Descreva qual é o seu perfil e principais habilidades: 5 exemplos

entrevista de emprego para ilustrar texto sobre descreva qual é o seu perfil e principais habilidades

Quando um profissional se prepara para uma entrevista de emprego, ele precisa estudar as respostas para as perguntas mais frequentes feitas, além de saber como responder a “descreva qual é o seu perfil e principais habilidades”. 

Essa é uma informação básica que os entrevistadores pedirão e os profissionais devem aproveitar essa oportunidade para “se venderem”, ou seja, mostrarem porque são a melhor escolha para a vaga. 

Porém, analisar o próprio perfil e elencar suas habilidades pode não ser uma tarefa fácil, especialmente se o intuito for impressionar. Mas não se preocupe, pois nesse texto vamos te ajudar a desenvolver uma resposta completa e adequada. 

Como definir seu perfil e habilidades

Na hora de falar sobre seu perfil profissional, é importante indicar informações que não estão no currículo, ou então complementar as respostas. Isso porque o entrevistador já sabe qual a sua experiência de acordo com o que está no documento. 

O que ele quer saber de você é como essas práticas se traduzem na sua personalidade corporativa. Portanto, para criar um bom perfil é preciso relacionar as experiências anteriores com os resultados obtidos e o que fez para alcançá-los. Veja 5 exemplos para construir seu perfil:

1- Indique em que ponto está na carreira

Comece falando sobre seu caminho até o momento atual. Aqui, não precisa contar toda sua história de vida, mas sim relacionar seus estudos com a aplicação prática. Portanto, vale dizer rapidamente no que se graduou, a primeira experiência profissional e o caminho que percorreu. Mais importante do que pontuar cargos, é descrever o que fazia em cada lugar. 

Assim, os entrevistadores conseguem avaliar o que você já fez na prática que está relacionado às atribuições da vaga. Por exemplo, se um profissional está buscando uma oportunidade como social media, deve focar nessa prática anterior: “Trabalhei por 3 anos na agência X, atuando para o cliente Y no segmento de redes sociais. Minha responsabilidade era definir os briefings dos conteúdos, controlar a agenda de publicações e fazer o copywriting. Para isso, estava sempre atento aos concorrentes, as tendências de redes sociais e temas relacionados à marca que poderiam impulsionar as publicações”. 

Veja que você detalha as atividades práticas, além de informar o conhecimento utilizado para realizá-las. 

2- Mostre os resultados obtidos

Depois de descrever seus processos, é importante mostrar que resultado obteve com eles. Alguns cases podem oferecer números e porcentagem, mas outros podem ter caráter organizacional. No exemplo acima, pode ser complementado indicando, por exemplo: “Desenvolvi um sistema através da plataforma X que agilizou o processo de aprovações e criou um modelo de fácil acesso para que todos os envolvidos pudessem verificar os temas e conteúdos dos posts, agilizando o processo”. 

Esse tipo de informação oferece uma perspectiva prática das suas habilidades técnicas. Usando outra profissão como exemplo, um advogado trabalhista pode destacar quanto tempo passou em determinado escritório e indicar as causas ganhas no período. “Trabalhei por três anos no escritório X, atendendo clientes como Y, e tenho um aproveitamento de 80% de causas ganhas”. 

3- Veja o que a empresa busca

O primeiro contato com a vaga é através de sua descrição. Empresas investidas em atrair os melhores talentos costumam fazer job descriptions detalhados, que apontam detalhes sobre a função e o tipo de habilidade técnica e comportamental necessários. Portanto, antes da entrevista o candidato já sabe o perfil que o recrutador busca. 

Isso não significa mentir para atender à descrição, mas sim analisar quais indicações se encaixam em seus pontos fortes, e destacá-las. Se a vaga exige inglês fluente e você está apto, mostre como já utilizou essa habilidade profissionalmente. Por exemplo: “na última empresa em que trabalhei, realizava reuniões regulares com a filial norte-americana, e tocava projetos em conjunto com a equipe dos Estados Unidos”. Isso deixará claro que você domina o idioma e é capaz de ter conversas na língua. 

Outra possibilidade é focar em uma habilidade desejada. Algumas características são obrigatórias para atender os requisitos da vaga, porém é comum que recrutadores indiquem atributos que, embora não sejam indispensáveis, podem se tornar diferenciais. Se você preencher alguma dessas condições, não deixe de mostrar ao entrevistador. 

Seguindo o exemplo da vaga em social media, digamos que você tenha experiência com captação e edição de vídeo, ou já fez um curso com essa temática. Nesse caso, comente sobre essa capacitação e mostre o que sabe. 

4- Mostre suas habilidades na prática

Fazer uma lista com todos seus atributos positivos pode parecer que irá impressionar, mas é importante conseguir mostrar na prática como essas características são aplicadas. Por exemplo, se você se considera um bom solucionador de problemas, aponte uma realização onde precisou usar essa habilidade. 

Por exemplo: “Na minha última experiência com vendas, notamos uma baixa aquisição na faixa etária dos 40 anos. Decidimos reunir alguns profissionais com esse perfil dentro da empresa e, com as sugestões de todos, notamos que nosso produto não se adequava ao perfil desse grupo. Assim, conseguimos desenvolver uma configuração que o tornava mais atrativo e melhoramos os resultados”. 

5- Mostre seu foco no desenvolvimento profissional

Deixe claro para o entrevistador que você planeja a sua carreira e sabe onde quer estar nos próximos anos. Indique quais suas expectativas para o cargo e como vai desenvolver habilidades para apoiar esse desenvolvimento. Mostre, por exemplo, quais estudos pretende realizar: “essa vaga me daria a oportunidade de ampliar meu conhecimento no tema X, e como estou realizando uma pós-graduação nesta área, acredito que posso contribuir com novas ideias e fortalecer a equipe”. 

Como vimos, responder a questão “descreva qual é o seu perfil e principais habilidades” envolve autoconhecimento e prática. Coloque no papel seus objetivos, pontos positivos e negativos, e se prepare para se dar bem na entrevista de emprego. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!