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Mercado de Trabalho

O que é Employee Value Proposition (EVP) e como criá-lo?

o que é Employee Value Proposition

Você sabe o que é Employee Value Proposition? Também conhecido como EVP, essa é uma estratégia ou conjunto de benefícios, valores e recompensas oferecidos por uma empresa aos seus funcionários. Basicamente, é o que a empresa proporciona para atrair, reter e engajar talentos.

Pensar sobre o EVP da sua empresa é muito importante. Afinal, hoje, mais do que oferecer vagas de emprego, é preciso encantar os profissionais para que eles realmente sintam-se interessados em fazer parte do negócio. 

Quer saber mais sobre o que é EVP? Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue a leitura! 

O que é Employee Value Proposition?

Employee Value Proposition pode ser traduzido para o português como Proposta de Valor ao Colaborador. Na prática, o significado de EVP é o que a empresa oferece aos seus colaboradores em termos de ambiente de trabalho, cultura organizacional, oportunidades de crescimento profissional, benefícios, compensação, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e outros fatores importantes que impactam a experiência do colaborador. 

Qual a importância do EVP?

O EVP tem um papel muito importante nas estratégias de recursos humanos das empresas, já que ele representa uma proposta única oferecida aos colaboradores em troca do trabalho e da dedicação deles. 

Um EVP bem construído pode melhorar a imagem de marca da empresa no mercado de trabalho. Quando os candidatos veem uma proposta de valor clara e atrativa, a empresa ganha reputação como um excelente ambiente de trabalho, o que pode atrair mais talentos qualificados e reforçar a posição competitiva da organização.

Nesse sentido, o EVP pode contribuir significativamente para a retenção de talentos, já que os funcionários se sentem valorizados e engajados quando têm bons benefícios, o que os incentiva a permanecer trabalhando ali.

Como criar um EVP?

Como citamos acima, desenvolver um Employee Value Proposition é algo essencial para atrair, reter e engajar os melhores talentos para a sua empresa. O objetivo deve ser criar um EVP eficiente que transmita o valor único que a sua empresa oferece aos funcionários, além dos benefícios e oportunidades que ela proporciona. 

Confira algumas dicas de como criar EVP:

Faça uma pesquisa interna

Comece fazendo pesquisas internas com os colaboradores atuais para entender o que eles mais valorizam na empresa atualmente. Também é importante compreender os pontos de melhoria. Para isso, você pode preparar entrevistas individuais, grupos focais ou pesquisas anônimas, assim aumentam as chances de você conseguir um feedback verdadeiro.

Identifique os pontos fortes da empresa

É fundamental saber o que torna a empresa especial e única como empregadora. Isso pode incluir cultura organizacional, plano de carreira, benefícios diferenciados diante do oferecido no mercado, valores da empresa e outros pontos que destacam a organização em relação aos concorrentes. 

Defina o público-alvo

Outro ponto crucial é saber como é o perfil do colaborador ideal que a empresa deseja atrair. Para isso, considere competências, valores, interesses e aspirações. Assim, é possível adaptar o EVP para atender às necessidades e desejos específicos desse grupo.

Determine os principais benefícios

Os benefícios oferecidos pela empresa são o grande diferencial do EVP. Isso pode incluir benefícios como férias, plano de saúde, flexibilidade de horário, home office, plano de carreira, ambiente de trabalho descontraído, cultura inclusiva, equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Desenvolva uma comunicação atraente

Para de fato engajar os profissionais, é importante comunicar o EVP de forma clara, concisa e atraente. Prefira uma linguagem autêntica para atrair os candidatos e inspirá-los a querer fazer parte da empresa.

Envolva a liderança

É fundamental contar com o apoio e envolvimento da liderança na empresa na hora de definir e implementar o EVP. Afinal, a liderança tem um papel importante ao transmitir o compromisso da empresa com os valores e benefícios oferecidos aos colaboradores.

Monitore e adapte

É válido ter em mente que é necessário revisar e adaptar o EVP conforme evolui e as necessidades dos colaboradores mudam. Para isso, a empresa pode coletar o feedback dos colaboradores de tempos em tempos. Essa é uma forma de garantir um EVP sempre relevante e eficaz. 

Por fim, é importante lembrar que o EVP deve ir além de um discurso para atrair talentos. As promessas realizadas pela empresa devem de fato ser refletidas nas ações e decisões da organização. Não se esqueça: quando bem desenvolvido e implementado, um EVP é uma grande ferramenta para atrair e reter talentos de alta qualidade.

Agora que você já sabe o que é Employee Value Proposition, é hora de pensar no seu desenvolvimento profissional! Confira nossas opções de pós EAD!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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