudos de casos e análise jurisprudencial. Junto com outros alunos, você terá uma reflexão sobre os grandes temas constitucionais, reforçando o compromisso de todos nós com a agenda voltada à construção de uma sociedade democrática, justa, livre e solidária. 

5 – Direito Civil Contemporâneo

A proposta da pós-graduação é analisar os principais institutos do Direito Civil brasileiro, aprofundando as suas questões polêmicas, a fim de permitir o conhecimento crítico da matéria, na perspectiva da principiologia inaugurada pela Constituição Federal de 1988.

O objetivo da pós-graduação em Direito Civil Contemporâneo é compreender, em perspectiva crítica, as relações civis, em face do ordenamento jurídico brasileiro inaugurado a partir da Constituição Federal de 1988. Revisar a legislação civil brasileira, com destaque para os institutos jurídicos inseridos pelo Código Civil de 2002.

6 – Direito Administrativo Contemporâneo

As diversas modalidades de relação jurídica envolvendo a Administração Pública e os particulares vêm sofrendo uma recente reestruturação a partir de novos paradigmas impostos pelo Estado Democrático e Social de Direito.

O Direito Administrativo, anteriormente fundamentado no estudo de vinculações intersubjetivas marcadas por uma posição autoritária do Poder Público frente aos seus súditos, passou a ser compreendido também à luz da ideia de um Estado prestador de serviços públicos, com atuações ampliativas da esfera privada de interesses. 

Ganharam espaço, na doutrina e na jurisprudência, orientações tendentes a reconhecer relações de horizontalidade, novas parcerias com a Administração, contratos multilaterais, e outras modalidades de relacionamento entre o cidadão e o Ente Público, superando o modelo anterior pautado pela verticalidade.

Antes reduzidos a um papel de mero objeto da ação administrativa, hoje os indivíduos se posicionam diante da Administração Pública na condição de verdadeiros sujeitos de direito, titularizando deveres e direitos frente ao Estado.

Pensando nisso, o objetivo da pós-graduação em Direito Administrativo Contemporâneo é apresentar uma visão ampla dos institutos fundamentais do Direito Administrativo, sem deixar de lado a análise das inovações doutrinárias e legislativas atinentes a esse ramo do Direito, além de estimular uma visão crítica a respeito dos conceitos tradicionais do Direito Administrativo.

7 – Direito Digital Aplicado

Esse é um curso diferenciado que abrange questões relacionadas à tecnologia com viés jurídico junto às principais áreas do Direito. O objetivo da pós-graduação em Direito Digital Aplicado é alinhar esses fatores à realidade contemporânea e atualizada dos tribunais, legislações e sociedade da informação.

Ao longo da especialização, você conseguirá desenvolver a habilidade de analisar violações de dados pessoais, avaliar riscos e propor soluções, bem como aplicar os fundamentos e espécies contratuais recorrentes no cenário globalizado e digital. Também irá adquirir conhecimentos sobre compliance e outros temas relacionados.

O curso ainda aborda as consequências dos atos praticados no ambiente virtual com responsabilidade penal e civil, além de analisar as atuais relações de trabalho no cenário nacional e internacional. Você também conhecerá a relação entre tecnologia e regulação junto aos diversos setores da economia.

8 – Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Contemporâneo

A pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Contemporâneo é destinada a bacharéis em Direito que, diante das exigências do mercado de trabalho, buscam aperfeiçoamento e aprofundamento dos temas de direito material e processual do trabalho. Também é indicada para  advogados, magistrados, procuradores do trabalho, defensores públicos, servidores públicos e outros profissionais do Direito que atuam na área, seja contenciosa, seja preventiva.

Os objetivos do curso incluem qualificar profissionais atuantes da área trabalhista, estimular a produção acadêmica e o debate crítico sobre Direito e Processo do Trabalho e temas interdisciplinares e capacitar o aluno a operar os conceitos de Direito do Trabalho, bem como instrumentalizá-lo com as ferramentas do Direito Processual.

Após conhecer os cursos, confira os benefícios exclusivos oferecidos pela pós-graduação em Direito Saraiva Jur.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades