Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Dicas para usar bem o 13º salário

dicas para usar bem o 13 salario

O 13º salário é um dos benefícios da CLT mais aguardados pelos trabalhadores brasileiros. A sua chegada pode ser um alívio para os que desejam passar o fim de ano com uma folga no orçamento. Mas, como a música diz, para muitos, “dinheiro na mão é vendaval” e a falta de planejamento com o extra pode ser um complicador. Por isso, a gente dá algumas dicas de como gastar bem o 13º salário.

blog banner desconto em pós-graduação

Ano novo sem dívidas

Se você tem dívidas a serem quitadas, o salário extra pode ser a sua chance. Se o montante não for o suficiente para saldar, pague pelo menos uma parte e tente negociar o restante. O importante é que a dívida não acumule e fique ainda maior. 

O ideal é dar prioridade àquelas dívidas com juros mais altos, como por exemplo cheque especial e cartão de crédito. Principalmente se tiver a intenção de usar estes serviços para fazer compras no fim e início de ano pague-as o quanto antes. 

Poupar para ter sempre

Se você não tem a necessidade de gastar todo o seu 13º, então o ideal é poupá-lo. Coloque este dinheiro na poupança ou em algum fundo de investimento para realizações futuras ou dinheiro extra para contratempos. 

Trace metas para o seu futuro com este dinheiro. Pode ser um carro novo, entrada em um imóvel, uma viagem, casamento… as opções podem variar, mas como tudo, precisa de um pontapé inicial que pode ser este. Caso você não consiga poupar todo o dinheiro, pelo menos tente uma parcela significativa, já é um início.

Contas do começo de ano

Junto com o ano novo chegam impostos como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar entre tantas outras contas. Então, ao invés de se apertar para pagar tudo, por que não reservar o dinheiro extra para saldar todas estas contas? Assim, você já começa o ano tranquilo e com tudo pago. E o melhor, muitas instituições oferecem descontos exclusivos para pagamentos à vista.

Comece a empreender

De certo que este não é um dinheiro que vai transformar a sua vida, mas ele pode te ajudar a dar os primeiros passos. Caso você tenha o sonho de começar um empreendimento, pode investir o salário em um fundo de investimento para, no futuro ter um retorno. Ou então, investir nos primeiros passos do seu próprio negócio. 

Volte a estudar

Uma das resoluções de final de ano mais comum é a promessa de voltar e investir em estudos. Se você já é um profissional graduado e quer alavancar na carreira, o ideal é investir em uma pós-graduação. Seja de modalidade presencial ou EAD, existem diversos cursos que podem se encaixar no seu perfil. Com o dinheiro do salário extra, você pode realizar a matrícula da sua pós ou até pagá-la por completo, vai depender de quanto tiver disponível. Este é um investimento que, se bem aproveitado, trará resultados no futuro.

Conheça nossas faculdades