Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Afinal, como desenvolver habilidades de inovação? 5 passos

desenvolver habilidades de inovação

Nos dias atuais, as habilidades técnicas são tão importantes quanto as competências comportamentais no mercado de trabalho, sabia? As empresas já perceberam que precisam de colaboradores com boas soft skills para garantir sucesso e produtividade. Isso inclui contar com profissionais que saibam desenvolver habilidades de inovação.

Com tantas mudanças e transformações em todas as áreas da economia, conseguir inovar é uma habilidade que chama a atenção de qualquer empregador. Afinal de contas, práticas e atividades que hoje são consideradas o suprassumo de uma profissão podem ficar obsoletas em uma questão de semanas.

Por isso, as companhias que não estiverem preparadas para lidar com a imprevisibilidade do mercado vão ter problemas daqui para a frente. E uma das maneiras de resolver esse problema é contando com colaboradores que conseguem identificar tendências, trabalhar com novidades e propor inovações que façam a diferença.

Contudo, o que você precisa fazer para se tornar esse profissional? O artigo de hoje é justamente sobre isso, e abaixo você encontrará 5 passos fundamentais para se tornar um colaborador focado na inovação.

Como desenvolver habilidades de inovação em 5 passos

1 – Seja um profissional atualizado e fique “de olho” em tudo

Em primeiro lugar, é crucial que você entenda que a inovação acontece no dia a dia. Ela está por toda a parte, dos menores detalhes aos grandes projetos, o que significa que ter um olhar crítico e abrangente é o primeiro passo para conseguir observar o cotidiano e encontrar possibilidades transformadoras.

Para isso, você precisa ter uma mente treinada. O que inclui ser um profissional atualizado, que sabe das tendências e novidades da sua área, acompanhar o noticiário e as mudanças na sociedade, entender o que “inovação” significa para a sua atuação e não se acomodar de acordo com o que aprendeu na graduação.

Em pouco tempo, os conhecimentos da faculdade podem ficar ultrapassados. Sendo assim, fique atento para, além de desenvolver um certo tino para a inovação, não correr o risco de ficar para trás no mercado de trabalho.

2 – Mergulhe na sua área e setor de atuação

Dessa maneira, sempre valerá a pena estar imerso em tudo que envolve a sua área e setor de atuação. Além disso, há uma outra questão envolvida nesse ponto.

Só é possível inovar quando você conhece todos os detalhes do dia a dia da profissão e do setor em que você está atuando. Assim, você terá uma visão ampla e específica sobre os pontos fortes e fracos, problemas, falhas e quesitos que, aos poucos, estão mostrando sinais de que precisarão de uma reciclagem ou de novas soluções para darem certo.

3 – Contudo, não deixe de observar outros mercados

Por mais que o olhar atento ao seu mundo seja fundamental, ele não pode ser a sua única estratégia para ter a soft skill de inovação. Na realidade, fazer isso pode surtir o efeito contrário.

Isso acontece porque se manter “fechado” em poucos temas e universos pode deixar o seu cérebro mal acostumado. Afinal, ele sempre verá as mesmas coisas, diminuindo as chances de aprender com o novo, observar o diferente e refletir sobre as possibilidades que, muitas vezes, pareciam impossíveis.

Por isso, observar outros mercados e áreas também faz bem. Essa prática vai te ajudar a expandir suas capacidades, mostrando o que está sendo feito de novo em outros lugares. Nem sempre as soluções encontradas “do lado de lá” poderão ser aplicadas no seu cotidiano, porém, ampliar suas referências e bagagem será positivo no longo prazo.

4 – Aproveite as oportunidades de cursos livres

Você já deve ter percebido que o conhecimento é a base do desenvolvimento de habilidades de inovação, certo? Sendo assim, nada mais justo do que investir em cursos para entrar em contato com todos os pontos mencionados acima

Uma opção está nos cursos livres, chamados de Cursos Nano em nossas instituições de ensino. Estamos falando de cursos rápidos, com 40 horas de duração, que focam em um tema específico da sua área de atuação.

Com valores democráticos, agilidade para a conclusão, conteúdos atualizados e de qualidade, e flexibilidade para estudar onde e quando quiser, eles são uma ótima oportunidade para se manter relevante e de olho nas novidades.

5 – Escolha uma pós-graduação estratégica para a sua carreira

Todavia, se você estiver em busca de uma possibilidade ainda mais completa e robusta, invista na pós-graduação.

Ela será o seu passaporte para o destaque profissional, garantindo o título oficial de especialista, além de entregar um material impecável sobre o tema escolhido. Isso significa que, independente da sua área, assunto de interesse e setor de atuação, você terá acesso ao que há de mais completo e novo, mantendo-se atualizado e melhorando suas competências para o mercado de trabalho.

Então, agora que você já sabe o que deve fazer para desenvolver habilidades de inovação, o que está esperando para começar? Aproveite a oportunidade e se inscreva na pós EAD Unopar, usando todas as ferramentas da pós-graduação para se tornar um profissional ainda melhor e, além disso, melhorar o seu olhar crítico para as inovações.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades