Ir para o conteúdo
Você na Pós

Vale a pena fazer docência do ensino superior?

vale a pena fazer docência do ensino superior

Decidir os próximos passos da carreira não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Pode ser que você esteja se perguntando se deve iniciar mais um processo seletivo, aplicar para aquela vaga interna ou, quem sabe, começar uma pós-graduação. Inclusive, será que vale a pena fazer docência do ensino superior?

Se você deseja lecionar em instituições de ensino, ou já é professor universitário, pode ser que essa pergunta esteja rondando a sua mente há algum tempo, certo? É normal ter dúvidas sobre o melhor caminho a seguir, especialmente quando ele envolve seu comprometimento, dedicação e investimento financeiro.

Contudo, podemos garantir que a resposta para esse questionamento é bem simples.

Vale a pena fazer docência do ensino superior?

A resposta é sim. Investir em uma pós de docência no ensino superior é uma excelente escolha se você deseja ser professor universitário, ou quer se atualizar para se tornar um profissional ainda melhor.

Fazer a especialização é a sua oportunidade de adicionar um grande diferencial ao currículo. Afinal de contas, você vai ter contato com conteúdos de alta qualidade, atualizados e coordenados com as demandas do mercado. Isso vai te transformar em um professor de excelência, pronto para enfrentar os desafios da sala de aula e fazer a diferença na vida de seus alunos.

Então, agora que você já sabe que a pós é fundamental, que tal aprender mais sobre o curso?

Tudo sobre docência do ensino superior

Por que investir na especialização?

Ser professor universitário nos dias atuais requer uma série de habilidades específicas. Com tantas mudanças tecnológicas, ensinar é, cada vez mais, uma tarefa de alta complexidade, que pode ser radicalmente transformada com a renovação de paradigmas sobre a educação.

Sendo assim, com o tempo percebemos que ensinar com qualidade é um conceito variável, que depende das necessidades de cada tempo e, consequentemente, do aproveitamento dos novos recursos e metodologias de ensino. Por isso, ser um bom professor universitário também depende do seu preparo e atualização para lidar com todas as novas possibilidades na educação, e a pós em docência vai te oferecer tudo isso.

Afinal de contas, as práticas educacionais estão em constante movimento, exigindo a organização de diferentes situações didáticas para favorecer a interação e o aprendizado. Então, para se manter relevante e não ficar para trás, o professor precisa se atualizar e adotar uma nova postura.

As tecnologias mudaram as metodologias de ensino também. Chegou a hora de arregaçar as mangas para aprender com um curso atualizado e oferecer a melhor educação que os seus alunos merecem.

Quem pode cursá-la?

Temos uma excelente notícia. A pós-graduação pode ser feita por profissionais de todas as áreas do conhecimento, desde que tenham interesse em se aprofundar nos elementos constitutivos da docência universitária para, então, ingressarem na educação superior.

Todavia, lembre-se que apenas profissionais com diploma da graduação autenticado podem se inscrever em cursos de especialização. Ou seja, apenas quem já é graduado em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogos.

O que eu vou aprender durante a pós?

A especialização tem como objetivo formar especialistas, em diversas áreas do conhecimento, capazes de exercer a docência na educação superior. Isso acontecerá por meio da instrumentalização dos professores com metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos atualizados, que também ajudará na formação de docentes pesquisadores.

Para isso, você vai desenvolver uma série de habilidades e competências, como:

  • Dominar os princípios da Andragogia, conseguindo orientar o adulto na busca de novos rumos de caráter prospectivo;
  • Atuar como mediador por meio do reconhecimento dos princípios do planejamento de ensino;
  • Elaborar e colocar em prática o planejamento, registro e análise de aulas realizadas;
  • Identificar necessidades de aprendizagem por meio do levantamento de seus conhecimentos prévios;
  • Usar os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e entender sua relevância;
  • Desenvolver projetos para articular saberes, com base na contextualização e interdisciplinaridade;
  • Sistematizar trabalhos coletivos para que os alunos reflitam, repensem e tomem decisões de forma significativa;
  • Usar recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas;
  • Ministrar aulas interativas, com projetos, debates, seminários, atividades individuais e em grupo

Quais são as disciplinas da grade curricular?

Você vai aprender tudo isso ao longo das 360 horas da pós-graduação, que serão divididas em 9 disciplinas. Todas elas serão ministradas por meio de videoaulas gravadas, que permitirão que você tenha autonomia e flexibilidade para se dedicar aos estudos, e estarão disponíveis de forma online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Abaixo você encontrará a lista completa das disciplinas da pós:

  1. Currículo e Planejamento no Ensino Superior
  2. Legislação da educação superior e políticas de inclusão
  3. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior
  4. Andragogia
  5. Educação a distância: fundamentos, políticas e legislações
  6. Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas;
  7. Tendências em EAD: m-learning, games, simulações;
  8. Neurodidática;
  9. Recursos educacionais abertos: colaboração e cocriação

Então, agora que você já sabe que vale a pena fazer docência do ensino superior, e descobriu todos os diferenciais e benefícios da pós-graduação, o que está esperando para se inscrever no curso e começar seus estudos?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades