Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Como se dar bem em uma entrevista de emprego online

Diferentemente dos processos usuais de recrutamento e seleção, a pandemia trouxe a necessidade de que o recrutador e o entrevistado para a vaga fizessem contato via câmera e sistemas digitais, por meio de uma entrevista de emprego online. A adaptação parece simples, no entanto, muita gente não se sente à vontade para falar com alguém diante de uma câmera, sem o contato presencial.

Além de ser um momento em que muitas pessoas estão buscando novas colocações no mercado de trabalho, a alternativa ao ambiente virtual nem sempre deixa as pessoas confortáveis. Por isso, o Portal Pós separou algumas dicas que podem auxiliar a lidar melhor com as entrevistas virtuais, tanto para quem recruta como para quem procura uma recolocação. Confira!

Para o interessado na vaga

Pesquise sobre a empresa

Essa dica vale tanto para processos seletivos presenciais quanto online. Por isso, procure saber o máximo de informações sobre a empresa que está oferecendo a colocação profissional e também sobre a vaga em questão. As informações sobre cultura organizacional, benefícios, funções e descrição do trabalho a ser realizado podem estar no site da companhia, nas redes sociais ou mesmo com o próprio recrutador. Isso mostra que você está interessado em saber mais sobre a organização seu dia a dia.

Veja em qual plataforma ocorrerá a entrevista

Atualmente a tecnologia favorece a transmissão de vídeo e dados via internet. Por isso, é preciso que os pontos estejam bem acertados antes da entrevista, para que nada dê errado. Conferir em qual plataforma será feito o contato entre você e o recrutador, pode responder a sua necessidade de saber se poderá usar um smartphone ou se precisará de um computador.

Ao definir a plataforma, vale testar o áudio, o vídeo e a qualidade da chamada antes mesmo de iniciar a entrevista. Faça uma ligação rápida a algum amigo que possa ajudá-lo para garantir que tudo está funcionando.

Vista-se de acordo com uma entrevista de emprego

Mesmo que você esteja no conforto de sua casa não atenda ao recrutador com qualquer tipo de roupa ou mesmo de chinelos. Vale uma pequena produção, da mesma maneira, como se você fosse se arrumar se estivesse indo à empresa para fazer a entrevista pessoalmente.

Tenha postura correta e tente ficar em lugar silencioso e calmo para a realização de todo o processo. Mantenha o foco dentro de seu planejamento e procure saber todas as informações sobre a vaga. Demonstrar interesse conta muitos pontos com o entrevistador.

Não deixe que distrações o atrapalhem

No ato da entrevista, desconecte-se de todo o restante. Estar ali para o compromisso assumido é parte fundamental. Por isso, não veja o whatsapp, e-mail, streaming de vídeo e nada mais que o faça perder a compostura diante da entrevista.

Além disso, ao falar com o recrutador, procure olhar sempre para a câmera e não para a tela, teclado ou qualquer outro ponto que diminua seu contato visual direto.

Para o recrutador

O ambiente e a forma mudaram e não foi somente para quem é entrevistado para uma vaga. Os recrutadores também tiveram de adaptar-se ao novo modelo de recrutamento e seleção de pessoas, uma vez que o isolamento social é condição para garantir a saúde de todos.

Por isso, treine entre seus colegas de empresa ou mesmo com familiares, as melhores maneiras de agir diante da câmera na hora de entrevistar alguém. Vale também procurar especializações na área de Recursos Humanos, como por exemplo o MBA em Gestão de Pessoas e a Educação Corporativa.

Como tem sido para você fazer entrevistas de emprego online? Conte para a gente, nos comentários!

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades