Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

“Descreva como foi o início da sua vida profissional”: exemplos

descreva como foi o início da sua vida profissional

Uma etapa importante do processo seletivo é falar sobre a trajetória profissional. Contar essa história com os elementos corretos ajuda o profissional a transmitir seu conhecimento, suas habilidades e experiência. Assim, ele saberá como responder a questão “descreva como foi o início da sua vida profissional”.

Essa é uma pergunta interessante pois imagina-se que o início da carreira tenha sido de desafios e aprendizado. É comum que a resposta indique a inabilidade inicial com determinada atividade ou procedimento. 

Mas saber explicar como superou essas dificuldades oferecerá insights sobre o tipo de profissional que se tornou. 

Como falar sobre a trajetória profissional

Contar a própria história nem sempre é fácil. Algumas pessoas podem resumir demais ou serem prolixas. Por isso, saber algumas técnicas e conhecer dicas para falar sobre sua trajetória ajuda a criar um discurso coeso que inclui as informações que são relevantes para os recrutadores. Veja como:

Selecione os pontos principais

Para entender como resumir esse discurso, coloque em um papel em formato de lista os pontos principais da carreira até o momento. Quais os momentos mais marcantes da carreira? Inclua tudo que acha relevante, como uma promoção, um projeto que liderou, um cliente que conquistou, conhecimentos que adquiriu. 

A partir daí, selecione os que fazem mais sentido para a vaga em questão. Pode ser interessante contar sobre a lojinha que abriu na garagem de casa aos 11 anos, mas é mais relevante apontar como uma habilidade técnica gerou um resultado importante. 

Indique aprendizados

Se autoelogiar nem sempre é uma boa estratégia, portanto ao invés de apontar suas qualidades, use exemplos de aprendizados que teve na carreira. Caso tenha atuado em uma empresa de pequeno porte, comente sobre os desafios de assumir diversos papéis e como isso ensinou sobre organização e planejamento. 

Agora, se precisou assumir um time, aponte como liderou as pessoas e como isso afetou sua trajetória profissional. 

Relacione a resposta com a vaga em questão

Mesmo se estiver começando em uma nova área, o conhecimento prévio pode ser usado a seu favor. O planejamento para a entrevista é importante, pois permite que o candidato adapte sua resposta à empresa e cargo para o qual vai entrevistar. 

Se a vaga exige inglês fluente, por exemplo, inclua em sua fala uma situação ou um emprego anterior onde usava o idioma. Se a posição exigir conhecimento específico, inclua informações sobre especialização ou MBA, que estão disponíveis na pós-graduação Unopar

Descreva como foi o início da sua vida profissional: o que falar?

Quando se trata do começo da carreira, a melhor forma de responder é apontando o que aprendeu e como isso o fez crescer profissionalmente. Explique quais eram as atividades que realizava e trace um paralelo com os dias atuais. Veja outras dicas para responder essa questão:

Seja honesto

Ninguém começa sabendo tudo e, no início da carreira, é normal não saber fazer algumas coisas. Use isso a seu favor, apontando quais questões tinha mais dificuldade e como fez para superar isso. 

Mostre também como a experiência prática neste emprego lhe proporcionou habilidades comportamentais, como aprender a falar com o público externo, comandar reuniões e desenvolver apresentações. 

Aponte a influência dessa experiência no presente

É comum que, durante a carreira, as pessoas encontrem novos caminhos e deixem para trás os planos iniciais que tinham quando concluíram a graduação. Isso pode acontecer pois:

  • Se decepcionaram com determinada área;
  • Encontraram vagas com atividades que os interessavam mais;
  • Ou ainda encontraram formas de crescer profissionalmente por outro campo. 

Com isso, a experiência inicial na carreira pode não ser a mesma na qual se especializou atualmente. O importante é destacar como essa primeira ocupação o levou onde está. 

Aponte sua motivação

A primeira experiência profissional oferece muitos aprendizados de uma só vez. A pessoa se vê com mais responsabilidades financeiras, tendo que responder a superiores e entregar resultados. Esse processo geralmente ajuda a enxergar onde o profissional deseja chegar. 

Talvez o dono da empresa o inspire a se tornar um líder, ou uma palestra que viu a oportunidade de ser um porta-voz do mercado. Mostre como essa experiência o motivou e acabou indicando o caminho na carreira, mesmo que hoje seja distinto ao início.

Toda experiência conta

A loja da garagem de casa pode não ser o destaque da carreira, mas tem potencial para indicar que tipo de pessoa é e quais suas motivações. Valorize os primeiros passos profissionais, mesmo que não sejam em sua área. 

Uma pessoa que trabalhou no comércio, por exemplo, pode indicar a importância desse ofício para pagar pelos estudos, e ainda apontar uma série de habilidades comportamentais importantes. 

Exemplos para descrever o início da vida profissional

Veja alguns exemplos para mostrar como começou a trajetória:

Exemplo 1

Meu primeiro emprego, aos 18 anos, foi como auxiliar na empresa x. Foi lá que conheci a equipe de marketing e me identifiquei de cara. Sempre perguntava para a gestora sobre o dia a dia do departamento, e ela acabou me incentivando a seguir esse caminho. Segui como auxiliar durante a graduação, até conseguir me candidatar para um estágio, lá mesmo, já no departamento de marketing. Tenha a [gestora] como uma mentora e, mesmo não trabalhando mais lá, tenho ótimas lembranças do início da minha carreira profissional. 

Exemplo 2

Minha primeira experiência foi logo no início do curso de graduação, quando comecei a estagiar na própria universidade. Conheci os processos administrativos à fundo e entendi ali que meu caminho profissional estava relacionado à educação.  

Exemplo 3

Quando terminei o ensino médio, comecei a trabalhar para ajudar nas despesas de casa e me tornei vendedora da loja x. No começo foi difícil lidar com estoque, atender os clientes e concluir as vendas. Mas, com o tempo, fui aprendendo a observar as pessoas e me senti mais à vontade para me comunicar com elas. Quando finalmente pude começar a graduação, entendi que a comunicação era o meu caminho. 

Esses exemplos podem te ajudar a contar sua própria história e ser capaz de responder a questão “descreva como foi o início da sua vida profissional”, com sucesso na entrevista. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades