Ir para o conteúdo
Curiosidades

Economia: como guardar algum dinheiro para o futuro?

guardar algum dinheiro

A economia mundial vem sofrendo grandes perdas devido à pandemia do coronavírus. A situação de muitos brasileiros, inclusive, não está fácil. Muitos têm se dividido entre priorizar itens mais importantes, como moradia e alimentação, em detrimento de atividades de lazer, viagens, entre outras.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Sabemos que, no entanto, mesmo com o momento complicado, há a necessidade de ter algum fundo de reserva para ocasiões de emergência.

Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga juntar algum dinheiro, mesmo que seja pouco, ou até mesmo criar novas oportunidades de ter seus rendimentos de volta. Confira.

Faça uma relação de seus gastos

Separar os gastos entre prioritários e secundários pode ser o início de assumir o controle de tudo o que você tem de proventos e o que realmente precisa gastar. Anotar separadamente todos os gastos ― desde os pequenos valores ― faz com que você possa fazer um planejamento financeiro.

Revisite suas dívidas

Se você possui dívidas com instituições financeiras, procure revisitá-las nesse período. Com a baixa rentabilidade, até essas empresas estão facilitando processos para renegociações de dívidas, diminuição de juros ou mesmo congelamento de parcelas durante um determinado período. Dessa forma, pode ser possível que você consiga ― por meio da diminuição do valor de parcelas, por exemplo, juntar o excedente.

Não faça grandes compras

Está ansioso para comprar a mobília nova de sua casa? Espere um pouco. O conselho de diversos economistas renomados é que certas compras que podem ser adiadas, devem sê-lo até a economia se restabelecer minimamente.

Banner do e-book Guia prático de planejamento financeiro pessoal

Escolha um dia para não gastar nada

Se você pode trabalhar, cozinhar e ficar em casa, escolha um dia da semana para não ter nenhum gasto. Além disso, tenha um dia fixo para ir ao mercado e separe seu orçamento de acordo com as reais necessidades. Buscar cupons de desconto em grandes redes (pelos aplicativos) também traz economia.

Pague as contas assim que tiver dinheiro

Da mesma forma que a necessidade do momento é juntar algum dinheiro, postergar o pagamento de contas não oferece vantagens, uma vez que elas terão de ser pagas no futuro de qualquer jeito. Exceto por boas negociações (em cartões de crédito, por exemplo, com oportunidades de parcelamento vantajosas), não vale a pena adiar o que tem que ser pago de qualquer jeito.

Invista em sua carreira

Fazer um curso de pós-graduação ou MBA pode fazer com que seu currículo destaque-se diante de outros concorrentes à mesma vaga. Tudo porque, se você conseguiu ter uma reserva financeira ― mesmo neste momento menos favorável da economia, investir em si mesmo é o melhor caminho.

Além disso, a especialização abre portas e mais oportunidades para quem segue nos estudos ao considerar o aprimoramento do conhecimento adquirido na graduação, por exemplo.

Tente gastar menos do que ganha

Planejar as contas, como dito no começo do texto, é parte fundamental para que seu orçamento não fique estourado e que haja oportunidade de guardar algum dinheiro. Por isso é fundamental que você não gaste mais do que ganha mensalmente.

Você tem conseguido guardar algum dinheiro? Deixe um comentário! 

Conheça nossas faculdades