Engajamento no trabalho: saiba como aumentá-lo em 7 passos

engajamento no trabalho

Uma das questões que mais vem à tona no universo corporativo é como aumentar o engajamento no trabalho. A equipe engajada tem paixão pelo que faz e trabalha com mais motivação, entregando resultados melhores. Para que isso aconteça, é essencial que se estabeleça uma relação de confiança.

O engajamento é fruto da relação entre a empresa e seus colaboradores, e essa interação deve acontecer de forma natural e voluntária, como resultado de uma boa experiência para os indivíduos. Por isso, o ideal é não forçar, ou os efeitos podem ser contrários. 

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A ideia é colher esses frutos da maneira mais fluida possível. Com isso, trazemos algumas dicas que podem ajudar a intensificar esse engajamento sem que a interação tenha ruídos.

Como aumentar o engajamento no trabalho?

Antes de tudo, é importante refletir que a importância de um profissional engajado surge desde o momento do recrutamento. Como a principal premissa é que esse colaborador siga os valores da empresa e entenda a missão da organização, o processo seletivo pode ajudar a filtrar a pessoa que compartilha desses mesmos ideais. 

1 – Liderança compreensiva e inspiradora

Para que a equipe fique motivada e trabalhe com um foco e um objetivo, a liderança precisa ser compreensiva e inspiradora. Isso significa que, em vez de delegar ordens, o líder deve saber conversar com seus colaboradores de maneira transparente.

Vivemos um período em que muito se dá valor à liderança humanizada, por isso é muito importante que o líder mostre que tem empatia, ou seja: sabe se colocar no lugar de sua equipe e entender suas questões. O profissional mostra um comportamento completamente diferente quando sente que faz parte de algo e que pode confiar em seu líder.

2 – Feedbacks ponderados

Continuando a falar da liderança, os feedbacks são necessários, mas devem ser feitos de maneira ponderada, com destaque não apenas para o que deve ser melhorado, mas também para os resultados que foram conquistados pelo colaborador. Quanto mais reconhecimento uma pessoa tiver, maior será sua vontade de oferecer o seu melhor.

3 – Boas condições de trabalho

Quando falamos de engajamento, as dinâmicas e os eventos podem fazer a diferença para deixar o colaborador à vontade e quebrar um pouco a rotina. Vale idealizar campanhas voltadas à saúde mental, por exemplo, que prezam pelo bem-estar das pessoas da equipe.

No entanto, nem só disso vive um colaborador. Os líderes também precisam garantir boas condições de trabalho: desde um ambiente propício, com material adequado, até um salário que corresponda ao mercado, com direito aos benefícios a que esses colaboradores possuem direito. Não há equipe motivada se não há o mínimo de estrutura. 

4 – Plano de carreira

O colaborador deseja crescer na carreira, e se a sua empresa não oferecer um plano (com cargos em diferentes níveis, como júnior, pleno e sênior) em que ele possa subir de posição de acordo com o próprio mérito, ele poderá deixá-la para buscar uma oportunidade melhor. Incentive esses profissionais a se desenvolverem, assim a dedicação vem com muito mais facilidade. 

5 – Incentivo à autonomia e proatividade

Para que a equipe tenha prazer no que faz, é necessário que haja certa autonomia. Ninguém se dedica a algo em que não possa dar ideias. Saiba ouvir e acatar as ideias de seus colaboradores e incentive a proatividade, em vez de orientá-los a seguir ordens sem que tenham envolvimento direto em sua função.

Proatividade significa deixar que os colaboradores tenham mais responsabilidade e consigam solucionar determinadas questões sem que precisem buscar os líderes para simplesmente tudo. Dar mais liberdade à equipe é sinônimo de confiar nela e, quando isso acontece, a equipe confia de volta nos gestores. É aí que o engajamento entra. 

6 – Comunicação e criatividade

A boa comunicação é essencial para aumentar o engajamento na empresa. Quanto mais transparente o líder for, melhor a relação que se estabelece com a equipe. É válido incentivar interações que vão além do trabalho e que possam permitir que a equipe se conheça um pouco melhor.

Todos devem colaborar juntos para que a organização funcione, portanto devem confiar uns nos outros. Um ambiente criativo, que estimula inovações e foge do tradicional, também favorece o engajamento. 

7 – Incentivo aos estudos

Outra dica de como aumentar o engajamento no trabalho é incentivar os colaboradores a continuar os estudos, oferecendo uma porcentagem de bolsa e tendo parcerias com instituições de ensino, por exemplo, incluindo uma pós-graduação da  Unopar EAD. A equipe fica mais motivada quando sente que está crescendo. E os estudos fornecem essa sensação.

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