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Tendências e Inovação

6 dicas de e-mail marketing para crescer os seus resultados

dicas de e-mail marketing

A comunicação digital é a chave para conseguir capturar novos leads, multiplicar suas vendas, atingir diretamente os clientes e fortalecer sua relação de confiança. Por isso, conhecer boas dicas de e-mail marketing é fundamental!

Essas dicas vão te ajudar a entender melhor qual é seu público-alvo, como segmentar corretamente sua mensagem e utilizar técnicas de persuasão que vão convencer os leads a conhecerem melhor o trabalho da sua empresa.

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A seguir, você vai conhecer quais são as 6 principais dicas para quem deseja praticar estratégias de e-mail marketing de sucesso!

As 6 melhores dicas de e-mail marketing para otimizar sua performance

1 – Faça mais de uma versão de e-mail

Ter mais de uma versão de um mesmo e-mail permite que você teste os diferentes resultados que eles provocam em grupos pré-selecionados de pessoas, permitindo identificar o que é eficiente e as estratégias que não funcionam. 

As mudanças não precisam ser drásticas. Pequenas alterações, como títulos diferentes, imagens diferentes e versões mais curtas ou mais longas do mesmo texto podem provocar resultados diferentes.

O ideal é que cada versão do e-mail seja enviada a um grupo específico de público-alvo, que contenha algumas características em comum, algo que possa ser usado como régua de corte para analisar os nichos e como eles se relacionam com a sua empresa. 

2 – Faça um planejamento de marketing digital 

Sempre elabore um planejamento de marketing digital se você quiser ser eficiente na comunicação com seus clientes. Ter uma estratégia de atuação é fundamental para não jogar dinheiro fora investindo em campanhas que não apresentam resultados.

O planejamento vai te mostrar o melhor caminho para chegar até o resultado que você espera e, a partir disso, ficará mais fácil entender como montar um e-mail marketing funcional que vai atender seus objetivos. 

Uma campanha de sucesso precisa ser bem sincronizada. Ou seja, todas as etapas precisam ter uma ligação entre si e funcionar em conjunto, passando a mesma mensagem ao cliente impactado a todo momento, sem contradições ou ideias desconexas. 

O planejamento de marketing vai te mostrar exatamente como o e-mail precisa ser montado, evitando que ele comunique uma mensagem que não remeta ao restante da campanha, o que reduziria sua eficiência. 

3 – Utilize estratégias diferentes para públicos diferentes

Como dissemos anteriormente, cada tipo de público tem comportamentos diferentes e visões diferentes de uma mesma questão. Por esse motivo, é necessário estruturar campanhas de e-mail marketing diferentes para cada tipo de público. 

Através dos dados colhidos pelas plataformas de disparo de e-mail e pesquisas de satisfação, é possível identificar o perfil comportamental de cada cliente. Com essas informações, você consegue material o suficiente para estruturar campanhas direcionadas especificamente para um determinado nicho. 

Se adaptar às necessidades de cada cliente é uma atitude importante. Dessa forma, ela garante que está se comunicando eficientemente com todos e não deixa nenhum tipo de lead escapar da conversão de vendas. 

4 – Pratique a escrita persuasiva

Existem técnicas de copywriting que transformam o texto em um forte fator de conversão de vendas devido à escrita persuasiva. Além de informar, esses textos convencem, através de certos termos e argumentos explícitos e não-explícitos, o leitor a consumir os produtos e serviços ofertados pela empresa. 

Para escrever persuasivamente, seja empático com o leitor, se colocando na mesma situação que ele no texto. Cite os benefícios que você oferece, use storytelling e faça comparações, para mostrar o porquê é benéfico ser seu cliente.

Um e-mail marketing de sucesso é aquele que não apenas tente vender o produto como busca fidelizar o cliente, garantindo uma parceria a longo prazo. 

5 – Saiba o melhor horário para disparar o e-mail 

Dependendo do seu público-alvo, o melhor horário para entrar em contrato varia, principalmente no quesito retorno do cliente. 

Para ter um e-mail marketing eficiente, saiba qual é a melhor faixa horária para entrar em contato com os clientes e foque em disparar sua comunicação apenas nos momentos de maior retorno. 

Para descobrir o melhor horário, ao implementar sua estratégia de marketing, envie e-mails para diversos grupos de clientes em diferentes horários, desde a manhã até o início da noite, e observe as estatísticas. 

O período de tempo cujos disparos performam melhor é a faixa horária que você precisa priorizar durante as campanhas!

6 – Seja inovador!

Não tenha medo de testar novas ideias e ser criativo e inovador nas suas campanhas. Pense em linguagens diferentes, em campanhas nas redes sociais para engajar seu público-alvo, permita interação com o conteúdo recebido via e-mail, como publicar depoimentos de clientes ocasionalmente, por exemplo. 

As pessoas estão cansadas de receber o mesmo modelo de mensagens vendendo um produto, informando que ele tá com uma promoção imperdível e que é por tempo limitado. Quanto mais inovador você for, oferecendo um conteúdo mais diversificado do que apenas oferta de compra, mais você irá se destacar entre seu público.

Com essas boas dicas de e-mail marketing com certeza você vai levar sua empresa ao sucesso com muita qualidade. E para você crescer como profissional, que tal investir em uma pós-graduação EAD e elevar seu patamar?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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