Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Direito Ambiental: como se destacar nesse mercado?

Direito Ambiental

O aumento da busca por carreiras relacionadas à sustentabilidade e à proteção do meio-ambiente é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. E dentro deste cenário, a área de Direito Ambiental merece destaque. Isso porque com mais e mais empresas se preocupando com regulamentações ligadas ao meio-ambiente, o papel do advogado com foco e conhecimento específico nesta área é essencial.

Mas como se destacar numa área profissional que já se mostra tão competitiva? Elencamos aqui uma lista de 5 fatores que devem ser levados em consideração e que podem te ajudar a trilhar esse caminho com mais reconhecimento. Confira abaixo:

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

  • Busque conhecimento profundo sobre o tema

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas em se tratando de uma área relativamente nova – ao menos no Brasil – o saber do Direito ligado à natureza ainda está pulverizado. Para se ter uma ideia, por exemplo, a Política Nacional de Meio Ambiente, que é regulamentada pela Lei nº 6.938, data de 31 de agosto de 1981. Já a primeira versão da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), é de 1 de maio de 1943. Ou seja, o Direito Ambiental é uma área em plena expansão e suas normas e princípios jurídicos ganham atenção cada vez que questões como a crise climática, por exemplo, se impõem. Isso exige excelente nível de informação e a capacidade de se atualizar sempre. Para conseguir isso, é fundamental investir na pós-graduação, que oferece conteúdo de qualidade, além do networking com colegas que atuam na mesma área para troca de experiências e informações importantes sobre o setor.

Leia mais: As melhores dicas para deixar seu currículo imbatível

  • Conheça as muitas áreas de atuação

Muita gente pode pensar que o Direito Ambiental está ligado à ecologia em si. Mas a área vai além. Pode focar em um âmbito mais cultural – como a que atua na defesa de bens e patrimônios culturais ou urbanos (o Direito Ambiental Cultural), ou em questões ambientais ligadas a exploração, nos quais seu papel pode ser o de prevenir danos causados por qualidade do ar de fábricas, eliminação de resíduos químicos, uso adequado da terra e da água, entre outras situações.

  • Saiba agir preventivamente

Outra característica marcante do Direito Ambiental diz respeito ao fato de que, boa parte das vezes, ele tem um caráter preventivo, diferente de outras áreas nas quais um advogado atua. Agir para que uma empresa evite danos ambientais, por exemplo, significa ver em um futuro bem próximo o que pode dar errado e convencer, muitas vezes, um board de diretores e acionistas a fazer investimentos nessa área para que não ocorra problemas futuramente. Esse assessoramento faz toda a diferença. Diferentemente de outros campos do Direito que trabalham com acontecimentos dados, saber fazer um bom plano de prevenção de riscos ou de danos ambientais é sinônimo de sucesso para ser bem-sucedido na área.

  • Investigar faz parte

A parte de auditoria ambiental também é de âmbito de quem trabalha com Direito nessa área. Portanto, ser organizado e atento aos detalhes pode render um caminho bem-sucedido para quem se dedicar ao trabalho de verificar se empresas estão, de fato, cumprindo com as responsabilidades e regulamentações ligadas ao meio-ambiente. Saber sobre licenciamentos e atualizações de leis é imperativo para quem está nesta parte do processo e pode vir a ter que emitir pareceres.

  • Vista (de verdade) a camisa do meio-ambiente

Não adianta mergulhar no tema na teoria e, na prática, seguir com atitudes pouco ou quase nada ligadas à proteção da natureza e dos ecossistemas. Como ser um bom advogado ou advogada ambiental sem reciclar o lixo, pesquisar sobre empresas que ainda fazem testes em animais ou seguir consumindo produtos com alto índice de poluentes na fórmula? Talvez mais do que outras áreas do Direito, a Ambiental exige que a prática seja também individual, principalmente por estar vinculada ao nosso dia a dia. Ainda que a área seja promissora nos próximos anos, para se destacar é preciso estar verdadeiramente comprometido – principalmente em deixar para trás hábitos que não conversem mais com um mundo mais sustentável.

Viu como a especialização em Direto Ambiental é fundamental para construir uma carreira de sucesso?

Com os Cursos LFG, você encontra diversas opções de especialização no campo do direito desenvolvidos por professores especialistas. Invista no seu desenvolvimento e prepare-se para os desafios da área do Direito com a Pós-Graduação LFG.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades