7 erros comuns ao divulgar vagas de emprego e como corrigi-los

divulgar vagas de emprego

Muito se fala sobre os erros que os candidatos cometem durante uma entrevista. No entanto, os profissionais de recursos humanos também precisam prestar atenção: ao divulgar vagas de emprego, existem alguns erros que podem ser evitados.

Uma vaga de emprego bem elaborada consegue atrair os candidatos certos para preencher aquele cargo e, quando as informações não estão claras, as chances de atrair os talentos tendem a ficar bem menores. 

Quando a vaga está clara, também é uma forma de poupar o tempo da empresa e o do candidato. Por exemplo: se os pré-requisitos estão descritos de forma objetiva, as pessoas que não cumprem “passam reto” e não se candidatam. O mesmo vale para a pretensão salarial.

7 erros ao divulgar vagas de emprego

A equipe de recursos humanos deve se atentar no momento de especificar a vaga, e lembrar sempre de manter a clareza, a objetividade e o foco. 

A seguir, confira os erros mais comuns durante a divulgação de uma vaga de emprego e o que fazer para corrigi-los:

1 – Descrições incompletas

Um dos maiores erros é ocultar informações importantes da vaga. Todos os aspectos precisam estar bem claros (os requisitos, a função e os benefícios envolvidos).

A vaga incompleta levanta dúvidas e pode deixar o candidato confuso. Como resultado, alguns podem escolher não se inscrever. Por outro lado, você corre o risco de atingir um público que não está dentro do que procura.

Correção

Quer corrigir esse erro? Então fique atento ao elaborar a descrição. Tenha em mente uma estrutura para que assim possa fornecer todas as informações necessárias.

2 – Complicações desnecessárias

Muitas empresas acreditam que, para fazer a contratação de um profissional adequado, é necessário um processo seletivo complicado e cheio de etapas. Mas a verdade é que isso só serve para fazer os candidatos ficarem cansados e confusos.

E esse erro começa já no processo de candidatura. Se o formulário é excessivamente longo e desnecessário (pedindo vídeo de apresentação, foto, currículo, espaços para descrever justamente aquilo que já está no currículo), pode espantar os candidatos.

Correção 

Menos é mais. Apostar no simples é o melhor a se fazer nesse momento. Dê preferência a um formulário fácil de preencher, que permita que os candidatos enviem seus currículos de forma rápida e eficiente.

3 – Salário oculto

O salário é um fator crucial para os candidatos na busca por um emprego. Outros benefícios, como aprendizado, experiência, crescimento profissional ou plano de saúde, são complementos importantes.

Portanto, é essencial divulgar o salário ao anunciar uma vaga. Isso ajuda a atrair candidatos que se alinham melhor com as expectativas da posição, facilitando o processo de seleção e garantindo que os candidatos atendam aos requisitos desejados.

Correção 

Para manter a situação bem clara, inclua a faixa salarial e os benefícios oferecidos. Isso atrai candidatos qualificados e otimiza o seu tempo.

4 – Não aproveitar os canais de comunicação

Quanto mais você divulgar a vaga, maior a chance de conseguir um bom candidato. Por isso, um dos maiores erros é divulgar a vaga apenas em um ou dois canais, limitando o alcance da divulgação.

Correção 

Em vez de limitar o próprio alcance, aposte em vários canais para divulgar a vaga, incluindo sites de emprego, redes sociais, e grupos profissionais. Isso aumenta a visibilidade e atrai uma variedade maior de candidatos.

5 – Linguagem técnica

Lembra da importância de manter tudo o mais simples possível? Isso também vale para a própria linguagem utilizada na descrição da vaga. Usar termos técnicos ou jargões que podem não ser compreendidos por todos os candidatos é um grande erro.

Correção 

Dê prioridade a uma linguagem clara e acessível. Evite jargões específicos da empresa e explique qualquer termo técnico que precise ser usado.

6 – Falta de feedback

Também existe um erro não necessariamente relacionado à divulgação da vaga, mas sim dos próximos passos: a falta de um feedback para o candidato. 

Correção 

Mesmo que seja negativo, o seu candidato merece um feedback. Nesse momento, é importante ser empático: coloque-se no lugar do candidato e use uma linguagem gentil e construtiva para destacar pontos positivos e explicar por que outro perfil foi escolhido.

7 – Falta de adaptação

Outro grande erro: divulgar uma vaga sem considerar o público-alvo, usando uma abordagem genérica. O resultado é um baixo interesse, além de candidatos desalinhados com o perfil desejado.

Correção 

Adapte a comunicação da vaga ao público que você deseja alcançar. Se a vaga for para uma posição sênior, destaque desafios estratégicos e oportunidades de liderança. Para cargos juniores, foque em aprendizado e crescimento.

Agora que sabe as melhores técnicas para divulgar vagas de emprego, que tal adquirir mais conhecimento ainda? Faça um dos cursos de MBA online para aprimorar sua experiência. 

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