Como ter empatia profissional? Entenda a importância!

empatia profissional

Para ter uma boa relação com a sua equipe e viver uma rotina de trabalho saudável, é preciso ter empatia profissional. Manter uma ligação de confiança com seus colegas é metade do caminho para ter uma carreira sólida – e você precisa fazer sua parte para que isso seja possível.

A empatia no ambiente profissional é uma preocupação cada vez mais comum entre os empregadores, visto que a contribuição que ela traz para a manutenção de uma convivência mais harmônica e maior produtividade entre os colaboradores é muito grande. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas você sabe quais atitudes você pode tomar para ser mais empático com seus colegas de profissão? Neste artigo, vamos abordar os benefícios que essa soft skill traz para o ambiente profissional e como você pode aprimorar essa habilidade.

Qual a  importância da empatia profissional?

Quando falamos de empatia no ambiente de trabalho, estamos abordando o aspecto humano do ambiente profissional: a capacidade que todos têm de se ajudar, compreender a dificuldade do outro e entender que seu colega também tem fraquezas, inseguranças e passa por momentos de instabilidade emocional. 

Quando o cuidado e atenção com o próximo fazem parte das políticas da organização, o nível de colaboração e produtividade da empresa costuma ser bem mais alto, criando assim a empatia no ambiente profissional. 

Isto porque, além de terem suporte das figuras de liderança, os colaboradores se sentem mais confortáveis para serem francos quanto ao seu sentimento, gostam de trabalhar na função que eles ocupam e estão tranquilos quanto ao próprio futuro porque possuem a certeza que serão compreendidos e valorizados em qualquer situação. 

Gerir os times também fica muito mais fácil quando há empatia de ambas as partes. O colaborador entende que precisa cumprir com suas obrigações e o faz de bom grado, pois sabe que será assistido quando necessário.

Qual o papel da liderança empática?

Um líder empático é um grande reforço para uma equipe, porque ele ajuda a manter a motivação e produtividade do clube em alta. 

Quando a gestão age tendo a empatia como um dos valores principais, ela leva em consideração a individualidade de cada colaborador ao elaborar suas estratégias. Momento profissional, pontos fortes, habilidades menos desenvolvidas e retrospecto. Tudo isso é levado em consideração não só objetivando um bom projeto como para aprimorar o desempenho do time. 

Isso porque a liderança empática identifica erros a serem corrigidos e adota posturas humanas para consertar. Ela sabe que não basta apenas cobrar desempenho, é preciso conversar com o profissional e entender as dificuldades que ele está enfrentando. 

Apenas tendo essa abordagem mais humana, você consegue entender o profissional e dar o tratamento adequado a ele, identificando os desfalques e ganhando a confiança do colaborador para conseguir ajudá-lo. 

O segredo é conquistar a confiança do profissional. Quando ele confiar que pode ser sincero com o empregador e conversar sobre suas inseguranças, o progresso começará a acontecer. E esse grau de confiança só se solidifica com a empatia, através da ligação entre gerência e corpo de funcionários. 

Como ser um profissional mais empático?

A habilidade da empatia é algo que pode ser treinado. Basta partir da vontade do profissional em ser mais atencioso com seus colegas de trabalho. 

1 – “Enxergue” os seus colegas

Ser empático significa prestar mais atenção no seus colegas e enxergá-los além de outros trabalhadores como você. Um profissional empático vê os demais colaboradores como indivíduos extremamente diferentes de si, com outras dificuldades, pontos fracos, inseguranças e métodos de trabalho.

Entender como seus colegas atuam e pensam é o primeiro passo para conseguir se conectar com eles. Dessa forma, você enxerga as particularidades de cada um deles e entende como você pode criar um elo de confiança. 

Com alguns, você conseguirá se conectar através do método de trabalho semelhante, outros por assuntos em comum, ou então hábitos que ambos cultivam no ambiente profissional. Criar uma identificação com seu colega é um passo importantíssimo para que você consiga ganhar a confiança dele e ter uma conexão verdadeira.

2 – Entenda como ajudar

O próximo passo é identificar como você pode ajudá-lo da melhor forma. Pode ser com aconselhamentos, ensinando-o a executar alguma função em específico, prestando ajuda apenas em certos momentos, conversando sobre aspectos do trabalho nos intervalos e hora do almoço, entre outras possibilidades. 

Trabalhar cooperativamente é a melhor forma de dois colaboradores se fortalecerem e conseguirem buscar melhores resultados. Ao propor essa parceria para um colega, você abre espaço para que ele confie em você e queira retribuir tais gentilezas, além de te ver como um ponto de apoio na rotina de trabalho. 

3 – Seja proativo

O próximo e último passo é alimentar essa colaboração sendo gentil e prestativo sempre que possível, e interceder quando perceber que seu colega está desmotivado ou passando por dificuldades, até mesmo as de cunho pessoal. Cuidando uns dos outros fazemos do mercado de trabalho um lugar mais acolhedor!

A empatia profissional é uma habilidade cada dia mais desejada pelas grandes empresas e pode gerar muitas chances de crescimento para você. Mas ter uma especialização também deixa seu currículo mais forte e abre muitas portas no mercado de trabalho. Conheça a Pós em Agronegócio da Unopar e trace seu caminho rumo ao sucesso!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!