Como fazer a descrição de atividades no currículo? Confira!

descrição de atividades no currículo

Você já parou para pensar na importância da descrição de atividades no currículo? Essa parece ser uma etapa simples na construção do documento, mas tem um papel importante de deixar claro para o recrutador o que você é capaz. 

Em geral, as vagas exigem algumas habilidades específicas, que são destacadas no currículo, mas na hora de entrar em detalhes do que é realizado, saber descrever o que faz pode ser o diferencial que mostra seu dinamismo ou a capacidade de se adaptar a diferentes cenários. 

Montando o currículo

O CV é a porta de entrada para uma nova oportunidade de trabalho. Será o primeiro documento analisado pelo recrutador com suas informações profissionais. Nem precisa dizer que é a partir dele que as equipes de RH definirão se continuarão com a seleção ou se o perfil não parece combinar com o que a empresa necessita. 

Portanto, fazer um currículo que chame atenção e o coloque na próxima fase é um desafio para quem está buscando oportunidades no mercado de trabalho. Existem debates sobre o tamanho, mas especialistas atualmente indicam que o documento tenha apenas uma página ou, no máximo, duas, e seja sucinto. 

Os recrutadores vão analisar centenas de currículos por dia e algo muito extenso pode não prender sua atenção. A informações também devem estar bem distribuídas, para que fique fácil encontrar exatamente o que eles buscam. 

Mas a verdade é que há um espaço muito pequeno onde o candidato precisa convencer quem analisa suas informações do porque é adequado para a vaga. Portanto, destacar suas habilidades será essencial para passar para a fase seguinte e ser chamado para uma entrevista. 

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Descrição de atividades no currículo

Para montar um currículo de sucesso, é preciso se atentar a algumas boas práticas. Além do tamanho, já citado acima, as informações devem ser claras, o texto deve evitar adjetivos excessivos e genéricos e destacar a formação universitária. 

Também é preciso saber distinguir as atividades exercidas das habilidades e metas. Existe um local adequado no currículo para destacar as habilidades, técnicas e comportamentais. Geralmente, essas características vão em outra parte do documento, intitulada “competências” e são listadas até em bullet points. 

Já as metas e resultados podem ser acrescentados na parte onde você descreverá seu perfil profissional. Essa também é uma parte importante do currículo e deve conter um resumo das capacitações com foco nos resultados. 

A diferença é que no perfil aparece um resumo das atividades, e o foco é usá-las para indicar o tipo de profissional que é. Já na descrição das atividades, tudo o que faz parte do dia a dia deve ser acrescentado. 

As atividades são as atribuições do cargo e funções exercidas. Portanto, elas podem ser um pouco mais detalhadas, dando ideia de como era a rotina e quais conhecimentos usava na realização de tarefas. 

Isso não significa apontar cada detalhe do que era feito, mas sim elencar as cinco principais atividades, de preferência que sejam relacionadas ao cargo pretendido. Essa parte é descrita dentro das atividades profissionais, que são elencadas a partir da mais relevante.

Sendo assim, a maneira adequada de incluir é assim:

Empresa – mês/ano de entrada até mês/ano saída

Cargo final 

Atividades desenvolvidas (Aqui, pode ser um texto corrido ou em tópicos). 

Descrever as funções exige certo cuidado e atenção. Só porque é ideal detalhar o que faz, não significa incluir tudo, especialmente coisas que são óbvias. Sempre comece com a tarefa mais importante e, se for necessário, a descreva, sem usar mais de uma linha. 

Confira um exemplo:

ABC Comércio – de março de 2018 a julho de 2023

Vendedor

  • Prospecção de novos clientes
  • Negociações de vendas
  • Acompanhamento de pedidos
  • Desenvolvimento de novas soluções
  • Pós-venda

No exemplo acima, as atividades foram elencadas em formato de bullet points. Se achar necessário detalhar alguma, o texto pode ser corrido, sempre em 1ª pessoa, destacando o que fez em casa função. 

Veja dicas importantes para incluir as atividades nas experiências profissionais:

Use palavras-chave

O ideal é sempre customizar o CV de acordo com a vaga para a qual está aplicando. Assim, é possível adaptar o texto segundo o que a empresa deseja. Isso não significa inventar aptidões e tarefas, mas sim destacar as que estão alinhadas com o exigido pela organização. 

Utilize também palavras iguais às que estão no anúncio, pois facilitam a busca dos recrutadores. Portanto, se a vaga fala em “redes sociais”, por exemplo, não use o termo “social media”, pois pode não ser encontrado. 

Mostre suas competências

A descrição das atividades é a hora em que você pode exemplificar as competências que descreveu. Portanto, se domina Photoshop, por exemplo, indique para que e o quanto usava em sua última experiência profissional.

Se tiver especialização ou estiver cursando uma pós EAD, tente incluir indicativos do que esse ensino proporcionou profissionalmente, mostrando que conhecimento específico foi utilizado na realização das atividades. 

Use dados concretos

Embora os resultados sejam mais adequados para outra parte do currículo, também é indicado usar números e dados concretos nesta etapa. Se for um especialista em treinamento pode indicar que, em sua empresa anterior, treinou x pessoas por ano. 

A descrição de atividades no currículo pode fazer a diferença na continuação do processo seletivo e deve ser desenvolvida com cuidado e atenção pelos candidatos.

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