Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ter destaque profissional em um mercado concorrido?

destaque profissional

Há alguns anos já é possível observar que o mercado de trabalho está, dia após dia, ficando mais concorrido e exigente. Os pré-requisitos para processos seletivos parecem apenas aumentar e, nesse contexto, conquistar a tão sonhada vaga não é uma tarefa simples. Para atingir esse objetivo, você precisa agir para conseguir o destaque profissional que irá te colocar na frente de outros candidatos. Mas como fazer isso?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Além de ter uma formação acadêmica e experiências na sua área de atuação, é possível se desenvolver de muitas outras maneiras. Com bastante dedicação, foco e estratégia, essas adições serão muito valiosas ao seu currículo e à sua jornada para se tornar um profissional cada vez mais completo.

O mais importante neste cenário desafiador é não desistir e manter o comprometimento com a sua carreira, e você pode começar essa caminhada de aperfeiçoamento profissional ainda hoje, sabia? 

7 maneiras de conseguir destaque profissional

Abaixo listamos algumas ótimas formas de levar a sua carreira para um novo patamar, garantindo que o seu perfil vai ganhar destaque em processos seletivos e também dentro das empresas, te deixando cada vez mais próximo do sucesso que deseja alcançar.

1 – Coloque a dedicação em primeiro lugar

Antes de colocar as mãos na massa, é fundamental alinhar as suas expectativas e compreender que a dedicação deve estar em primeiro lugar. Ela vai ser essencial para não te deixar desistir e garantir a motivação de todos os dias, para que assim você continue focado em seus objetivos finais.

Por isso, entenda que além de montar um plano de ação e pensar no que fazer para se destacar, é preciso se manter constante e dedicado ao planejamento que você elaborou. Sozinho ele não vai dar resultados, e o único responsável por tirá-lo do papel é você mesmo.

2 – Aposte no desenvolvimento das soft skills

Uma excelente forma de se diferenciar é apostar nas “soft skills”, ou “competências comportamentais”. Elas estão cada vez mais visadas pelas empresas e podem ser definidas, basicamente, como as suas capacidades de relacionamento, postura e forma de agir e reagir no dia a dia do trabalho.

Alguns exemplos são o autoconhecimento, a capacidade de liderar, a comunicação objetiva e assertiva, ser proativo, conseguir demonstrar empatia, ter um pensamento estratégico, usar o senso crítico e até mesmo ter uma escuta ativa.

Concorda que todos esses pontos são capazes de melhorar um ambiente profissional, estreitar relações e garantir melhores resultados? Esses são motivos que fizeram líderes e profissionais de RH voltarem suas atenções às soft skills e, agora, elas não poderiam estar mais em alta.

Além disso, são poucos os profissionais que se preocupam em aperfeiçoar suas habilidades sociais e emocionais. Então, se dedicar a elas já vai te posicionar em um lugar de visibilidade em relação aos seus concorrentes no mercado de trabalho.

banner que leva para o e-book de empregabilidade

3 – Mantenha-se atualizado

Muitos estudantes acreditam que, assim que se formarem na faculdade, já terão aprendido todo o necessário para executar sua nova profissão. Contudo, esse cenário não reflete a realidade.

Com tantas novidades e mudanças tecnológicas, que afetam todas as áreas do mercado de trabalho, em pouco tempo um recém-formado já pode estar defasado em sua profissão, sem saber das principais tendências e atualizações do setor.

Todos os dias novas soluções, ferramentas e ideias surgem no mundo corporativo, e para conseguir se destacar, você precisa estar ciente desse movimento. Por isso, tenha em mente que a atualização profissional não é uma opção, mas uma obrigação para todos aqueles que não querem ficar para trás e buscam patamares cada vez mais altos.

4 – Invista em uma pós-graduação

Ademais, os cursos de graduação têm como objetivo formar profissionais com os conhecimentos básicos sobre a profissão, o que significa que não é possível sair da faculdade como um especialista.

Para se aprofundar em um tema do seu interesse, adquirir mais conhecimento, se destacar e, ainda por cima, conseguir se especializar, o ideal é investir em uma pós-graduação. Ela é capaz de te fazer mergulhar em um assunto da sua formação, aumentando suas competências e o seu valor para as empresas.

Isso porque as companhias precisam da expertise de profissionais especializados, e a boa notícia é que, atualmente, você nem mesmo precisa sair de casa para cursar uma pós-graduação. Com as opções a distância, que podem ser concluídas em apenas 6 meses, você consegue aliar flexibilidade com agilidade, o combo perfeito para mudar suas perspectivas profissionais em menos de um ano.

5 – Estude novos idiomas

O mundo todo está conectado e fazendo negócios a todo instante, o que significa que saber se comunicar em mais de uma língua representa uma excelente vantagem competitiva.

Ao falar um novo idioma, você aumenta as suas gamas de oportunidades, consegue conversar com pessoas novas, abrir sua mente e até mesmo cogitar trabalhos para empresas de outros países.

Se dedicar a outras línguas só vai trazer vantagens para o seu currículo, além de passar a mensagem de que você vai além, busca novos desafios e quer se aperfeiçoar a todo momento.

6 – Aposte no marketing pessoal

Em um mercado concorrido, ser um profissional muito bom, fora da curva e especializado pode não ser o suficiente. Para conseguir boas oportunidades, você precisa ser visto e conhecido, que são as duas premissas básicas do marketing pessoal.

Estamos falando de uma série de estratégias pensadas para que você consiga promover, nesse caso, o seu lado profissional, aumentando sua visibilidade em espaços de interesse. Aqui, vale a pena usar as redes sociais a seu favor, em especial o LinkedIn, apostar no crescimento de um networking de sucesso e frequentar lugares e eventos estratégicos para a sua área.

Dessa maneira, você será cada vez mais conhecido, reconhecido e visto como uma pessoa que tem autoridade na área.

7 – Acredite em si mesmo

Por fim, não se esqueça de cuidar da autoestima e da autoconfiança. Por mais que o contexto competitivo e desfavorável tentem te desanimar, nunca se esqueça do seu potencial e de tudo o que você já conquistou até agora.

Conseguir o destaque profissional que você deseja é só uma questão de tempo e dedicação, e para que esse plano tenha sucesso, você precisa acreditar que é capaz de chegar em qualquer lugar que desejar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades