Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como desenvolver o pensamento criativo? Qual a importância? Veja!

lâmpada para ilustrar texto sobre pensamento criativo

A criatividade é uma das habilidades mais bem valorizadas no mercado de trabalho, já que profissionais criativos apresentam soluções inovadoras para o negócio. Se você deseja avançar com a sua carreira, é interessante buscar formas de desenvolver o pensamento criativo para se destacar profissionalmente. 

Engana-se quem pensa que a criatividade é uma habilidade exclusiva de algumas pessoas. A verdade é que qualquer um pode trabalhar para desenvolver essa capacidade. Adicionando pequenos hábitos na rotina é possível ser uma pessoa mais criativa. 

Por que é importante ser criativo? 

É fato que a criatividade é valorizada no mercado de trabalho, mas você sabe o motivo? As empresas buscam profissionais criativos porque, geralmente, o pensamento criativo leva à inovação, algo que todo negócio precisa para se manter atualizado e continuar crescendo. Uma solução criativa pode ser aquele pontapé necessário para transformar a empresa positivamente. 

Embora criatividade e inovação tenham significados diferentes, os termos andam lado a lado no mundo corporativo. É preciso ser criativo para inovar e encontrar soluções, desenhar novos caminhos e driblar as adversidades da rotina. Pessoas criativas têm ideias originais que podem fazer toda a diferença para o negócio. 

Mas não pense que a criatividade está apenas ligada a grandes soluções inovadoras. Na verdade, é possível ser criativo na hora de executar as tarefas do dia a dia. Inclusive, é isso o que as empresas esperam dos seus colaboradores. Ser criativo ao realizar uma demanda comum é benéfico para a empresa e para o funcionário, já que aumenta a produtividade e pode trazer bons resultados. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como desenvolver o pensamento criativo?

Anote as suas ideias

As boas ideias podem aparecer a qualquer momento, inclusive quando você não está trabalhando. Um insight pode surgir em uma conversa despretensiosa com um amigo, enquanto você assiste um filme ou pratica uma atividade física. 

Nesses casos, a dica é sempre anotar a sua ideia em um caderno ou no bloco de notas do celular. Assim, você não perde o insight e consegue utilizar o material de consulta no momento mais oportuno. 

Cultive o hábito da leitura

A leitura é uma grande aliada da criatividade e cultivar o hábito da leitura é uma das principais formas de desenvolver o pensamento criativo. Isso porque, enquanto você lê, aumenta o vocabulário, aprende novas coisas, conhece novas culturas e se inspira para criar. 

Além de trabalhar o raciocínio lógico, a memória e o foco, outras habilidades essenciais no mercado de trabalho. Assim como qualquer outro hábito, a leitura também exige regularidade. 

Mesmo que você não leia muito, o importante é tentar ler todos os dias. Lembrando que você pode ler não apenas livros, mas também reportagens, artigos, textos em blogs e outros conteúdos que te interessam. 

Faça reuniões de brainstorming

Provavelmente você já ouviu falar sobre brainstorming. O termo pode ser traduzido em português como “chuva de ideias” e é uma espécie de dinâmica de grupo, em que os participantes compartilham ideias com o objetivo de encontrar uma solução criativa. 

A prática é uma ótima maneira de trocar ideias com colegas e estimular o pensamento criativo. O interessante do brainstorm é que não existe resposta certa ou errada. O importante é que todos sintam-se à vontade para compartilhar suas ideias e que a troca seja positiva para o grupo.

Seja curioso

Podemos dizer que a curiosidade é uma das principais aliadas da criatividade. Quando você é curioso, tem mais interesse por novos assuntos, culturas, métodos e por aí vai. A curiosidade aumenta o repertório, o que é fundamental na hora de ter ideias criativas no trabalho. 

Na prática, a dica é perguntar sobre aquilo que te interessa e trocar informações com as pessoas. No ambiente de trabalho, mostre-se interessado em descobrir mais sobre as atividades dos colegas, sobre como eles executam e o que está por trás daquele raciocínio. Isso com certeza te proporcionará conhecimento suficiente para pensar em soluções inovadoras que beneficiam a todos. 

Entenda-se como uma pessoa criativa

Algumas pessoas têm dificuldade em exercer a criatividade por acharem que não são boas o suficiente para isso. Esse é um erro comum, mas que deve ser superado. Não seja tão duro com você mesmo e lembre-se que a criatividade é um exercício diário. Entender-se como alguém capaz de ter pensamentos criativos é um passo importante nessa jornada. 

Deixe suas ideias correrem livremente sem tanto autojulgamento. Ideias podem ser lapidadas para se tornarem melhores e atingirem o objetivo necessário. Ter uma postura negativa diante dos seus pensamentos te levará à desmotivação. 

Pense sobre como melhorar os processos

No trabalho, uma dica para ser mais criativo é pensar sempre como os processos podem ser melhorados. Muitas vezes, um método é utilizado há anos sem muita reflexão, apenas no modo automático e, nem sempre, os resultados são os melhores.

Lembre-se do que falamos sobre a curiosidade e se questione sobre tudo. Isso pode te levar a chegar em ideias criativas que podem melhorar muito a rotina na empresa. 

O ambiente acadêmico também é favorável para o pensamento criativo, já que te coloca em contato com novos conhecimentos, pessoas e processos. Que tal aproveitar isso para conferir algumas opções de pós-graduação?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades