5 desafios do empreendedorismo e como vencê-los; veja aqui

mulher empreendedora ara ilustrar texto sobre desafios do empreendedorismo

Se você quer começar o seu próprio negócio, já deve ter ouvido falar sobre os desafios do empreendedorismo, certo?

Diante de um mercado tão competitivo como o atual, sabemos que eles não são tão simples assim de superar e que a maioria das adversidades que surgem nessa jornada são imprevisíveis.

No entanto, alguns desafios como os que você verá a seguir são bastante comuns para quem está começando ou pretende começar uma empresa em breve. Veja a seguir quais são eles e o que fazer para vencê-los.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quais são os principais desafios do empreendedor nos dias atuais?

1 – Encontrar capital

Antes de se preocupar com o fluxo de caixa, um dos desafios de um empreendedor a ser superado é encontrar capital para tirar o seu sonho do papel. E o cenário pode se complicar ainda mais se você não tiver um bom networking com investidores. 

Quando você não possui os recursos financeiros para começar o seu negócio, a chance de falência pode aumentar. Esteja ciente de que será necessário dinheiro para a locação, equipamentos, materiais, contratação de equipe e, principalmente, para viabilizar a produção do seu produto ou a entrega do seu serviço. 

Como vencer esse desafio: é bem provável que você já saiba qual abordagem utilizar para que os clientes comprem o seu produto, não é mesmo? Então, utilize essa mesma estratégia para conseguir pessoas para investirem na sua empresa. 

Você precisa saber divulgar o seu negócio e a si próprio para potenciais investidores.

Procure bancos e pessoas que estão buscando ideias para investir, converse com familiares e amigos para saber se eles têm alguma conexão que esteja disposta a apostar em uma boa ideia. 

Outra boa solução também é procurar investidores anjos, que são pessoas físicas que aplicam uma pequena parte do seu capital em negócios com alto potencial de retorno.

2 – Fazer o marketing da empresa

Um segundo grande desafio de empreender é apresentar a sua marca para as pessoas certas – e o marketing é uma forma de fazer isso.

Embora o marketing seja fundamental, também sabemos que, no início, nem todo empreendedor tem recursos financeiros para divulgar seus produtos e serviços, ainda mais quando sabemos que ele não traz resultados imediatos.

Como vencer esse desafio: a ideia aqui é começar aos poucos, afinal, nos primeiros meses, você precisará testar qual a estratégia, canal e plataforma dará maior retorno.

Você pode contratar profissionais freelancer para fazer esse trabalho. Ao longo do tempo, será possível observar através da análise de dados e métricas o que funciona melhor. Com esse resultado em mãos, você estará mais seguro para investir uma quantia maior no seu planejamento de marketing.

3 – Contratar funcionários 

Como recrutar o time ideal para impulsionar o seu negócio sem ter experiência em contratação ou uma equipe de RH?

Se você está começando agora, é bem provável que esse seja um dos seus desafios. Além disso, recrutar profissionais é um processo que pode ocupar muito de seu tempo e levar dias. É preciso analisar currículos, fazer entrevistas, identificar os candidatos que têm o perfil, entre tantas outras tarefas.

Como vencer esse desafio: hoje, já existem inúmeras empresas de consultoria de contratação e estruturação de equipes voltadas para pequenos e médios empresários.

Mas se você ainda não dispõe do capital para adquirir esse serviço, tudo bem. A solução é ser o mais específico possível na divulgação da sua vaga. Quanto mais específica ela for a respeito do escopo do trabalho, das habilidades necessárias, da jornada, dos salários e benefícios, mais pessoas qualificadas você conseguirá atrair para a sua seleção.

Além disso, para atrair bons talentos você precisa “vender” a empresa como venderia para um cliente ou para um investidor. Enxergue os candidatos como pessoas que precisam acreditar no seu negócio assim como os outros stakeholders.

4 – Crescimento do negócio 

Começar um empreendimento pode ser um desafio, mas fazer com que ele cresça é ainda mais desafiador.

O motivo é que, com o passar do tempo, chega um momento em que você não consegue aceitar mais clientes porque não tem uma estrutura capaz de sustentar novas demandas.

Como vencer esse desafio: aqui, a solução é criar processos que tenham foco em delegar tarefas. Se você tentar dar conta de tudo e se envolver em todas as áreas do seu negócio, não terá tempo para focar na gestão, na busca por parcerias e investimento.

Por isso, é importante que você contrate as pessoas certas, afinal, quanto mais confiança tiver nelas, mais seguro você sentirá em delegar tarefas. 

5 – Controlar o fluxo de caixa

Um dos grandes desafios de um empreendedor é garantir que o lucro seja consistente e que ele consiga cobrir os gastos e o pagamento dos funcionários.

Uma das piores coisas que pode acontecer no início da sua jornada como empreendedor é não ter dinheiro suficiente para o salário da sua equipe. Isso afeta a vida pessoal deles, a motivação e toda a confiança que eles têm na sua liderança.

Como vencer esse desafio: a primeira recomendação é que você tenha um profissional de contabilidade para que nada fuja do seu controle na área financeira.

Mas se você já entende um pouco desse assunto, um software de contabilidade para pequenas empresas pode te ajudar a manter o controle dos gastos e do faturamento sem afetar muito o seu orçamento.

O importante aqui é que você saiba que tem um planejamento e que tem todas as movimentações financeiras sob controle. Sem isso, fica muito difícil ter sucesso com o seu negócio.

Como se manter motivado para superar os desafios do empreendedorismo?

Você acabou de ver que os desafios do empreendedor são bastante variados e, em algum momento, podem desanimar aqueles que estão começando.

Mas nem por isso você deve pensar em desistir do seu sonho. Veja a seguir o que fazer para manter-se motivado diante dessas adversidades.

Dedique-se a atividades inspiradoras

Quando ficamos muito imersos naquilo que estamos fazendo, é comum ficarmos esgotados em alguns momentos.

Se você se sentir assim, faça atividades que costumam te inspirar. Pode ser assistir a um filme que você já viu, uma palestra do TED talk ou um podcast.

Na maioria das vezes, buscar motivação dentro do próprio trabalho pode não funcionar. Tente encontrá-la de fora para dentro.

Crie uma declaração de missão para si próprio

É comum que toda empresa tenha uma declaração de missão, visão e valores que refletem os objetivos e a cultura da empresa. Dessa forma, cada pessoa, equipe e área saberá em qual direção trabalhar para que a companhia tenha sucesso.

O mesmo pode funcionar com você. Escreva sua própria missão como empreendedor, carregue-a com você, memorize-a e leve como o seu lema. Ela será o lembrete diário de que é importante continuar superando os desafios para chegar onde deseja.

Agora, você já sabe quais são os maiores desafios do empreendedorismo e como pode vencê-los. Lembre-se de que planejamento, dedicação, cercar-se das pessoas certas e manter-se motivado certamente te levará ao sucesso. Aproveite e veja as opções de pós-graduação no segmento, com duração a partir de 4 meses:

  • MBA em Inovação e Empreendedorismo; 
  • MBA em Empreendedorismo Contábil; 
  • Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo; 
  • Empreendedorismo e Inovação em Engenharia e Nutrição; 
  • Qualidade de Vida e Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo e Inovação em Engenharia.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!