Fazer uma graduação é um momento de grande empolgação, não é mesmo? Afinal de contas, ela representa o primeiro passo da sua vida profissional! Contudo, muitas pessoas ficam com dúvidas e não sabem o que escolher. Com tantas opções disponíveis, é comum se sentir perdido e, por exemplo, não entender qual é a diferença entre bacharelado e tecnólogo.
Os cursos são semelhantes? O que muda de um para o outro? Qual deles representa a melhor opção? Um é mais forte do que o outro, para compor o currículo? Todas essas dúvidas são normais na hora de tomar uma decisão tão importante. Todavia, hoje você vai sanar todas elas.
Para te ajudar a escolher o melhor curso para os seus objetivos, elaboramos este artigo. Nele você vai encontrar todas as informações sobre o bacharelado, o tecnólogo e as diferenças entre ambos. Dessa maneira, você terá tudo o que precisa para garantir que vai tomar a decisão correta.
Em primeiro lugar, é fundamental saber que os dois são opções de graduações. Ou seja, eles fazem parte dos cursos do ensino superior, e qualquer um deles vai te garantir uma formação completa e direto a um diploma universitário.
Isso significa que você precisa ter concluído o Ensino Médio para se matricular em qualquer uma das opções, e que será um profissional formado e pronto para o mercado de trabalho ao finalizar o curso.
Porém, existem algumas diferenças entre as opções disponíveis nas instituições de ensino brasileiras.
O que é um curso bacharelado?
Começando pelo bacharelado, ele é o formato mais famoso de graduação, que visa uma formação mais abrangente e 360º da profissão em questão. Os bacharelados costumam ser mais longos, com grades curriculares amplas e que mesclam disciplinas mais teóricas e mais práticas.
Dessa maneira, as opções de carreira para profissionais bacharéis costumam ser maiores, incorporando, inclusive, a possibilidade de já iniciar uma trajetória no mundo acadêmico. Alguns exemplos de cursos com formação como bacharel são Medicina, Jornalismo, Engenharias, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo, dentre muitos outros.
Abaixo, você encontrará um resumo com as principais características dos bacharelados:
- Principal objetivo: formar profissionais com uma visão abrangente sobre a profissão em questão.
- Duração: de 4 a 6 anos, dependendo do curso escolhido.
- Grade curricular: ampla e balanceada entre conhecimentos teóricos e práticos, com algum viés científico e acadêmico em determinadas disciplinas.
- Vantagens: algumas profissões só podem ser exercidas com a formação em cursos bacharelados, e os salários costumam ser maiores. Além disso, os cursos oferecem mais aprofundamento e abrangência na área escolhida, te preparam para um leque maior de opções de carreira e garantem mais tempo de estudo antes do ingresso no mercado de trabalho.
- Desvantagens: a duração do curso é mais longa, o que pode não ser o ideal para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Ademais, apesar de passarem por diversas opções de carreira ao longo do curso, muitas vezes não há um grande aprofundamento em cada uma delas, dada a quantidade de possibilidades e o tempo disponível.
O que significa se formar em uma graduação tecnológica?
Por outro lado, as graduações em cursos tecnólogos têm um foco um pouco diferente. Mais rápidas, elas buscam formar profissionais direcionados a temas específicos para o mercado de trabalho. Sendo assim, a abordagem é muito mais prática e objetiva, garantindo mais especialização para os alunos.
Além disso, tendo em vista que há uma grande demanda das empresas por profissionais técnicos, os cursos possibilitam o preenchimento dessa lacuna no mercado de trabalho.
Alguns exemplos de cursos tecnólogos são Tecnólogo em Marketing, Gestão Hospitalar, Estética, Fotografia e Radiologia, dentre uma grande gama de opções.
- Principal objetivo: formar profissionais técnicos e focados em necessidades específicas do mercado de trabalho.
- Duração: entre 2 e 3 anos, a depender do curso escolhido.
- Grade curricular: as disciplinas dos cursos tecnólogos costumam ser mais práticas do que teóricas.
- Vantagens: rapidez para garantir seu diploma do Ensino Superior com menor investimento, alta demanda do mercado e mais opções de cursos a distância. Ademais, a formação é mais especializada e focada, mirando seus objetivos de carreira, e há a possibilidade de entrar em uma pós-graduação em tempo recorde.
- Desvantagens: por outro lado, a formação não será tão abrangente na área do conhecimento escolhida, com pouco enfoque teórico, e os salários podem ser menores. Além disso, você terá menos possibilidades de mobilidade entre profissões, já que os cursos costumam ser bastante específicos.
Diferença entre bacharelado e tecnólogo: afinal, qual é?
Sendo assim, podemos dizer que as diferenças entre os cursos bacharelado e tecnólogo estão baseadas no foco de cada uma das opções.
Enquanto o bacharel será um profissional mais completo na profissão escolhida, com uma formação mais longa e equilibrada entre conhecimentos teóricos e práticos, o técnico terá uma jornada mais direcionada no Ensino Superior. Ele terá uma trajetória mais curta, focada no desenvolvimento prático de uma área mais especializada, que apresenta demanda no mercado de trabalho.
Dessa maneira, não é possível dizer se há uma opção melhor do que a outra. Na realidade, ambas são ótimas escolhas, afinal de contas, entrar em uma graduação e se tornar um profissional com diploma de Ensino Superior é um grande marco, capaz de transformar a sua trajetória de vida.
Para definir qual das duas é a melhor para a sua vida, você terá que analisar seus objetivos profissionais e pessoais, entender as opções disponíveis, avaliar a urgência para entrar no mercado de trabalho e avaliar a remuneração.
Contudo, apesar da diferença entre bacharelado e tecnólogo, você sabia que ambas são vistas da mesma maneira na hora de se inscrever em uma pós-graduação? Para entrar em uma especialização, é necessário ter concluído uma graduação, independente de ter sido um bacharelado ou um curso tecnólogo. Dessa maneira, o seu futuro na pós estará garantido de qualquer forma.